ATIVIDADE 1 - SER - ESTADO, SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS - 54_2024
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) configuram um pacto global firmado entre quase 200 países por intermédio da Organização das Nações Unidas (ONU), que, em 2015, definiu em Assembléia Geral sobre um conjunto de 17 grandes temas prioritários ao desenvolvimento social, econômico e ecológico mundial, os quais se desmembram em 169 metas específicas e diretas que os países deveriam buscar atender em um período de 15 anos. Daí o documento intitulado “Agenda 2030”, referente ao ano em que o atingimento dos 17 ODS e metas serão avaliados.
Em setembro de 2023, em Assembléia da ONU, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva propôs a criação de um novo ODS, o 18º, para tratar de demandas relacionadas à igualdade étnico-racial, cuja descrição direta é “Eliminar o racismo e a discriminação étnico-racial, em todas suas formas, contra os povos indígenas e afrodescendentes”. A reportagem encontra-se disponível na página da Agência de Notícias do Governo Federal: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202407/governo-federal-apresenta-ods-18-sobre-igualdade-etnico-racial-em-evento-na-onu.
A proposta brasileira dispõe de 10 metas e 2 sub-metas, conforme explicitado em material informativo do Ministério da Igualdade Racial, onde também constam conteúdos sobre governança e construção do plano de trabalho: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/ods18.
A preocupação nacional com as desigualdades étnico-raciais não é recente e sua causa é histórica, remetendo à conformação social, política, econômica e cultural desde o período colonial. Contudo, um impacto significativo dessa expressão da questão social se deu quando da abolição da escravidão, no fim do período monárquico, conforme explicado na Unidade III do material didático desta disciplina (Gimenes, 2018).
GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, sociedade e movimentos sociais. Maringá/PR: Unicesumar, 2018.
Tendo em vista as distintas interpretações sobre as relações étnico-raciais no Brasil entre o fim do período monárquico e as primeiras décadas do período republicano, escreva um texto dissertativo argumentando como Raimundo Nina Rodrigues, Gilberto Freyre e Florestan Fernandes analisaram o tema naquele momento histórico.
Observações:
- Seu texto deve ter entre 20 a 30 linhas;
- Apresentar referências (ao menos o livro da disciplina, mas você pode buscar outras também).
- Assista o Vídeo explicativo da atividade
- Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que foi solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade.
Bom Trabalho!