MAPA - GAS - PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS - 52_2024 O índice de parte comestível (IPC) e indicador de conversão (IC) são ideais para evitarem perdas e, consequentemente, proporcionar mais economia dentro de uma cozinha, esses índices são largamente utilizados pelos gestores e equipes de restaurantes, padarias ou qualquer outro estabelecimento atuante na preparação de pratos ou produtos alimentícios. E assim que você começar a empregá-lo, conseguirá notar uma grande diferença — tanto financeira quanto na otimização de cada processo. Ver conteúdo
Confeccione seu tapete ou caixa sensorial. Ele deve ter o tamanho de no mínimo uma folha A4 e no máximo um metro quadrado de extensão. Você poderá usar como base um papelão, cartolina ou tecido. Utilize ao menos 3 (três) texturas diferentes para melhor exploração (se quiser poderá utilizar mais), utilize materiais que você tem em casa, como, por exemplo, reciclável (tampinhas de garrafa, rolos vazios de papel alumínio, algodão), recortes de tecidos, lixas de parede, etc. Veja um exemplo de caixa sensorial, e um exemplo e de tapete sensorial nas imagens abaixo: Durante a confecção do seu material tire uma (1) foto de você confeccionando. Após a conclusão tire uma (1) foto junto ao material já concluído. Grave um vídeo de 2 a 5 minutos no máximo, no qual você explicará a sua atividade 1, dando ênfase na sugestão de atividade que pensou e mostrando o tapete/caixa sensorial. Poste esse vídeo como NÃO LISTADO no youtube (tutorial na sala do café); Faça o download do formulário padrão obrigatório para a atividade (está na pasta: Material da Disciplina); Copie e cole o link do seu vídeo no arquivo do MAPA, no local indicado; Após inserir o link do vídeo, prossiga com a elaboração da resposta argumentativa: elabore um texto que deve ter de 10 a 25 linhas e escreva sobre: A importância de vivências sensoriais na Educação Infantil. Salve oarquivo do formulário MAPA e, em seguida, poste-o no campo da atividade MAPA. Ver conteúdo
Com a presença de muitos objetos as crianças são estimuladas sensorialmente, pois elas têm vontade de olhar, tocar e pegar os objetos. Ao manipular os objetos, suas formas, cores, tamanhos, texturas, cheiros, etc. a criança desenvolve seu sistema sensorial, assim, toda sua percepção seja ela visual, da fala, da audição e outras, serão estimuladas por tais experiências. Fonte: FERLAND, F. O modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional. São Paulo: Roca, 2006. Na atividade 1, lhe colocamos em uma situação hipotética na qual você assumiu uma turma de Infantil III. Para essa atividade MAPA, continuamos nessa mesma situação. ou seja, imaginando que você assumiu uma turma de Infantil III e planejou uma atividade utilizando um tapete e/ou caixa sensorial (atividade 1 desempenhada por você), agora você irá nos explicar a sua sugestão de atividade e construir o recurso, nos mostrando ele no vídeo. Dessa forma: siga o passo a passo abaixo: Ver conteúdo
MAPA - PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO INFANTIL - 52_2024 Caro(a) aluno(a), Este ambiente é destinado ao envio da Atividade MAPA - Valor 7,0. Esta atividade propõe a explicação, em formato de vídeo, da sua atividade 1 e a elaboração do material indicado por você na referida atividade. ESTA ATIVIDADE É OBRIGATÓRIA SEM O ENVIO DELA NÃO HÁ COMO CONSEGUIR A MÉDIA MÍNIMA PARA APROVAÇÃO NA DISCIPLINA. Para a realização desta atividade, siga as orientações do vídeo explicativo na Sala do Café, e utilize o formulário padrão obrigatório para a atividade MAPA. Relembre que o arquivo deve ser entregue em Word. Para isso leia atentamente a proposta da atividade MAPA. Ver conteúdo
Lembre-se de construir um esquema visual, com pouco texto, focando mais em palavras-chave e que imagens são muito bem-vindas! Ver conteúdo
A proposta dessa atividade é que você, futuro professor, elabore um mapa mental cujo tema é VERTEBRADOS. A partir desse tema, construa um mapa mental que aborde as cinco classes de vertebrados, citando as principais características de cada um desses grupos (por exemplo: controle de temperatura corporal, reprodução, respiração, anexos corporais etc.) e cite um exemplo de representante para cada uma dessas cinco classes. Ver conteúdo
MAPA - CBIO - ZOOLOGIA II - 52_2024 Uma ferramenta muito utilizada por professores é a construção de mapa mental, o qual consiste em uma estrutura visual cujo objetivo é organizar ideias, pensamentos ou conceitos mais complexos. O diagrama parte de uma ideia central e, a partir dela, criam-se ramificações (linhas de conexão) para assuntos relacionados ao núcleo central. Tais ramificações com ideias ou características ligadas ao tema podem vir acompanhadas de frases curtas ou tópicos. A ideia do mapa mental é organizar, de forma leve e visual, os conceitos, as classificações e as características de um tema central mais complexo, desencadeando uma linha de raciocínio. A utilização de cores, formatos, escritas de diferentes tamanhos e inserção de imagens é incentivada, pois facilita a memorização e a síntese das informações de forma criativa. Ver conteúdo
Considerando que você é um dos docentes que atendem essa turma, elabore uma intervenção que contemple temas como comunicação interpessoal, empatia, tolerância e diversidade. Para tanto, você deverá sistematizar as seguintes etapas: Defina, a partir de Minucucci, sensibilidade social e flexibilidade de comportamento. Explique os tipos de comunicação interpessoal proposto pelo autor. III. Elabore um plano de ação elencando um dos temas citados, propondo uma intervenção, que pode ser desde um debate a dinâmicas de grupo, no qual você descreva o tema selecionado, objetivos, metodologia e resultados esperados. Ver conteúdo
Na reunião, então, ficou evidente que não se tratava de uma questão disciplinar e sim de manejo das relações interpessoais estabelecidas naquele contexto e demandava dos profissionais atuantes junto a turma trabalharem os conflitos que estavam surgindo em decorrência da dificuldade de convivência ali posta entre os discentes. Ficou deliberado, então, que cada docente iria elaborar uma atividade que visasse o desenvolvimento das habilidades sociais de resolução de conflito, destacando a capacidade de comunicação interpessoal dos discentes em um projeto interdisciplinar. Ver conteúdo
Desta forma, proponho a você que analise a situação descrita a seguir: Durante a reunião pedagógica de uma escola pública a equipe diretiva se queixa, junto aos professores, que uma turma de 9º ano tem apresentado problemas recorrentes de indisciplina e a conduta dos docentes tem sido a retirada da sala de aula sem averiguação do que está acontecendo para desencadear tal comportamento por parte dos discentes. Após o burburinho entre os docentes, um professor se posiciona e relata que dois alunos tem intimidado sistematicamente um grupo de alunos por se tratarem de refugiados africanos. Ver conteúdo
Ao longo de sua atuação profissional irá se deparar com inúmeras ocorrências de conflitos entre discentes dos quais terá que se posicionar e propor soluções para a sua resolução. Tendo como princípio que o papel de educador transpassa a função de transmitir o conhecimento cientifico específico de sua área ao tomar como objetivo da educação o desenvolvimento integral dos sujeitos, saber manejar conflitos e conduzir os discentes em seu processo de desenvolvimento psicossocial é fundamental compreender o papel da sensibilidade social e flexibilidade comportamental proposta por Minicucci (apud GARCIA, 2021). O exemplo do bullying aqui trazido com finalidade de impacto para sensibilizar o profissional da educação no que tange o desenvolvimento das relações interpessoais, uma vez que, ao ser manejado situações de conflito conforme surjam no ambiente educacional, as chances da situação agravar é muito menor. Ver conteúdo
MAPA - CBIO - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 52_2024 Christian Dunker, renomado psicanalista e professor da Universidade de São Paulo – USP, trouxe uma discussão significativa sobre um dos principais problemas que ocorrem no ambiente escolar em seu programa Falando Nisso, disponível no YouTube em 07 de março de 2024: Bullying. O psicanalista traz um dado alarmante ao sinalizar que 54% dos autores de bullying afirmam que nunca receberam uma orientação adequada sobre o comportamento que estão praticando. Ver conteúdo
Nessa atividade, você deverá elaborar um vídeo em formato de aula que aborde os seguintes pontos levantados pela sua comunidade de fé: - Quem destruiu o Templo? Por que ele foi destruído? - Qual era a importância do Templo para o povo de Jerusalém naquele tempo? (Aspectos políticos, econômicos e religiosos). - O Templo foi totalmente destruído ou sobrou alguma parte visível nos dias de hoje? - Existe alguma coisa no lugar do Templo judaico? - Pode-se perceber alguma disputa por aquele território na atualidade? Ver conteúdo
Situação hipotética: Você é responsável pelo ensino da sua comunidade de fé, e a temática que precisa abordar é sobre o Templo Sagrado de Jerusalém. Muitos irmãos não entendem o porquê ele foi destruído pelos Romanos no ano 70 d.C. Diante disso, você resolveu elaborar uma rápida aula, de 10 a 15 minutos, para explicar este momento histórico. Ver conteúdo
TEXTO 2 "Com a destruição do Templo, não fazia mais sentido a vida em Jerusalém, isto é, como todas as instituições políticas, econômicas e religiosas dependiam da Casa do Altíssimo, nesse momento tem-se o início da segunda diáspora judaica pelo mundo, ou seja, a dispersão dos judeus que se fixaram em variados lugares do planeta. [...] Ainda hoje, mesmo depois da fundação do Estado de Israel, em 1947, podemos ver judeus espalhados pelo mundo. Para muitos, quando o messias, que ainda esperam, vier, reunirá o povo escolhido e reconstruirá o Templo Sagrado" (Oliveira; Silva, 2018, p. 81). Ver conteúdo
MAPA - TEOL - HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: DAS COMUNIDADES CRISTÃS PRIMITIVAS À REFORMA PROTESTANTE - 52_2024 Observe a figura a seguir: Figura 1 - Espólios de Jerusalém - Arco de Tito, Roma 2008 Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/41/Spoils_from_Jerusalem_-_Arch_of_Titus_-_Rome_2008.jpg. Acesso em: 23 abr. 2024. TEXTO 1 Quando Jesus saía do templo, um de seus discípulos disse: "Mestre, olhe que construções magníficas! Que pedras impressionantes!". Jesus respondeu: "Está vendo estas grandes construções? Serão completamente destruídas. Não restará pedra sobre pedra!" (Marcos 13, 1-2; NVT). Ver conteúdo
O podcast deverá ter a seguinte estrutura: > Mencione seu nome e RA. > Crie uma atmosfera imaginando um programa em uma rádio local. > Comece com a definição do que é a equidade de gênero perante a bíblia e a sociedade. > Fale sobre os problemas de não se ter equidade de gênero. Você pode usar artigos, reportagens e exemplos pessoais. > Fale sobre a violência de gênero e qual o papel da igreja com relação a esse assunto. > Conclua falando sobre locais nos quais as mulheres vítimas de violência podem buscar ajuda em sua cidade ou região. > Conclua com agradecimentos aos ouvintes. Ver conteúdo
Sabendo dessas informações: > Seu MAPA será a gravação de um podcast, que receberá o nome de: Teocast. > Elabore uma pesquisa sobre a realidade das mulheres nas igrejas brasileiras, aproveite os itens 1 e 2 como referência para a sua pesquisa e, após isso, realize uma gravação, edição e postagem do podcast. > O objetivo do podcast é falar com a comunidade sobre a importância de se atentar à realidade das mulheres dentro e fora da igreja brasileira. Ver conteúdo
No livro didático, (Unidade 2, p. 56), inicia-se a discussão sobre os elementos essenciais da cosmovisão cristã e sua relação com a ética social. Nesse capítulo, são abordados alguns dos princípios fundamentais da cosmovisão cristã, os quais são relevantes para o tema da responsabilidade social e da influência da Igreja na sociedade. Esses princípios são considerados fundantes e devem estar presentes na concepção de projetos e programas de intervenção social. Ver conteúdo
A equidade de gênero e a restauração da dignidade intrínseca da mulher e do homem, como manifestações da natureza do próprio Deus. Em Gênesis 1:27, lemos que Deus criou o homem (raça humana) à sua imagem, à imagem de Deus o criou, “homem e mulher os criou”. Temos aqui a noção de que a natureza divina é refletida igualmente no homem e mulher, ambos assumindo diferentes formas, papéis e funções, mas iguais em dignidade e valor. Ver conteúdo
MAPA - TEOL - ÉTICA CRISTÃ E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 52_2024 Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/10/03/evangelicas-criam-projeto-para-combater-na-igreja-violencia-contra-a-mulher.htm. Acesso em: 5 mar. 2024. Confira trechos da reportagem: * Um dos poucos trabalhos sobre o tema foi desenvolvido pela teóloga Valéria Cristina Vilhena e publicado no livro "A igreja sem voz - análise de gênero da violência doméstica entre as mulheres evangélicas", de 2016. O estudo, feito na Casa Sofia, espaço de acolhida na cidade de São Paulo, mostra que 40% das mulheres vítimas de agressões físicas ou verbais dentro de casa se declaram evangélicas. No Brasil, os evangélicos correspondem a cerca de 30% da população. * O papel da igreja, assim como o de qualquer grupo social, é o de proteger a vítima, de trazer a consequência para o abusador, de educar os homens, diz Andreia. Talvez a igreja não tenha estrutura para acolher a vítima, mas precisa saber para quem ligar ou para onde levar essa mulher que está passando por algo difícil. Ver conteúdo
Etapa 2- Relação do poema com a sua espiritualidade - Qual a sua inspiração para a escrita deste poema? - Como este poema ajuda você na superação de situações difíceis, motiva para adoração ou lhe conduz para ser um melhor ser humano? - Se o seu poema pudesse ser comparado com um Salmo bíblico, qual seria? Por quê? Ver conteúdo
Etapa 1- Escrita original de um Salmo (poema) - A estrutura do poema deve ter entre 8 e 12 versos, podendo ter entre 1 e 4 estrofes. - Ter uma estrofe que se repete é opcional. - O poema precisa ter relação com a sua espiritualidade. - Pode ser utilizado o estilo hebraico de poema (paralelismo), com rima ou sem, ou outro estilo de sua escolha. Ver conteúdo
Os Salmos bíblicos são manifestações da espiritualidade humana, em todos os momentos da existência, seja na dor, na alegria, na conquista, na derrota, na realização ou na depressão. Tendo como base esta verdade, a proposta do MAPA para a disciplina de Espiritualidade Cristã é que você crie originalmente um Salmo (poema) que tenha relação com a sua espiritualidade. Posteriormente, responda às perguntas: Ver conteúdo
MAPA - TEOL - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ - 52_2024 MAPA - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ A importância dos Salmos é inquestionável. O judaísmo foi marcado do início ao fim pelos salmos. Nos salmos transparece o rosto de Deus, deixando entrever a experiência que o povo de Israel tinha da divindade. É o livro do Antigo Testamento mais citado e mais usado na liturgia cristã. O livro dos Salmos é a fonte preferencial de oração do povo de Israel. Ainda hoje os judeus piedosos continuam se alimentando espiritualmente com o Saltério. Essa oração do povo hebreu tornou-se a oração predileta também da Igreja. Jesus rezou os salmos, como o povo judeu do seu tempo. Assim como no tempo de Jesus, também para a Igreja de hoje o Saltério é o livro de oração e meditação por excelência. Com razão os salmos são chamados “a oração da Igreja”. A oração do Saltério nos leva a dialogar com Deus e meditar sobre o nosso dia a dia, os altos e baixos da vida. Os salmos rezam a vida cotidiana do povo: doença, alegria, festa, peregrinação, louvor, agradecimento, celebração da vida, colheitas, entronização do rei. Interessante perceber que os Salmos nos revelam uma oração que envolve o corpo todo: os olhos choram (6,7-8), as mãos se erguem (141,2) ou aplaudem (47,2), os pés dançam (149,3), os joelhos se dobram (95,6). Isso nos revela que a oração não é apenas algo da “alma”, mas de todo o ser da pessoa. Para os judeus, alma significa garganta, por onde circula o ar, que se tornou princípio e símbolo de vida, tanto a vida biológica como a vida intelectual e espiritual. Somos convidados a fazer dos salmos bíblicos também nossa oração cotidiana. Ver conteúdo
Justificativa Descreva a situação atual que se pretende alterar. É essencial apresentar: 1) a importância ou relevância do projeto; 2) os benefícios que o projeto trará; e 3) quem serão os beneficiários da iniciativa. Objetivos e Metas Apresente de forma resumida qual é o objetivo geral do projeto e quais os objetivos específicos. Para cada um dos objetivos, defina uma meta e qual é a situação almejada no tempo de execução do projeto. Lembre-se: as metas precisam ser objetivas, realistas e mensuráveis. Metodologia Indique quais são as estratégias metodológicas escolhidas e quais as técnicas e procedimentos a serem aplicados. Descreva, segundo uma lógica de hierarquia, quais são as principais atividades previstas e as metas relacionadas a cada uma delas. Ver conteúdo
Tendo isso em vista, elabore um projeto de sustentabilidade para a sua comunidade local, que desperte a consciência do consumo consciente nos participantes da comunidade. Este projeto deverá conter os seguintes elementos: Título Escolha um título que defina o seu projeto e, ao mesmo tempo, atraia a atenção dos potenciais parceiros/investidores. Resumo Faça uma breve descrição do seu projeto: objetivos e estratégias a serem adotadas. Ver conteúdo
MAPA - TEOL - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - 52_2024 As discussões sobre sustentabilidade nas últimas décadas passaram a focar a cultura de consumo como um dos principais fatores causadores dos problemas socioambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento focado no crescimento econômico. A crítica que vem sendo amplamente associada à “sociedade de consumo” é a de que os padrões de consumo que estão sendo praticados atualmente são insustentáveis, pois há uma exploração excessiva de recursos naturais. Ao não reconhecer a finitude dos ecossistemas, excede-se a capacidade de assimilação dos rejeitos pelo meio ambiente e o acesso às riquezas produzidas é injusto e desigual. Ver conteúdo
O projeto "Cidadania em Movimento" deve demonstrar como a inovação social pode ser uma ferramenta eficaz para abordar desafios complexos de integração e inclusão social. Ao adotar uma abordagem colaborativa e centrada nas necessidades das populações migrantes, a ONG "Cidadãos do Mundo" almeja criar impacto positivo tanto para as populações migrantes quanto para a comunidade local em geral, destacando a importância de superar desafios e obstáculos, bem como a necessidade de um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a equidade. Ver conteúdo
O seu projeto poderá contemplar propostas como por exemplo: Centro de Acolhimento Multicultural; Programa de Mentoria Intercultural; Empreendedorismo Social; Campanhas de Sensibilização e Educação; etc. Para a elaboração do seu projeto utilize o formulário padrão da atividade MAPA, que está disponível no material da disciplina, onde cada campo deverá ser preenchido com base na sua proposta e de acordo com a explicação do modelo convencional básico, que encontra-se na página 124 -125, do livro da disciplina. Ver conteúdo