Visão Geral da Atividade
Nesta atividade será apresentado um cenário que iremos utilizar como referência para realização da atividade.
A atividade é composta de duas etapas: a primeira que será a Análise do Problema, e a segunda que será o Projeto da Solução.
Primeira Etapa
Considere que você é responsável pelo time de desenvolvimento de uma grande empresa do ramo hoteleiro. Foi demandado para seu time o desenvolvimento de um novo sistema de reservas de quartos e você precisará elaborar o projeto deste sistema.
O caso que precisa ser analisado segue abaixo:
Uma pousada, composta por nome e uma quantidade de estrelas (de acordo com a classificação recebida) possui vários chalés. Cada chalé vai possuir valores para Alta e Baixa temporada, bem como capacidade do chalé para hóspedes. Cada chalé também possui uma identificação.
Na pousada podemos ter clientes que vão reservar os chalés. Cada cliente vai ter nome, data de nascimento e CPF. O cliente pode ter uma lista de telefones contendo DDD, Número e Tipo (celular, trabalho, etc).
Em uma reserva na pousada temos o valor total da reserva, bem como valores de desconto, quantidade de pessoas e o intervalo da estadia na pousada. Na reserva podemos calcular o valor final com base nas informações da reserva, bem como calcular a quantidade de dias dado o intervalo de datas. Durante uma reserva, o hóspede pode fazer uso de serviços ofertados. Esse serviço acontece em uma data e pode ter uma quantidade. Com base nisso, ele pode calcular o valor cobrado. Por fim, o serviço tem um nome e um valor unitário.
Segunda Etapa
Agora, baseado neste conjunto de requisitos, elabore um diagrama de classes contemplando o domínio apresentado.
- Identifique os conceitos chaves que irão solucionar o problema e defina suas características (atributos) e suas responsabilidades (métodos).
- Atividade irá contar somente com a modelagem do domínio descrito abaixo, não precisando modelar elementos de interface gráfica nem de acesso ao banco de dados.
- Quanto as nomenclaturas das Classes, Associações, Atributos, Métodos, etc busque sempre nomes significativos que nos ajude a entender intuitivamente do que se trata.
- Quanto a escolha da ferramenta para desenvolvimento, fique a vontade em utilizar a que você se sentir mais confortável, apesar de termos sugerido utilizar a LucidChart.
Ao final da atividade, você deve colar a imagem do diagrama de classe no formulário padrão MAPA, em um arquivo Word e nos envie para correção.
Dicas para realizar a atividade mapa:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Arquivos >> Material da Disciplina
- Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)