Os representantes dos empregados e dos empregadores em suas funções não tem diferença, tem que estar junto aos funcionários, ouvindo o que está bom e o que poderia melhorar, para reduzir o número de acidentes e reduzir as doenças ocupacionais. A única diferença é que o eleito pelos funcionários tem estabilidade desde a sua candidatura até 1 ano após o término de seu mandato, permitida uma reeleição. Diante disso, leia o excerto a seguir: Ver conteúdo
MAPA - SEG - NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA NO TRABALHO - 52_2024 Você sabe quando a organização é obrigada a constituir uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio)? Você sabe qual a função da CIPA dentro das organizações? A Norma Regulamentadora - NR 5 possui uma tabela que estabelece as organizações que precisam constituir e manter funcionando a CIPA, na tabela consta o número de funcionários que devem ser eleitos e a mesma quantidade deve ser indicada pelo empregador. E é por isso que a CIPA é uma comissão, metade de seus membros é eleita e são representantes dos empregados e a outra metade é indica e são representantes do empregador. Ver conteúdo
e) Estabeleça a prioridade de implantação de cada medida de prevenção estabelecida no item D. Justifique sua resposta. Ver conteúdo
d) Para cada fator de risco identificado no item c), estabeleça medidas de prevenção no plano de ação, conforme modelo abaixo. Ver conteúdo
c) Considerando os 3 (três) perigos e/ou riscos selecionados no item B, preencha os dados do seguinte modelo de inventário de riscos. Ver conteúdo
b) Selecione 3 (três) perigos e/ou riscos elencados no item A. Para cada um deles, determine uma ferramenta, técnica ou metodologia adequados para fazer a sua avaliação. Ver conteúdo
Quais são os agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho? Quais são os efeitos associados à exposição a esses agentes? – De que forma cada agente pode afetar o trabalhador. Quais são os fatores de risco relacionados a aspectos ergonômicos e de acidente do trabalho? Ver conteúdo
Para o gerenciamento de riscos, você deverá responder as questões a seguir: a) Levante alguns aspectos básicos da atividade. Para isso, responda os seguintes itens: Ver conteúdo
O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão te auxiliar na realização dessa atividade. Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Gerenciamento de Riscos e Prevenção de Acidentes, suponha que você foi contratado(a) como tecnólogo(a) em segurança do trabalho, para realizar o gerenciamento de riscos em uma oficina mecânica automotiva com 5 mecânicos. Como referência, para entender melhor os riscos do ambiente, utilize a ficha MEI nº 26 – Atividades de Manutenção de Veículos: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/inspecao-do-trabalho/seguranca-e-saude-no-trabalho/fichas-mei-sst/ficha-mei_26_atividades-de-manutencao-de-veiculos_.pdf Ver conteúdo
“Não é porque a ré utiliza trabalhadores terceirizados que não está obrigada a garantir a saúde e a integridade física desses trabalhadores, os quais não são empregados da ré, mas estão sob seu meio ambiente do trabalho, que é uno. A lei e as Normas Regulamentadoras atribuem à contratante a obrigação de manter o local de trabalho seguro (...) A ré não pode ignorar o acidente sofrido por ele e não fazer uma análise das causas do acidente ocorrido dentro de sua câmara frigorífica, cujas condições podem levar qualquer pessoa a sofrer um acidente semelhante algum dia”, salienta o MPT. Ver conteúdo
O acidente ocorreu em fevereiro de 2020, um domingo, e, na ocasião, não havia pessoas perto da câmara fria. O homem achou que morreria congelado. “O celular não funciona dentro da câmara frigorífica. Então o trabalhador gritou, bateu na porta, chutou, mas ninguém o escutou, visto que era dia de domingo, e não havia mais ninguém próximo da câmara fria. A ausência de alarme ou de outro meio de comunicação dentro da câmara impediu que o trabalhador fosse resgatado. Depois de muito desespero e várias tentativas, o trabalhador, valendo-se de extremo esforço, exauriu todas as suas forças para abrir uma fresta e se arrastar pelo pequeno vão que conseguiu abrir”, conta o MPT na ação. O funcionário, que procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com dores nas costas provocadas pela força que despendeu para abrir a porta, era empregado de uma empresa prestadora de serviço e trabalhava nas dependências da unidade do Atacadão localizada no bairro Tijucal, em Cuiabá. A empresa não realizou o registro e a análise do acidente nem discutiu o assunto na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Mesmo notificada pelo MPT, não demonstrou interesse em regularizar a conduta. Pelo contrário, em uma manifestação enviada em novembro de 2021, negou a ocorrência do acidente — mesmo havendo notícia jornalística e registro de Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. “Não é porque a ré utiliza trabalhadores terceirizados que não está obrigada a garantir a saúde e a integridade física desses trabalhadores, os quais não são empregados da ré, mas estão sob seu meio ambiente do trabalho, que é uno. A lei e as Normas Regulamentadoras atribuem à contratante a obrigação de manter o local de trabalho seguro (...) A ré não pode ignorar o acidente sofrido por ele e não fazer uma análise das causas do acidente ocorrido dentro de sua câmara frigorífica, cujas condições podem levar qualquer pessoa a sofrer um acidente semelhante algum dia”, salienta o MPT. Ver conteúdo
Atacadão deverá instalar dispositivos de segurança após funcionário ficar preso em câmara fria 03/02/2022 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) obteve, em 31 de janeiro, decisão liminar favorável em ação civil púbica com pedido de tutela de urgência movida em face do Atacadão S.A., rede de supermercados atacado-varejista do Grupo Carrefour Brasil. Após análise de documentos, fotos e vídeos, o MPT verificou que o supermercado não possui dispositivo que possibilite, sem muito esforço, a abertura das portas da câmara fria (câmara frigorífica) pelo interior, bem como alarme ou outro sistema de comunicação que possa ser acionado em caso de emergência. A empresa tem 30 dias para realizar as adequações no meio ambiente de trabalho, sob pena de multa mensal de R$ 100 mil. Antes do ajuizamento da ação, o órgão instaurou um inquérito civil para apurar as irregularidades, após tomar conhecimento do caso pela imprensa. Segundo o relato divulgado, um trabalhador terceirizado estava repondo polpas de frutas e outros produtos congelados — armazenados em temperaturas abaixo de zero — quando ficou preso na câmara fria do supermercado. Nesses locais, as temperaturas podem chegar a – 33 ºC. Ver conteúdo
Gerenciamento de Riscos Ocupacionais Conforme o tipo de atividade desenvolvida no trabalho, podem existir diferentes tipos e níveis de riscos ocupacionais. Por exemplo, os riscos em um escritório administrativo são em sua maioria relacionados a fatores ergonômicos, enquanto que em uma marcenaria há a presença maior de riscos físicos e químicos. Nestes ambientes, o nível de risco pode variar conforme a sua probabilidade e severidade. Surge então as seguintes questões: quais riscos merecem nossa atenção e cuidado? Quais riscos devem ser tratados imediatamente e quais podem ser tratados posteriormente? Quais riscos são toleráveis e quais são intoleráveis? O gerenciamento de riscos busca responder estas e outras questões relacionadas aos riscos ocupacionais presentes nos ambientes de trabalho. Identificar perigos, avaliar riscos, implantar medidas de prevenção e realizar o seu acompanhamento são processos básicos do gerenciamento de riscos. A magnitude do risco nos ambientes de trabalho dependerá da sua probabilidade de ocorrência e severidade. Ou seja, reduzindo a probabilidade ou a severidade associada a um fator de risco, este apresentará um nível de risco menor. Você já se deparou com alguma situação de risco em seu ambiente de trabalho? Ao olhar para esta situação, o que você avaliou para determinar se aquela era uma situação de risco baixo, médio ou alto? Leia a seguinte reportagem que destaca a falta de uma medida de prevenção em uma rede de supermercados. Ao ler o texto tente responder à seguinte pergunta: o risco de ficar preso dentro da câmara frio não parecia óbvio? Por que nenhuma medida de prevenção foi tomada antes do acidente com o trabalhador? Ver conteúdo
MAPA - SEG - GERENCIAMENTO DE RISCO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES - 52_2024 Olá acadêmico(a) do curso Superior em Tecnologia em Segurança no Trabalho. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma situação real de gerenciamento de riscos ocupacionais utilizando uma matriz de riscos. Ver conteúdo
Observação: a) Considere uma folha de sulfite para o desenvolvimento da sua arte. b) Para a confecção do folder/cartaz, utilize somente imagens gratuitas. Seguem sugestões de alguns sites com direitos gratuitos de imagens que podem ser utilizadas na sua arte: - Pixabay: https://pixabay.com/pt/ - Pexels: https://www.pexels.com/pt-br/ - Unsplash: https://unsplash.com/ - Freepik: https://br.freepik.com/fotos-popular c) Você pode fazer a sua arte em uma folha de sulfite, fotografar e inserir no Formulário Padrão. Ver conteúdo
1. Explique o que pode ser ou não considerado assédio moral no ambiente de trabalho. Cite, ao menos, cinco exemplos de assédio moral e cinco exemplos do que não é considerado assédio moral. 2. Apresente quais são as três formas de assédio moral no trabalho e como elas ocorrem. 3. Sobre o tema assédio moral, desenvolva um folder/cartaz (uma arte) em que constem: informações sobre o tema escolhido, imagens ilustrativas, trecho legal (Lei nº 14.427, art. 23 e art. 216-A do Decreto-Lei nº 2.848 do Código Penal). Ver conteúdo
Imagine a seguinte situação hipotética: você trabalha em uma empresa de manufatura que tem 200 funcionários divididos em vários setores. Essa empresa, embora trabalhe observando as questões que envolvem as prerrogativas da segurança no trabalho, não se atentou para o prazo de vigência da Norma Regulamentadora NR-05. No entanto, a equipe de segurança do trabalho da empresa, ao identificar a falha, abriu uma não conformidade e uma ação corretiva para adequar a empresa ao requisito da norma que determina a realização de campanha de conscientização sobre o assédio. Nessa situação, você foi a pessoa escolhida para pesquisar sobre o que é e o que não é considerado assédio e desenvolver uma campanha para informar e conscientizar sobre o assédio no ambiente de trabalho. Assim, diante do exposto, você fará uma pesquisa sobre assédio moral e responderá as perguntas a seguir: Ver conteúdo
Você sabe diferenciar o assédio de questões cotidianas e comuns nas relações de trabalho? Por exemplo: se o seu chefe/líder gritar com você em uma determinada situação, é considerado assédio. No entanto, se ele for rígido/enérgico ao tratar de algo relativo a uma determinada tarefa, não é considerado assédio. O respeito e a empatia são atitudes que devem ser praticadas e difundidas a todos. Quando se trata do ambiente de trabalho, precisamos estar atentos a essas questões, pois passamos em torno de 1/3 do nosso dia convivendo com pessoas e expostos a diversas situações que podem nos levar a cometer ou sofrer assédio. O nosso livro didático, as aulas conceituais, bem como os materiais extras e o apresentado anteriormente poderão auxiliá-lo(a) na realização desta atividade. Muito bem, feitas as devidas considerações, é hora de você pôr a mão na massa! Ver conteúdo
No mês de março de 2023, passou a vigorar a nova redação da Norma Regulamentadora NR-05. Nessa nova redação, a principal mudança está ligada às questões relacionadas ao assédio. A partir dessa data, as empresas passam a ser obrigadas a realizar ações para orientar e alertar os trabalhadores sobre o assédio no ambiente de trabalho. Assim, é importante conhecer as formas de assédio, e o mais comum nos ambientes de trabalho é o assédio moral. Ver conteúdo
MAPA - SEG - FUNDAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO - 52_2024 Olá, acadêmico(a) de Segurança no Trabalho! A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a) em Saúde e Segurança do Trabalho. Abordagem do tema assédio na NR-05 Você sabe que as Normas Regulamentadoras (NRs) passam por atualizações? Sabe onde fazer a consulta da atualização de uma NR? Ficou sabendo da atualização da NR-05 — CIPA Ver conteúdo
a) Explique o que é crescimento microbiano, e como ele pode causar a deterioração dos alimentos. b) Explique o que são fatores intrínsecos e fatores extrínsecos dos alimentos. c) Cite e explique os fatores intrínsecos dos alimentos que interferem no crescimento microbiano que podem ser observados no exemplo. d) Explique por que a umidade atmosférica e a temperatura possibilitaram o crescimento de fungos nos alimentos. e) Apresente possíveis soluções para evitar a deterioração dos alimentos, para os fatores intrínsecos e extrínsecos observados na atividade. f) Como última atividade, proponho um experimento para avaliação da contaminação de produtos armazenados. Ver conteúdo
Com todas as informações expostas, é hora de agir! Nesta atividade você, atuando como responsável pela Cozinha Industrial, deverá identificar os fatores que estão relacionados diretamente com o crescimento microbiano, orientando os profissionais responsáveis pela estocagem e preparo dos alimentos sobre estes fatores, indicando formas de eliminar ou diminuir o problema. Você deverá pensar na forma de explicar cada um dos fatores identificados através de palestras, contendo os problemas encontrados e formas de resolvê-los. Com este objetivo, você deverá analisar, pesquisar e responder cada item apresentado a seguir, com a finalidade de estruturar a palestra. Apresente as respostas no formato de texto, dispondo cada tópico em um parágrafo diferente. Ver conteúdo
Uma das áreas de atuação do profissional formado em Segurança Alimentar, está relacionada diretamente com a garantia da qualidade dos alimentos armazenados e preparados, englobando desde os procedimentos para a estocagem, até o cuidado e preparo dos alimentos. Neste aspecto, deve-se abordar os cuidados no armazenamento e controle de qualidade dos alimentos. A deterioração de produtos orgânicos, em geral, pode seguir dois caminhos: a oxidação e ação de enzimas livres presentes nos próprios alimentos, ou seja, um processo químico, sem ação de organismos vivos; ou por meio da atuação de microrganismos, que vão se apropriar dos nutrientes dos alimentos para sustentar seu próprio metabolismo. No caso dos microrganismos, sua ação nos alimentos depende da disponibilidade ou ausência de fatores que podem tanto aumentar sua taxa de crescimento e fazer com que o alimento se degrade mais rapidamente, ou impedir que este microrganismo se desenvolva, conservando o alimento por mais tempo. Estes fatores são denominados fatores intrínsecos e fatores extrínsecos que afetam o crescimento microbiano. Ver conteúdo
Foi relatado também, com relação ao preparo do arroz, que a quantidade excedente preparada em um dia, era armazenada para utilização nos dias subsequentes. Neste processo, o arroz preparado era deixado fora da refrigeração por um longo período, ou mesmo de um dia para o outro. Com base nos conhecimentos adquiridos e estudos realizados no decorrer da Disciplina de Microbiologia, Toxicologia e Doenças Transmitidas por Alimentos, quais fatores intrínsecos e extrínsecos relacionados ao crescimento microbiano poderiam ser responsáveis pela deterioração dos alimentos? Quais ações deveriam ser tomadas para evitar que a deterioração dos alimentos continue? Ver conteúdo
Nesta atividade você será responsável por uma Cozinha Industrial, que tem como principal finalidade o preparo de refeições para alimentação escolar. Nos últimos dois meses você percebeu, com base no levantamento dos estoques e pedidos de compra, um aumento significativo na aquisição de produtos não perecíveis como farinha de trigo e arroz, sem que houvesse aumento no número de refeições preparadas. Para entender o problema, você solicitou uma reunião com os profissionais diretamente responsáveis pelo preparo do alimento e controle de estoque, além de realizar uma inspeção minuciosa nas instalações. Na entrevista foi relatado que a maioria dos alimentos citados apresentavam crescimento de fungos ou bactérias e, portanto, eram descartados, sendo necessário a reposição do estoque. Na inspeção você constatou que o ambiente de estoque dos alimentos era o mesmo utilizado para o seu preparo, com poucas janelas e nenhum exaustor de calor ou umidade. Como consequência, a umidade atmosférica se condensava nas paredes e prateleiras, principalmente após o preparo das refeições e a temperatura média do ambiente, variava entre 33 e 37° C. Ver conteúdo
MAPA - SALI - MICROBIOLOGIA, TOXICOLOGIA E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS - 52 _2024 Por que alimentos armazenados, refrigerados ou não, sofrem deterioração? Como as caraterísticas do ambiente e as características relacionadas a cada tipo de alimento interferem no processo de deterioração? Um dos maiores problemas enfretados hoje pela sociedade é a questão da alimentação, quer seja pela dificuldade de se cultivar certos itens, quer seja pela perspectiva, não muito distante, de que a população mundial excederá a capacidade do planeta de produzir alimento suficiente. Neste ponto, muitas técnicas e ferramentas foram implementadas, gerando uma produção maior de alimentos, o que, por enquanto, consegue resolver o problema. Porém, outras medidas mais acessíveis podem ser implementadas. Estima-se que por ano um indivíduo desperdice aproximadamente 41,5 quilos de alimentos, por diversos motivos, o que se contornado poderia diminuir o problema da falta de alimento. Um dos motivos do desperdicio é a deterioração de alimentos armazenados de forma incorreta, em residências ou mesmo em locais destinados ao preparo de alimentos. Assim, o conhecimento das principais causas da deterioração dos alimentos, e dos fatores ambientais ou intrinsecos aos alimentos que contribuem para esta deterioração, são essenciais, principalmente para os profissionais diretamente ligados ao seu armazenamento e preparo. Ver conteúdo
3 – Agora é o momento de conhecer de que maneira as empresas de e-commerce atraem a atenção de seus consumidores, levando-os a compra. Usando o e-commerce escolhido anteriormente, apresente uma ação de comunicação e promoção realizada pela empresa, visando aumentar suas vendas e levar seus consumidores à compra. Apresente imagens e/ou link com a ação e, em seguida, explique como a ação foi realizada (foi feita em um período de datas comemorativas? Foi para atender um cliente específico? Etc). Ver conteúdo
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor e E-commerce. Para a realização do item 2 (dois) você deverá escolher 1 (um) E-commerce existente no mercado (não pode ser usada a empresa apresentada no exemplo na atividade). Em seguida, realize uma pesquisa sobre o e-commerce escolhido e preencha a tabela a seguir com as informações Ver conteúdo
1) Antes de realizar qualquer venda online ao consumidor é preciso conhecer os benefícios que esses procuram em um e-commerce. Assim, comece revisando o material da disciplina, no Tema de Aprendizagem 8, quando se discute uma lista de benefícios para os consumidores que compram pelo e-commerce. Em seguida, analise os benefícios apresentados, sendo estes os de: (1) 24 horas, (2) Sem Fronteiras, (3) Comodidade, (4) Opções de Produtos, (5) Acompanhamento de Vendas, (6) Flexibilidade, (7) Igualdade, (8) Custo, (9) Monitoramento, (10) Competitividade e (11) Interação. Escolha 5 (cinco) desses benefícios e elabore um texto contendo entre 7 e 15 linhas, explicando tais benefícios no contexto do e- commerce. Ver conteúdo
Segundo informações coletadas no site da Shopee (online, 2024), os produtos mais comprados e procurados pelos consumidores brasileiros no ano de 2023 foram: “Analisando o que as pessoas mais buscaram na Shopee em 2023, tênis e botas femininas ficaram no topo da lista por mais de 100 dias. Papetes femininas e materiais escolares também foram bastante buscados, marcando presença por cerca de 50 dias. Por fim, os ventiladores ganharam destaque este ano, uma novidade em relação ao ano passado, estando entre os cinco itens mais procurados” (SHOPEE, online, 2024). Além disso, o Pix apresentou um aumento de 60% nas compras online realizadas na plataforma, o que indica uma alteração na forma como o consumidor paga sua compras online. Você obtem mais informações sobre as vendas da Shopee pelo link: https://shopee.com.br/blog/produtos- mais-buscados-na-shopee/#quais-foram-os-produtos-mais-buscados-na-shopee Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar o e-commerce durante seu processo de decisão de compra. Vamos lá? Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você na pasta "Material da Disciplina" e/ou "Sala do Café". Ver conteúdo