Um dos conceitos fundamentais explorados por essa teoria é a importância de se antecipar às reações dos concorrentes antes de tomar qualquer decisão. A capacidade de se colocar no lugar dos outros jogadores, imaginando suas possíveis respostas, emerge como uma atitude crucial. Esse aspecto revela a profundidade da Teoria dos Jogos, pois reconhece que a tomada de decisões não ocorre em um vácuo; ela é intrinsecamente ligada às ações e reações dos demais participantes.
Fonte: SILVA, S. S. da. Teoria dos jogos. Maringá: UniCesumar, 2022.
SEGUNDA ETAPA: Análise da situação problema
Suponha que você seja o diretor de marketing da empresa TechGadget, especializada na produção de smartphones. Nos últimos anos, sua empresa tem enfrentado uma crescente concorrência da empresa EcoTech, que lançou um smartphone ecologicamente correto, utilizando materiais recicláveis e promovendo práticas sustentáveis.
A TechGadget precisa decidir se lança, ou não, um modelo de smartphone sustentável para competir com o produto eco-friendly da EcoTech. Por outro lado, a EcoTech deve decidir se aumenta, ou não, os gastos em publicidade para promover seu produto sustentável.
Se a EcoTech decidir aumentar os gastos em publicidade, lançar o smartphone sustentável proporcionará lucro no valor de R$ 15 milhões para a sua empresa (a TechGadget), enquanto a decisão de não lançar o produto sustentável resultará em lucros menores, no valor de R$ 10 milhões (para a TechGadget). Por outro lado, pensando agora na EcoTech, o aumento de gastos com publicidade pode gerar um lucro de R$ 14 milhões para ela, caso a sua empresa TechGadget lance o smartphone sustentável, e de R$ 12 milhões, caso a sua empresa não lance.
Da mesma forma, se a EcoTech decidir não aumentar os gastos em publicidade, lançar o smartphone sustentável proporcionará lucros maiores para a sua empresa TechGadget (R$ 18 milhões) do que não lançar (R$ 10 milhões). Já para a EcoTech, não aumentar os gastos com publicidade gera R$ 13 milhões de lucros se a sua empresa (TechGadget) lançar o smartphone sustentável e R$ 16 milhões, caso sua empresa não lance.
TERCEIRA ETAPA: Realização da atividade
Chegou a hora de você resolver sua atividade MAPA. Vamos lá?
Você precisa ajudar a sua empresa a decidir qual a melhor estratégia possível no contexto apresentado, sendo que o objetivo da sua empresa é maximizar o lucro. Com base na situação exposta anteriormente e nos seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, responda o que se pede a seguir:
1) Apresente os jogadores da situação apresentada.
2) Apresente estratégias de cada jogador.
3) Represente o jogo na forma simultânea.
4) Identifique as estratégias dominantes, se elas existirem. Explique.
5) Identifique os equilíbrios de Nash, se eles existirem. Explique.
IMPORTANTE:
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do formulário padrão da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo.
Bons estudos!