MAPA - CBIO - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 52_2024 Christian Dunker, renomado psicanalista e professor da Universidade de São Paulo – USP, trouxe uma discussão significativa sobre um dos principais problemas que ocorrem no ambiente escolar em seu programa Falando Nisso, disponível no YouTube em 07 de março de 2024: Bullying. O psicanalista traz um dado alarmante ao sinalizar que 54% dos autores de bullying afirmam que nunca receberam uma orientação adequada sobre o comportamento que estão praticando. Ver conteúdo
Nessa atividade, você deverá elaborar um vídeo em formato de aula que aborde os seguintes pontos levantados pela sua comunidade de fé: - Quem destruiu o Templo? Por que ele foi destruído? - Qual era a importância do Templo para o povo de Jerusalém naquele tempo? (Aspectos políticos, econômicos e religiosos). - O Templo foi totalmente destruído ou sobrou alguma parte visível nos dias de hoje? - Existe alguma coisa no lugar do Templo judaico? - Pode-se perceber alguma disputa por aquele território na atualidade? Ver conteúdo
Situação hipotética: Você é responsável pelo ensino da sua comunidade de fé, e a temática que precisa abordar é sobre o Templo Sagrado de Jerusalém. Muitos irmãos não entendem o porquê ele foi destruído pelos Romanos no ano 70 d.C. Diante disso, você resolveu elaborar uma rápida aula, de 10 a 15 minutos, para explicar este momento histórico. Ver conteúdo
TEXTO 2 "Com a destruição do Templo, não fazia mais sentido a vida em Jerusalém, isto é, como todas as instituições políticas, econômicas e religiosas dependiam da Casa do Altíssimo, nesse momento tem-se o início da segunda diáspora judaica pelo mundo, ou seja, a dispersão dos judeus que se fixaram em variados lugares do planeta. [...] Ainda hoje, mesmo depois da fundação do Estado de Israel, em 1947, podemos ver judeus espalhados pelo mundo. Para muitos, quando o messias, que ainda esperam, vier, reunirá o povo escolhido e reconstruirá o Templo Sagrado" (Oliveira; Silva, 2018, p. 81). Ver conteúdo
MAPA - TEOL - HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: DAS COMUNIDADES CRISTÃS PRIMITIVAS À REFORMA PROTESTANTE - 52_2024 Observe a figura a seguir: Figura 1 - Espólios de Jerusalém - Arco de Tito, Roma 2008 Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/41/Spoils_from_Jerusalem_-_Arch_of_Titus_-_Rome_2008.jpg. Acesso em: 23 abr. 2024. TEXTO 1 Quando Jesus saía do templo, um de seus discípulos disse: "Mestre, olhe que construções magníficas! Que pedras impressionantes!". Jesus respondeu: "Está vendo estas grandes construções? Serão completamente destruídas. Não restará pedra sobre pedra!" (Marcos 13, 1-2; NVT). Ver conteúdo
O podcast deverá ter a seguinte estrutura: > Mencione seu nome e RA. > Crie uma atmosfera imaginando um programa em uma rádio local. > Comece com a definição do que é a equidade de gênero perante a bíblia e a sociedade. > Fale sobre os problemas de não se ter equidade de gênero. Você pode usar artigos, reportagens e exemplos pessoais. > Fale sobre a violência de gênero e qual o papel da igreja com relação a esse assunto. > Conclua falando sobre locais nos quais as mulheres vítimas de violência podem buscar ajuda em sua cidade ou região. > Conclua com agradecimentos aos ouvintes. Ver conteúdo
Sabendo dessas informações: > Seu MAPA será a gravação de um podcast, que receberá o nome de: Teocast. > Elabore uma pesquisa sobre a realidade das mulheres nas igrejas brasileiras, aproveite os itens 1 e 2 como referência para a sua pesquisa e, após isso, realize uma gravação, edição e postagem do podcast. > O objetivo do podcast é falar com a comunidade sobre a importância de se atentar à realidade das mulheres dentro e fora da igreja brasileira. Ver conteúdo
No livro didático, (Unidade 2, p. 56), inicia-se a discussão sobre os elementos essenciais da cosmovisão cristã e sua relação com a ética social. Nesse capítulo, são abordados alguns dos princípios fundamentais da cosmovisão cristã, os quais são relevantes para o tema da responsabilidade social e da influência da Igreja na sociedade. Esses princípios são considerados fundantes e devem estar presentes na concepção de projetos e programas de intervenção social. Ver conteúdo
A equidade de gênero e a restauração da dignidade intrínseca da mulher e do homem, como manifestações da natureza do próprio Deus. Em Gênesis 1:27, lemos que Deus criou o homem (raça humana) à sua imagem, à imagem de Deus o criou, “homem e mulher os criou”. Temos aqui a noção de que a natureza divina é refletida igualmente no homem e mulher, ambos assumindo diferentes formas, papéis e funções, mas iguais em dignidade e valor. Ver conteúdo
MAPA - TEOL - ÉTICA CRISTÃ E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 52_2024 Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/10/03/evangelicas-criam-projeto-para-combater-na-igreja-violencia-contra-a-mulher.htm. Acesso em: 5 mar. 2024. Confira trechos da reportagem: * Um dos poucos trabalhos sobre o tema foi desenvolvido pela teóloga Valéria Cristina Vilhena e publicado no livro "A igreja sem voz - análise de gênero da violência doméstica entre as mulheres evangélicas", de 2016. O estudo, feito na Casa Sofia, espaço de acolhida na cidade de São Paulo, mostra que 40% das mulheres vítimas de agressões físicas ou verbais dentro de casa se declaram evangélicas. No Brasil, os evangélicos correspondem a cerca de 30% da população. * O papel da igreja, assim como o de qualquer grupo social, é o de proteger a vítima, de trazer a consequência para o abusador, de educar os homens, diz Andreia. Talvez a igreja não tenha estrutura para acolher a vítima, mas precisa saber para quem ligar ou para onde levar essa mulher que está passando por algo difícil. Ver conteúdo
Etapa 2- Relação do poema com a sua espiritualidade - Qual a sua inspiração para a escrita deste poema? - Como este poema ajuda você na superação de situações difíceis, motiva para adoração ou lhe conduz para ser um melhor ser humano? - Se o seu poema pudesse ser comparado com um Salmo bíblico, qual seria? Por quê? Ver conteúdo
Etapa 1- Escrita original de um Salmo (poema) - A estrutura do poema deve ter entre 8 e 12 versos, podendo ter entre 1 e 4 estrofes. - Ter uma estrofe que se repete é opcional. - O poema precisa ter relação com a sua espiritualidade. - Pode ser utilizado o estilo hebraico de poema (paralelismo), com rima ou sem, ou outro estilo de sua escolha. Ver conteúdo
Os Salmos bíblicos são manifestações da espiritualidade humana, em todos os momentos da existência, seja na dor, na alegria, na conquista, na derrota, na realização ou na depressão. Tendo como base esta verdade, a proposta do MAPA para a disciplina de Espiritualidade Cristã é que você crie originalmente um Salmo (poema) que tenha relação com a sua espiritualidade. Posteriormente, responda às perguntas: Ver conteúdo
MAPA - TEOL - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ - 52_2024 MAPA - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ A importância dos Salmos é inquestionável. O judaísmo foi marcado do início ao fim pelos salmos. Nos salmos transparece o rosto de Deus, deixando entrever a experiência que o povo de Israel tinha da divindade. É o livro do Antigo Testamento mais citado e mais usado na liturgia cristã. O livro dos Salmos é a fonte preferencial de oração do povo de Israel. Ainda hoje os judeus piedosos continuam se alimentando espiritualmente com o Saltério. Essa oração do povo hebreu tornou-se a oração predileta também da Igreja. Jesus rezou os salmos, como o povo judeu do seu tempo. Assim como no tempo de Jesus, também para a Igreja de hoje o Saltério é o livro de oração e meditação por excelência. Com razão os salmos são chamados “a oração da Igreja”. A oração do Saltério nos leva a dialogar com Deus e meditar sobre o nosso dia a dia, os altos e baixos da vida. Os salmos rezam a vida cotidiana do povo: doença, alegria, festa, peregrinação, louvor, agradecimento, celebração da vida, colheitas, entronização do rei. Interessante perceber que os Salmos nos revelam uma oração que envolve o corpo todo: os olhos choram (6,7-8), as mãos se erguem (141,2) ou aplaudem (47,2), os pés dançam (149,3), os joelhos se dobram (95,6). Isso nos revela que a oração não é apenas algo da “alma”, mas de todo o ser da pessoa. Para os judeus, alma significa garganta, por onde circula o ar, que se tornou princípio e símbolo de vida, tanto a vida biológica como a vida intelectual e espiritual. Somos convidados a fazer dos salmos bíblicos também nossa oração cotidiana. Ver conteúdo
Justificativa Descreva a situação atual que se pretende alterar. É essencial apresentar: 1) a importância ou relevância do projeto; 2) os benefícios que o projeto trará; e 3) quem serão os beneficiários da iniciativa. Objetivos e Metas Apresente de forma resumida qual é o objetivo geral do projeto e quais os objetivos específicos. Para cada um dos objetivos, defina uma meta e qual é a situação almejada no tempo de execução do projeto. Lembre-se: as metas precisam ser objetivas, realistas e mensuráveis. Metodologia Indique quais são as estratégias metodológicas escolhidas e quais as técnicas e procedimentos a serem aplicados. Descreva, segundo uma lógica de hierarquia, quais são as principais atividades previstas e as metas relacionadas a cada uma delas. Ver conteúdo
Tendo isso em vista, elabore um projeto de sustentabilidade para a sua comunidade local, que desperte a consciência do consumo consciente nos participantes da comunidade. Este projeto deverá conter os seguintes elementos: Título Escolha um título que defina o seu projeto e, ao mesmo tempo, atraia a atenção dos potenciais parceiros/investidores. Resumo Faça uma breve descrição do seu projeto: objetivos e estratégias a serem adotadas. Ver conteúdo
MAPA - TEOL - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - 52_2024 As discussões sobre sustentabilidade nas últimas décadas passaram a focar a cultura de consumo como um dos principais fatores causadores dos problemas socioambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento focado no crescimento econômico. A crítica que vem sendo amplamente associada à “sociedade de consumo” é a de que os padrões de consumo que estão sendo praticados atualmente são insustentáveis, pois há uma exploração excessiva de recursos naturais. Ao não reconhecer a finitude dos ecossistemas, excede-se a capacidade de assimilação dos rejeitos pelo meio ambiente e o acesso às riquezas produzidas é injusto e desigual. Ver conteúdo
O projeto "Cidadania em Movimento" deve demonstrar como a inovação social pode ser uma ferramenta eficaz para abordar desafios complexos de integração e inclusão social. Ao adotar uma abordagem colaborativa e centrada nas necessidades das populações migrantes, a ONG "Cidadãos do Mundo" almeja criar impacto positivo tanto para as populações migrantes quanto para a comunidade local em geral, destacando a importância de superar desafios e obstáculos, bem como a necessidade de um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a equidade. Ver conteúdo
O seu projeto poderá contemplar propostas como por exemplo: Centro de Acolhimento Multicultural; Programa de Mentoria Intercultural; Empreendedorismo Social; Campanhas de Sensibilização e Educação; etc. Para a elaboração do seu projeto utilize o formulário padrão da atividade MAPA, que está disponível no material da disciplina, onde cada campo deverá ser preenchido com base na sua proposta e de acordo com a explicação do modelo convencional básico, que encontra-se na página 124 -125, do livro da disciplina. Ver conteúdo
DESAFIO: Você, é o(a) Assistente Social da OSC "Cidadãos do Mundo", e recebeu a missão de elaborar o projeto a partir do modelo convencional básico, que vise facilitar a integração socioeconômica e cultural das populações migrantes na comunidade local; promover a compreensão intercultural e reduzir o preconceito e a discriminação; capacitar as populações migrantes para que se tornem agentes de mudança positiva em suas comunidades. Ver conteúdo
Descrição do Caso: A Organização da Sociedade Civil - OSC "Cidadãos do Mundo" é uma organização local que se dedica a promover a inclusão social e o desenvolvimento comunitário. Diante do desafio da integração de populações migrantes, a OSC decidiu lançar um projeto inovador chamado "Cidadania em Movimento". Ver conteúdo
MAPA - SSOC - GESTÃO EM PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS - 52_2024 Inovação Social na Integração de Populações Migrantes Contexto: Em uma cidade portuária do país fictício de Cidadonia, tem havido um aumento significativo no número de pessoas migrantes que chegam em busca de trabalho e oportunidades de vida melhores. No entanto, a integração dessas populações migrantes na comunidade local tem sido desafiadora devido a barreiras linguísticas, culturais e socioeconômicas. O governo local reconhece a necessidade de encontrar soluções inovadoras para promover a inclusão e o bem-estar dessas populações migrantes. Ver conteúdo
Tendo em vista a preocupação da Antropologia e da Sociologia com a sociabilidade, como o retrato negativo do assistencialismo pode contribuir à formação de um assistente social? Ver conteúdo
Isto posto, após a leitura do material didático, o acompanhamento das aulas conceituais e suas reflexões, assista o filme e responda as seguintes questões: Sabendo que os negros não foram socialmente integrados na sociedade de classes brasileira, como as cenas exemplificam a perspectiva social sobre os negros no Brasil? Ver conteúdo
O objeto de análise desta atividade é o filme “Quanto vale ou é por quilo?”, produção nacional dirigida por Sérgio Bianchi, originalmente lançado em 2005 e disponibilizado gratuitamente em diversos canais na plataforma Youtube, como em https://www.youtube.com/watch?v=ACfdCYbyfI0 O drama apresenta um conjunto de analogias entre o período de escravidão e a realidade social dos negros na sociedade brasileira contemporânea, bem como estabelece críticas às relações de consumo e à maneira como a filantropia e a atuação social se tornaram elementos simbólicos para parcela da população, mais do que ações com finalidade de transformação social ou redução de desigualdades. Ver conteúdo
MAPA – SSOC – FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS – 52_2024 A conformação de aspectos sociais e culturais em nossa sociedade é definidora de muitos caminhos possíveis aos distintos grupos sociais, o que impacta tanto a garantia de direitos sociais em textos constitucionais quanto a atuação de assistentes sociais na busca pela efetivação de garantias sociais à população. Isto posto, esta atividade prática de aprendizagem dialoga com conteúdos abordados ao longo de diferentes aulas de nosso material didático e tem a finalidade de sintetizar, ainda que de maneira parcial e segmentada, a relevância de Fundamentos Antropológicos e Sociológicos à formação de assistentes sociais. Ver conteúdo
C) Recursos e materiais: descreva os recursos e materiais utilizados na aplicação das estratégias (limite de 5 linhas) Ver conteúdo
B) Atividades e/ou dinâmicas que envolvam os professores: elabore estratégias e/ou dinâmicas para abordar os dois temas/assuntos a serem tratados. Você deverá criar no mínimo duas e no máximo cinco estratégias e/ou dinâmicas (limite de 10 linhas); Ver conteúdo
Seu plano de ação deverá conter os seguintes itens: A) Explicação sobre o papel do Psicopedagogo para a Educação de Jovens, Adultos e Terceira idade: apresente um texto descrevendo a importância do seu trabalho para essa escola, explicando por que as mudanças que você está propondo são necessárias. Seu texto deve ser fundamentado teoricamente, com citações e referências (limite de 15 linhas); Ver conteúdo
A partir dos seus conhecimentos adquiridos sobre a Teoria da Aprendizagem Cognitivista, compreendendo a necessidade dessa escola de mudanças metodológicas, sua tarefa nessa atividade MAPA é elaborar um plano de ação para que essa mudança aconteça. Nesse plano, você deverá pensar em estratégias que poderão ser feitas, com os professores, que permitam a reflexão sobre o uso do aparelho celular e a mudança na metodologia. Ver conteúdo