Transmídia é o uso integrado das mídias, de forma que uma história ou mensagem ultrapasse os limites de um único meio. Sua característica requer que mais de uma mídia seja envolvida para suportar a mensagem/história/objetivo e a distribuição ou suporte da mensagem/história/objetivo, intencionalmente, estenda-se pelas diferentes mídias (Gabriel; Kiso, 2021 apud Paasch; Nobrega, 2024).
Fonte: PAASCH, M. R.; NOBREGA, R. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Um exemplo de marca que utiliza o transmídia e o out of home nos Estados Unidos é a Netflix. Além de utilizar muito as redes sociais, a marca aposta em campanhas na televisão, no OOH, DOOH e às vezes inova ainda mais. Para divulgar a série Stranger Things, o serviço de streaming criou um jogo disponível para celular. Além disso, a marca utilizou vídeos no YouTube com elementos de cada país e outdoor posicionados nas cidades dos Estados Unidos.
Há, ainda, uma imagem que mostra um cartaz do Spotify em um abrigo de ônibus que faz parte de uma estratégia transmídia. Ele possui as cores roxo e amarelo ao fundo. Em branco, é possível ler em inglês: “É fácil assumir que o criador da playlist ‘Abacate esmagado’ não é um dono de casa”. Além disso, com uma letra melhor, há a frase: “Milhares de playlists públicas construídas todos os dias. Empréstimo não é necessário. Spotify.com/playlists”.
Com campanha em abrigo de ônibus, o Spotify utilizou link para incentivar as pessoas impactadas a acessar. O Spotify também aposta em campanhas transmídia para divulgar o serviço e os benefícios de contratá-lo. Para incentivar os usuários a ouvirem às playlists públicas, a plataforma de música e de podcasts apostou em uma campanha nas redes sociais e nas ruas. Com painéis digitais, outdoors e até mesmo abrigo de ônibus, o Spotify divulgou diversas playlists para pessoas com gostos musicais diferentes.
Fonte: https://www.tresmeios.com.br/blog/transmedia-o-que-e/. Acesso em: 2. abr. 2024.
Partindo desse entendimento, é possível compreender como a transmídia faz diferença na maneira de produção de conteúdo para uma campanha publicitária.
Neste sentido, para compreender os conceitos de transmídia/transmedia e o processo de produção de conteúdo envolvendo diversas linguagens, você pode acessar seu material didático, bem como as aulas conceituais.
Diante do exposto, responda aos itens a seguir:
a) Apresente a imagem de uma campanha publicitária de sua escolha que se utiliza desse conceito (transmídia).
b) Descreva quais foram os meios de comunicação que interagiram para realização da campanha? (televisão, rádio, podcast, redes sociais).
c) Justifique de que maneira a campanha publicitária escolhida se encaixa no conceito de transmídia.
d) Aponte para entre os meios de comunicação da campanha escolhida qual meio mais antigo (exemplo televisão) e o mais recente (tiktok).
Instruções para envio do arquivo final
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- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas ABNT.
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- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para o(a) professor(a) mediador(a), por meio do "fale com o mediador".
Bom trabalho!