MAPA - SEG - FUNDAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO - 52_2024 Olá, acadêmico(a) de Segurança no Trabalho! A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a) em Saúde e Segurança do Trabalho. Abordagem do tema assédio na NR-05 Você sabe que as Normas Regulamentadoras (NRs) passam por atualizações? Sabe onde fazer a consulta da atualização de uma NR? Ficou sabendo da atualização da NR-05 — CIPA Ver conteúdo
a) Explique o que é crescimento microbiano, e como ele pode causar a deterioração dos alimentos. b) Explique o que são fatores intrínsecos e fatores extrínsecos dos alimentos. c) Cite e explique os fatores intrínsecos dos alimentos que interferem no crescimento microbiano que podem ser observados no exemplo. d) Explique por que a umidade atmosférica e a temperatura possibilitaram o crescimento de fungos nos alimentos. e) Apresente possíveis soluções para evitar a deterioração dos alimentos, para os fatores intrínsecos e extrínsecos observados na atividade. f) Como última atividade, proponho um experimento para avaliação da contaminação de produtos armazenados. Ver conteúdo
Com todas as informações expostas, é hora de agir! Nesta atividade você, atuando como responsável pela Cozinha Industrial, deverá identificar os fatores que estão relacionados diretamente com o crescimento microbiano, orientando os profissionais responsáveis pela estocagem e preparo dos alimentos sobre estes fatores, indicando formas de eliminar ou diminuir o problema. Você deverá pensar na forma de explicar cada um dos fatores identificados através de palestras, contendo os problemas encontrados e formas de resolvê-los. Com este objetivo, você deverá analisar, pesquisar e responder cada item apresentado a seguir, com a finalidade de estruturar a palestra. Apresente as respostas no formato de texto, dispondo cada tópico em um parágrafo diferente. Ver conteúdo
Uma das áreas de atuação do profissional formado em Segurança Alimentar, está relacionada diretamente com a garantia da qualidade dos alimentos armazenados e preparados, englobando desde os procedimentos para a estocagem, até o cuidado e preparo dos alimentos. Neste aspecto, deve-se abordar os cuidados no armazenamento e controle de qualidade dos alimentos. A deterioração de produtos orgânicos, em geral, pode seguir dois caminhos: a oxidação e ação de enzimas livres presentes nos próprios alimentos, ou seja, um processo químico, sem ação de organismos vivos; ou por meio da atuação de microrganismos, que vão se apropriar dos nutrientes dos alimentos para sustentar seu próprio metabolismo. No caso dos microrganismos, sua ação nos alimentos depende da disponibilidade ou ausência de fatores que podem tanto aumentar sua taxa de crescimento e fazer com que o alimento se degrade mais rapidamente, ou impedir que este microrganismo se desenvolva, conservando o alimento por mais tempo. Estes fatores são denominados fatores intrínsecos e fatores extrínsecos que afetam o crescimento microbiano. Ver conteúdo
Foi relatado também, com relação ao preparo do arroz, que a quantidade excedente preparada em um dia, era armazenada para utilização nos dias subsequentes. Neste processo, o arroz preparado era deixado fora da refrigeração por um longo período, ou mesmo de um dia para o outro. Com base nos conhecimentos adquiridos e estudos realizados no decorrer da Disciplina de Microbiologia, Toxicologia e Doenças Transmitidas por Alimentos, quais fatores intrínsecos e extrínsecos relacionados ao crescimento microbiano poderiam ser responsáveis pela deterioração dos alimentos? Quais ações deveriam ser tomadas para evitar que a deterioração dos alimentos continue? Ver conteúdo
Nesta atividade você será responsável por uma Cozinha Industrial, que tem como principal finalidade o preparo de refeições para alimentação escolar. Nos últimos dois meses você percebeu, com base no levantamento dos estoques e pedidos de compra, um aumento significativo na aquisição de produtos não perecíveis como farinha de trigo e arroz, sem que houvesse aumento no número de refeições preparadas. Para entender o problema, você solicitou uma reunião com os profissionais diretamente responsáveis pelo preparo do alimento e controle de estoque, além de realizar uma inspeção minuciosa nas instalações. Na entrevista foi relatado que a maioria dos alimentos citados apresentavam crescimento de fungos ou bactérias e, portanto, eram descartados, sendo necessário a reposição do estoque. Na inspeção você constatou que o ambiente de estoque dos alimentos era o mesmo utilizado para o seu preparo, com poucas janelas e nenhum exaustor de calor ou umidade. Como consequência, a umidade atmosférica se condensava nas paredes e prateleiras, principalmente após o preparo das refeições e a temperatura média do ambiente, variava entre 33 e 37° C. Ver conteúdo
MAPA - SALI - MICROBIOLOGIA, TOXICOLOGIA E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS - 52 _2024 Por que alimentos armazenados, refrigerados ou não, sofrem deterioração? Como as caraterísticas do ambiente e as características relacionadas a cada tipo de alimento interferem no processo de deterioração? Um dos maiores problemas enfretados hoje pela sociedade é a questão da alimentação, quer seja pela dificuldade de se cultivar certos itens, quer seja pela perspectiva, não muito distante, de que a população mundial excederá a capacidade do planeta de produzir alimento suficiente. Neste ponto, muitas técnicas e ferramentas foram implementadas, gerando uma produção maior de alimentos, o que, por enquanto, consegue resolver o problema. Porém, outras medidas mais acessíveis podem ser implementadas. Estima-se que por ano um indivíduo desperdice aproximadamente 41,5 quilos de alimentos, por diversos motivos, o que se contornado poderia diminuir o problema da falta de alimento. Um dos motivos do desperdicio é a deterioração de alimentos armazenados de forma incorreta, em residências ou mesmo em locais destinados ao preparo de alimentos. Assim, o conhecimento das principais causas da deterioração dos alimentos, e dos fatores ambientais ou intrinsecos aos alimentos que contribuem para esta deterioração, são essenciais, principalmente para os profissionais diretamente ligados ao seu armazenamento e preparo. Ver conteúdo
3 – Agora é o momento de conhecer de que maneira as empresas de e-commerce atraem a atenção de seus consumidores, levando-os a compra. Usando o e-commerce escolhido anteriormente, apresente uma ação de comunicação e promoção realizada pela empresa, visando aumentar suas vendas e levar seus consumidores à compra. Apresente imagens e/ou link com a ação e, em seguida, explique como a ação foi realizada (foi feita em um período de datas comemorativas? Foi para atender um cliente específico? Etc). Ver conteúdo
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor e E-commerce. Para a realização do item 2 (dois) você deverá escolher 1 (um) E-commerce existente no mercado (não pode ser usada a empresa apresentada no exemplo na atividade). Em seguida, realize uma pesquisa sobre o e-commerce escolhido e preencha a tabela a seguir com as informações Ver conteúdo
1) Antes de realizar qualquer venda online ao consumidor é preciso conhecer os benefícios que esses procuram em um e-commerce. Assim, comece revisando o material da disciplina, no Tema de Aprendizagem 8, quando se discute uma lista de benefícios para os consumidores que compram pelo e-commerce. Em seguida, analise os benefícios apresentados, sendo estes os de: (1) 24 horas, (2) Sem Fronteiras, (3) Comodidade, (4) Opções de Produtos, (5) Acompanhamento de Vendas, (6) Flexibilidade, (7) Igualdade, (8) Custo, (9) Monitoramento, (10) Competitividade e (11) Interação. Escolha 5 (cinco) desses benefícios e elabore um texto contendo entre 7 e 15 linhas, explicando tais benefícios no contexto do e- commerce. Ver conteúdo
Segundo informações coletadas no site da Shopee (online, 2024), os produtos mais comprados e procurados pelos consumidores brasileiros no ano de 2023 foram: “Analisando o que as pessoas mais buscaram na Shopee em 2023, tênis e botas femininas ficaram no topo da lista por mais de 100 dias. Papetes femininas e materiais escolares também foram bastante buscados, marcando presença por cerca de 50 dias. Por fim, os ventiladores ganharam destaque este ano, uma novidade em relação ao ano passado, estando entre os cinco itens mais procurados” (SHOPEE, online, 2024). Além disso, o Pix apresentou um aumento de 60% nas compras online realizadas na plataforma, o que indica uma alteração na forma como o consumidor paga sua compras online. Você obtem mais informações sobre as vendas da Shopee pelo link: https://shopee.com.br/blog/produtos- mais-buscados-na-shopee/#quais-foram-os-produtos-mais-buscados-na-shopee Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar o e-commerce durante seu processo de decisão de compra. Vamos lá? Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você na pasta "Material da Disciplina" e/ou "Sala do Café". Ver conteúdo
Nas informações citadas anteriormente você pôde compreender que o e-commerce está crescendo e se desenvolvendo cada dia mais no mercado. E que, além disso, os consumidores estão optando por essa forma de compra devido aos seus diferenciais e facilidades. Então, que tal analisarmos mais um exemplo prático, e que envolve o e-commerce, no comportamento de compra do consumidor? A Shopee é uma empresa de Singapura, fundada no ano de 2015, sendo uma plataforma de comércio eletrônico. Sua plataforma se adapta à região em que atua, buscando oferecer a seu público uma experiência única de compra online fácil, segura e rápida. Ver conteúdo
Atividade: E-commerce e consumidor. O desenvolvimento de mercado e, consequentemente, o da tecnologia, levaram as empresas a oferecem seus produtos não apenas em lojas físicas, mas também no meio virtual. Apesar dos receios e medos dos consumidores em comprarem pela internet, a venda pelo e-commerce vem crescendo cada dia mais, e sendo algo necessário para a sobrevivência das empresas no mercado. Segundo site Ecommerce Brasil, no ano de 2023 as vendas on-line atingiram uma marca de R$ 185,7 bilhões, apresentando um crescimento de mais de 10% em relação ao ano de 2022. Ver conteúdo
MAPA - GFAR - GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR - 52_2024 Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Gestão da Experiência do Consumidor. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado. Então vamos lá? Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores mediadores e enviem perguntas durante as aulas ao vivo. Ver conteúdo
c) E por fim descreva três (3) orientações que você faria para a pessoa idosa considerando: a queixa apresentada pelo entrevistado e a sua avaliação (estas orientações podem ser em qualquer uma das dimensões que você avaliou), e justifique o motivo pela qual você fará estas orientações (exemplo: retirar os tapetes de croche que tem na casa devido ao risco de queda). Ver conteúdo
Etapa III (parte final): a) Passe toda a avaliação (perguntas e respostas) para o formulário padrão da atividade M.A.P.A; Ver conteúdo
. c) Peça para alguém tirar duas (2) fotos durante a atividade, sem expor as pessoas: uma da avaliação preenchida e outra sua com o entrevistado. Obs sobre as fotos: Elas não precisam mostrar o rosto do idoso, o ideal é que a foto seja de perfil (não mostrar o rosto). Entretanto obrigatoriamente a foto deverá mostrar vocês dois. Ver conteúdo
b) Realize a avaliação com calma e tranquilidade, anotando todas as respostas (relatos) da pessoa durante a amamnese, na sequência a observação da área física. Ver conteúdo
Etapa II (avaliação): a) Escolha um local na casa do idoso que seja tranquilo para esta avaliação;ac Ver conteúdo
d) Prepare-se para este momento, leia, estude o material disponibilizado e leve com você uma cópia impressa da avaliação. Uma outra sugestão se possível é que você use um jaleco durante aplicação da avaliação. Ver conteúdo
c) Você explicará para a pessoa idosa que a avaliação considerará o ambiente residencial onde mora, ou seja a sua casa, pois ao final, você construirá a avaliação de risco de queda. E, para isso precisa avaliar o piso da casa, mobília ......e etc. Ver conteúdo
b) Essa pessoa pode ser do seu convívio pessoal ou não (exemplo: família, amigo, vizinho, conhecido, cliente); Ver conteúdo
Etapa I (preparação para a realização da atividade): a) Você escolherá uma pessoa idosa (60 anos ou mais) para aplicar a primeira parte da AGA (conforme modelo disponibilizado na pasta materiais da disciplina); Ver conteúdo
MAPA - GERON - REABILITAÇÃO NO ENVELHECIMENTO - 52_2024 Olá, caro estudante a atividade M.A.P.A. propõem o desafio de colocá-lo em uma situação próxima da sua futura atuação profissional que é a aplicação da Avaliação em Gerontologia. Inicialmente, vale a pena ressaltar o que é o conceito de avaliação multidimensional. Trata-se de uma abordagem que tem como objetivo investigar a saúde e as dificuldades do paciente idoso, sob diversas perspectivas de sua vida. Para isso a avaliação geriátrica ampla (AGA) é considerada um instrumento ouro de avaliação. Ela é um instrumento capaz de identificar as dificuldades de ordem física, cognitiva, mental, funcional e psicossocial da pessoa idosa. Assim, é possível conhecer todas as condições do paciente para oferecer um atendimento adequado e que realmente colabore com a manutenção ou aquisição da sua independência e autonomia. A AGA é utilizada por diversos profissionais da árera da gerontologia. (Fonte: https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2014/10/aula-aga.pdf / adaptado) Ver conteúdo
4. Como os conhecimentos adquiridos sobre cardápios e menus podem ser aplicados na promoção de uma alimentação saudável no dia a dia das pessoas? Apresente estratégias práticas que podem ser adotadas em diferentes contextos, como restaurantes, escolas e empresas. Ver conteúdo
3. Quais são os principais fatores que devem ser considerados ao combinar as fichas técnicas para a composição de um cardápio equilibrado? Dê exemplos de como esses fatores podem influenciar na seleção dos pratos. Ver conteúdo
2. Explique a importância da elaboração de fichas técnicas na gestão de uma cozinha. Quais informações devem ser apresentadas em uma ficha técnica e como elas auxiliam no planejamento de cardápios? Ver conteúdo
1. Por que é importante considerar os indicadores de preparo dos alimentos ao elaborar um cardápio? Discuta pelo menos três indicadores e como eles influenciam no processo de produção, compra de matéria-prima e rendimento dos alimentos. Ver conteúdo
Nesta disciplina, você aprendeu sobre a importância e os preceitos básicos da alimentação saudável, o conceito de cardápios e menu, os fatores que influenciam a escolha de um cardápio, os indicadores de preparo dos alimentos, a elaboração de fichas técnicas e sua importância, além de como combinar essas fichas para a composição de um cardápio e menu equilibrados. Pensando nisso, como futuro Gastrólogo e/ou responsável técnico na área de alimentos, realize o que se pede, na sequência: Ver conteúdo