ATIVIDADE 1 - GESTÃO DE PROJETOS - 54_2024
Você sabe o que mudou no PMBOK 7 e por que isso aconteceu?
O PMBOK foi publicado na década de 1990 como um guia de boas práticas extenso, robusto e vivo. Com o passar dos anos, muitos setores começaram a trazer para a gestão de projetos ferramentas de outras áreas da gestão, criando outras metodologias, ou práticas mais aplicáveis a determinados mercados, ou tipos de projetos.
Quando o PMI criou o Standard de Gerenciamento de Programas e Gerenciamento de Projetos, na revisão seguinte também houve um esforço para reconhecer o que era standard numa publicação que era uma extensa coletânea de práticas.
Na versão 6, o PMBOK reconhece as duas abordagens mais comuns para projetos tradicionais e projetos ágeis. E na sétima versão, o PMBOK 7 abandonou as áreas de conhecimentos pelos princípios, e coloca as boas práticas em uma enciclopédia virtual que é o PMI Standard Plus.
Disponível em: <PMBOK 7: o que mudou, o porquê? • Glic Fàs (glicfas.com.br)>. Acesso em: 29 ago 2024.
Agora, com base no exposto e nos conhecimentos adquiridos na disciplina, considere que você é um(a) gestor(a) de projetos e está avaliando diferenças e semelhanças entre a versão 6 e a versão 7 do Guia PMBOK. Após minuciosa avaliação constatou que a questão do risco está presente na sexta edição como uma área de conhecimento e na sétima edição como um princípio que procura responder acerca de oportunidades e ameaças.
Neste contexto, responda o que segue:
- Como planejar o gerenciamento de riscos?
- Como identificar os riscos?
- Como avaliar os riscos de forma quantitativa e qualitativa?
- Como planejar e implementar respostas aos riscos?
- Como monitorar os riscos?