MAPA - TÉCNICAS PARA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO - 53/2023
Você sabe identificar os riscos de um ambiente industrial? Você sabe como realizar as modificações em ambientes industriais para que se torne um ambiente saudável ou neutralizado? As avaliações em ambientes industriais são muito importantes, pois, a partir delas, é possível verificar se o ambiente é um local saudável ou se é necessário tomar medidas para melhorar as condições de trabalho para proteger o trabalhador desses riscos. Essa modificação pode ser a aplicação de medidas de proteção coletivas ou administrativas ou, se não for possível essa modificação, fornecer as medidas de proteções individuais.
Leia o case a seguir:
Suponha que um tecnólogo em segurança do trabalho foi contratado para analisar e realizar as medições quantitativas dos agentes: ruído e calor de uma indústria de gelatina. Nessa indústria, é extraída a matéria-prima, por meio da carne suína e bovina tratada, no processo de pré-tratamento e extração. Considerando que, no processo de extração, foram realizadas as medições de ruídos e calor para verificar como o ambiente de trabalho está, obtiveram-se os seguintes resultados:
- Ruído do setor de extração: 84,5 dB(A) no período de oito horas de exposição.
- Calor do setor de extração: IBUTG = 35,0 ºC para um metabolismo = trabalho em pé, trabalho moderado com dois braços = M = 279 W.
A exposição dos trabalhadores a agentes como ruído e calor podem causar vários danos à saúde dos funcionários. É necessário avaliar a exposição a ruídos, pois caso não se reduzam os ruídos das máquinas e dos equipamentos, é obrigatória a proteção com protetores auriculares com vários níveis de proteção. Já a proteção do agente calor deve proteger o trabalhador de queimaduras e outros danos, mas a utilização por equipamentos de proteção individual, o calor, não neutraliza o agente.
Diante disso, leia o excerto a seguir:
"Em um ambiente de trabalho, é possível que existam agentes físicos (ruído, calor/frio, vibração, radiação) e químicos (névoas, gases, poeiras) que poderão ou não causar danos à saúde do trabalhador.
As Avaliações Quantitativas de Agentes Ambientais têm o objetivo de expressar, por meio de números, a intensidade ou concentração de cada um deles para que seja possível determinar, com a comparação de limites de tolerância e limites de exposição estipulados na legislação trabalhista e/ou previdenciária, se o trabalhador poderá adoecer quando exposto a tais agentes ambientais.
'Caso haja possibilidade de danos à saúde, poderá ser necessário o pagamento de adicionais de insalubridade e/ou recolhimento de alíquota para financiamento da aposentadoria especial, além de indicar a necessidade de implantação ou melhoria nas medidas de controle das exposições ocupacionais', explica Daniela de Faria, engenheira química especialista em Segurança do Trabalho, do Sesi Paraná."
Fonte: https://www.sesipr.org.br/informacoes-sst/servicosemsst/avaliacao-de-agentes- ambientais--o-que-e-1-38731-471186.shtml. Acesso em: 20 jun. 2023.
A partir das descrições sobre ruído, calor e as orientações explicadas pela NR 15 Anexo 01 e 03 e NHO 01 e 06, no MAPA da disciplina de Técnicas para a Utilização dos Equipamentos de Medição, seu papel, como futuro tecnólogo em segurança no trabalho com base no case apresentado, é responder aos seguintes itens:
a) A partir das informações apresentadas, informar quais equipamentos são necessários para a medição de uma dosimetria de ruídos e medição de calor, no setor de extração.
b) Após citar os equipamentos necessários para a medição, anexar uma foto de cada um dos equipamentos utilizados para a medição de ruido e calor, no setor de extração.
c) Indique se a atividade do trabalhador se encontra salubre ou insalubre, defenda sua opinião e indique as medidas necessárias para melhorias, no setor de extração.
d) Indique se a atividade do trabalhador se encontra no nível de ação, defenda sua opinião e indique as medidas necessárias para melhorias, no setor de extração.
e) Para finalizar, explique com suas palavras como deve ser realizada a medição do ruido e do calor, no setor da extração. Dados: Limite de Tolerância conforme NR 15 Anexo 03. Metabolismo (283 W) = 28,5ºC.