MAPA - EESP - ESTUDOS E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54_2024
“A inclusão escolar exige que o professor desenvolva estratégias pedagógicas diferenciadas, que considerem as especificidades dos alunos com deficiência intelectual, promovendo uma aprendizagem cooperativa e significativa. É fundamental que os materiais didáticos e as atividades sejam adaptados de maneira a possibilitar a participação ativa de todos os estudantes, independentemente de suas limitações” (Lima, 2018, p. 92).
Fonte: LIMA, A. P. Educação Inclusiva: Práticas Pedagógicas para a Diversidade. Rio de Janeiro: Editora Inclusão e Cidadania, 2018.
Agora que você refletiu sobre a importância dos laboratórios e materiais concretos no ensino da matemática, é hora de experimentar e aplicar esses conceitos na prática, com base na citação teórica acima e nos conteúdos discutidos, você deverá seguir as instruções para realizar a atividade prática proposta. Nesse contexto, identificaremos os fatores que podem auxiliar no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual e elaborar materiais e suportes pedagógicos que promovam uma aprendizagem cooperativa e significativa.
Está preparado? Então, atenção ao comando da atividade.
Você deverá experimentar o laboratório virtual: Relacionando Números e Quantidades, disponível no seu Studeo. Para acessar o laboratório, você deverá acessar o menu lateral esquerdo > Laboratórios > clique em "Laboratórios virtuais" > Relacionando número e quantidades.
1ª Etapa:
a) Preparação do Laboratório:
Organize os potes de quantidades lado a lado, seguindo a sequência numérica.
Apresente os números e relacione-os às quantidades correspondentes.
Disponibilize os objetos em frente aos recipientes.
b) Execução do Experimento:
Coloque, em cada recipiente, os objetos de acordo com a quantidade solicitada.
No template padrão deve constar dois prints de tela que comprovem a sua experiência ao acessar o laboratório.
2ª Etapa:
- a) Elaboração da Estratégia Didática — Planejamento de aula:
Após realizar o experimento no laboratório virtual, elabore uma estratégia didática detalhada, como se você estivesse planejando uma aula para uma turma de 1º ano do ensino fundamental ou Educação Infantil, imagine que você é um professor de apoio na Educação Básica. Em sua estratégia, você deverá colocar o objetivo da proposta, descrever como você integraria os recursos concretos, os jogos e possivelmente um software educativo para ensinar conceitos de números e quantidades para crianças com transtorno de aprendizagem.
b) Explique como a atividade poderia ser adaptada para atender às necessidades dos alunos com deficiência intelectual.
Sua estratégia didática deve ser escrita conforme a orientação dos tópicos, atente-se ao envio da atividade, pois deverá ser entregue utilizando o template padrão, o qual está disponibilizado no material da disciplina. Além disso, é imprescindível a inclusão de dois prints de tela que comprovem a sua experiência ao acessar o laboratório.
Agora é com você!