MAPA - SPRIV - TECNOLOGIAS APLICADAS AOS SISTEMAS DE SEGURANÇA - 53/2023
Você já parou para pensar o quanto a tecnologia aumentou a nossa segurança?
A tecnologia proporciona muitas possibilidades em todas as áreas e contribui para que inovações sejam criadas para favorecer o homem e facilitar suas tarefas. Esses recursos servem para a sociedade de várias formas e uma delas é a segurança, trazendo melhores e mais seguras formas de se proteger alguém ou algo, mas a mesma tecnologia pode, também, oferecer meios para que ações mal-intencionadas sejam realizadas.
Dispositivos mais inteligentes e menores são capazes de oferecer maior capacidade de cobertura na vigilância de locais, mas também permitem que pessoas de fora da empresa monitorem a rotina com o uso desses mesmos recursos.
O monitoramento de locais pode ser realizado por pessoas, apenas, mas podem ser agregados diversos meios diferentes para auxiliar nesse trabalho, aumentando a eficiência da segurança e tendo menores brechas que possam ser aproveitadas para a ocorrência de incidentes.
Êxito nas identificações de criminosos
Um case de sucesso do uso dessas ferramentas de vigilância se deu recentemente na região metropolitana de Salvador, Bahia, quando a Secretaria de Segurança Pública alcançou a marca de 600 capturas de criminosos foragidos através do sistema de reconhecimento facial da cidade. O projeto implantado em 2018 está em expansão pelo Estado e foi responsável por identificações complicadas, como um folião vestido de mulher, com maquiagem e peruca. Ele era acusado de homicídio.
A chave do êxito dessa operação está no investimento, de aproximadamente R$ 665 milhões em todas as regiões do Estado, e também no uso de equipes de rua treinadas para aplicação e fiscalização desses novos processos.
Já em São Paulo, capital, a atual gestão da Prefeitura prometeu investir R$ 140 milhões na instalação de 20 mil câmeras de reconhecimento facial na cidade até 2024. Na rede de metrô, o recurso já virou realidade no trecho da Linha Vermelha. São cerca de 1.400 equipamentos instalados desde novembro de 2022, que identificam os rostos dos usuários e cruzam informações com bases de dados públicos, podendo emitir alertas em tempo real para a Polícia Militar.
E como funciona nas empresas privadas?
Na área de segurança patrimonial, os alertas emitidos vão diretamente para a equipe 24 horas das Centrais de Monitoramento, como a CMO (Central de Monitoramento Operacional) DELPHOS, por exemplo. Utilizando recursos inteligentes, como o botão de pânico, e aplicativos de geolocalização, os profissionais treinados auxiliam remotamente os colaboradores que estão nos postos agindo e/ou prevenindo situações emergenciais.
Se, antes, com os sistemas sem reconhecimento facial, as câmeras eram capazes de capturar imagens de pessoas suspeitas e passantes, concedendo argumentos e fatos para retaliar ações suspeitas, a evolução constante destes equipamentos e profissionais tende a aperfeiçoar cada vez mais a nossa segurança pública e privada.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/delphos/noticia/2023/02/13/uso-da-tecnologia-na-seguranca-publica-e-privada-auxilia-na-prevencao-de-crimes.ghtml. Acesso em: 21 ago. 2023.
A partir do exposto e do conteúdo estudado na disciplina, mãos à obra!
Você, como um profissional da segurança precisa ter conhecimento das tecnologias como forma de apoio ao seu trabalho. Diante disso, responda as questões abaixo, sendo que no arquivo deve conter um pequeno texto dissertativo-argumentativo expondo as respostas de cada questão, ou seja, a resposta de cada item deve ser realizada individualmente. Pelo apresentado, responda as seguintes indagações:
a) Quais os benefícios da utilização de câmeras como tecnologia de segurança? Tire fotos em três locais distintos que utilizam câmeras de segurança e anexe a resposta (na foto deve estar evidente a câmera de segurança).
b) Cite 3 (três) aspectos relevantes para utilização de Circuitos Fechados de TV (CFTV) em um projeto de segurança.
c) Na gestão de segurança privada, o que representa um Sistema de Porteiro Eletrônico.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Faça o download do arquivo Formulário Padrão, que está disponível no material da disciplina, para responder sua atividade MAPA.
- Assista ao vídeo explicativo disponível no FÓRUM e na SALA DO CAFÉ.
- Além do livro da disciplina, utilize outros materiais para pesquisa e realização da atividade (não fazer cópia fiel do conteúdo) e referencie a(s) fonte(s) de pesquisa no final da atividade.
- Ao finalizar a atividade, envie o arquivo FORMULÁRIO PADRÃO preenchido corretamente no campo indicado dentro do ambiente da atividade MAPA (não serão aceitos arquivos fora da data de realização da atividade).
- CUIDADO! Não insira o arquivo errado.