MAPA – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 52 _2024 ARTE & MATEMÁTICA A proposta deste mapa vai um pouco além dos conteúdos de matemática, este vai proporcionar vivências da arte partindo dos elementos da matemática. A matemática tem inspirado e favorecido a arte. Perspectiva, proporção e simetria, por exemplo, são fundamentais nas artes plásticas. As bandeirinhas de Volpi, os azulejos de Athos Bulcão, o cubismo. Mas, e o contrário? Será que a arte inspira a matemática? Ver conteúdo
Texto 2 A relação entre escola, comunidade e os pais é um importante quesito para a boa qualidade e o bom funcionamento da instituição escolar. Essa relação pode ser construída de modo lento e informal, mas deve ser realizada de forma organizada. Com a sistematização e organização desse processo, os resultados são mais positivos. A gestão democrática vai muito além da participação dos membros da comunidade escolar nas instâncias colegiadas, ela precisa estar aberta ao diálogo constantemente com a comunidade, proporcionando que os envolvidos diretamente tenham condições de expor suas necessidades. A escola consegue, assim, tornar-se uma unidade social efetiva, sendo possível apenas com a junção da participação da comunidade. Parcerias entre as escolas e a comunidade podem ser formadas, inclusive com a participação de empresas. As empresas podem agir de forma a trazer tutores e palestrantes, fazer doações financeiras, proporcionar capacitações, entre outros. As parcerias que duram e trazem resultados são aquelas recíprocas, em que ambos os lados saem com algum benefício e possuem objetivos e metas bem definidos. Ver conteúdo
Texto 1 6 AÇÕES QUE VÃO TE AJUDAR A CONSTRUIR UMA BOA COMUNIDADE ESCOLAR A comunidade escolar pode ser considerada o coração da escola, uma vez que reúne todas as pessoas envolvidas de alguma maneira pela instituição. Esse grande grupo de indivíduos inclui, principalmente, os atores diretos das atividades pedagógicas e institucionais, como gestores, coordenadores, colaboradores, professores, alunos, pais e familiares. Mas a comunidade escolar não se encerra aí. Até mesmo profissionais não ligados à educação, mas que auxiliam na vida da escola, podem ser considerados parte dela, como auxiliares de trânsito, policiais, seguranças, cantineiros e servidores de limpeza e manutenção. Ainda, a presença da escola impacta também a região onde está localizada. Nesse sentido, a instituição pode considerar os moradores do entorno ou até o bairro todo como parte desse conjunto. Com isso, o senso de comunidade escolar vai muito além dos muros da escola, resultando em uma extensa rede de relacionamentos que deve ser positivamente estimulada, uma vez que reverbera na educação dos estudantes. Para tanto, a instituição precisa promover uma cadeia de ações estratégicas com o intuito de aproximar quem faz parte da escola direta ou indiretamente. Alguns exemplos dessas ações estratégicas são: Estimular o diálogo entre as famílias e a escola. Utilizar a reunião de pais para discutir temas de interesse mútuo. Criar oportunidades de integração nos eventos oficiais. Entender como a instituição impacta o bairro. Dialogar com o poder público da cidade. Criar ações sociais e que envolvam as famílias. Ver conteúdo
MAPA - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2024 Leia os textos 1 e 2 a seguir: Ver conteúdo
1) Nome e endereço da loja escolhida 2) Foto da fachada e/ou interior da loja 3) Segmento da loja 4) Persona (Você deverá descrever a persona da loja, que pode ser real, se tiver essas informações, ou fictícia) 5) Elabore uma ação de inbound marketing para cada etapa do funil de vendas (pg. 163 do livro) 6) A partir das estratégias de conteúdo criada no item 5, você deverá descrever a jornada de compra dessa loja, detalhando cada uma das etapas. Não esqueça que para uma estratégia omnicanal, você deverá utilizar, pelo menos dois canais, sejam físicos e/ou digitais. Ver conteúdo
Agora chegou a sua vez de colocar em prática as estratégias de omnichannel e inbound marketing. Para realizar essa atividade, você deverá escolher uma empresa varejista real na cidade onde você mora, que pode ser uma loja de pequeno porte ou uma grande varejista. O objetivo é que você como profissional de Marketing deverá elaborar uma estratégia de integração de canais para essa empresa, pensando na Data do Dia dos Namorados, que será no mês de junho. Pense que tipo de ações podem ser implementadas para atrair os clientes e fazer com que eles comprem os produtos dessa loja. Par isso, você deverá utilizar o roteiro a seguir: Ver conteúdo
- Deste modo, imagine que você estava procurando por um produto para ser utilizado em seu trabalho e ao abrir o Instagram viu um anúncio que contava as facilidades na utilização do tal produto procurado. Nesse momento, ao clicar no vídeo, você é direcionado para um site de compras onde há um detalhamento do produto e as condições de compra. - Será que o conteúdo de fato pode auxiliar no processo de compra? Um conteúdo bem detalhado e relevante ajuda no processo de integração de canais? - As mudanças ocorridas no cenário mercadológico trouxeram novas perspectivas para a dinâmica do varejo. A evolução, por meio da internet, as novas tecnologias e, por consequência, as mudanças de comportamento dos consumidores, atreladas a todo esse cenário, proporcionaram uma nova dinâmica de venda e comunicação entre as empresas e seu público-alvo, dando início a era do omnichannel. O omnichannel tem como objetivo oferecer uma experiência de compra completa e única ao consumidor, independentemente do canal em que irá ocorrer, permitindo uma interação em que o indivíduo consegue comprar a qualquer momento e em qualquer lugar, sem que haja limites ou barreiras entre os canais, já que esses estão interligados, facilitando a operacionalização e a efetivação do processo. Ver conteúdo
MAPA - MKT - OMNI CHANNEL E INBOUND MARKETING - 52_2024 Jornada integrada por meio de conteúdos - Você já realizou uma jornada de compra integrada, na qual passou por diferentes canais para realizar a compra, sendo atraído por um conteúdo relevante? - O principal objetivo de todo conteúdo omnichannel é atender às necessidades dos clientes, a partir da produção de conteúdos úteis que sejam relevantes para o problema que cada um está resolvendo e com informações de fonte primária. Um exemplo disso são vídeos tutoriais que possam auxiliar os usuários em suas compras, dicas de como escolher um determinado produto ou mesmo uma simples mas útil explicação sobre as características dele. Ver conteúdo
Você acessa mais informações sobre a matéria da Revista Vogue por meio do endereço: https://vogue.globo.com/marcas-parceiras/noticia/2023/07/parintins-tudo-sobre-o-maior-festival-a-ceu-aberto-do-mundo.ghtml (copie e cole em seu navegador). Para pensarmos em uma estratégia de marketing em determinado evento, precisamos estudar muito bem as suas características se quisermos acertar na nossa proposta. Portanto, existem dimensões a serem analisadas pelos gestores de marketing para delinear o seu projeto de anúncios, propagandas, experiências ao cliente, etc, para um evento que se pretende participar. Com base nos seus conhecimentos sobre Marketing de Eventos e a partir da leitura da reportagem da Vogue mencionada acima, cite e argumente sobre as características de i) Porte; ii) Data de Realização; iii) Perfil dos Participantes; iv) Objetivos; v) Categoria; vi) Área de Interesse; e vii) Extensão, do evento de Parintins. Ver conteúdo
No Brasil um dos maiores festivais culturais é o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Tendo como protagonistas as agremiações folclóricas dos bois Garantido (representado pela cor vermelha) e Caprichoso (azul), o festival atrai pessoas do mundo todo anualmente, sempre no último final de semana do mês de junho. Atualmente, é considerado o maior festival a céu aberto do mundo e é laureado com o título de Patrimônio Cultural brasileiro. O show acontece no Bumbódromo, arena em formato estilizado que lembra a cabeça de um boi. Durante as apresentações, a torcida, chamada de “galera”, fica em completo silêncio no momento da apresentação do boi adversário. Os jurados vêm de outros estados e até de outros países e seus nomes ficam sob sigilo até o primeiro dia de apresentação. Eles têm a tarefa de julgar 21 itens, analisando as toadas e alegorias e os personagens de cada agremiação a fim de laurear um dos bois (CUNHA, 2023). Ver conteúdo
MAPA - MKT - TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM MARKETING - 52_2024 Quando falamos em eventos, pensamos em locais de grandes magnitudes, com bufê, shows, intervenções artísticas, entre outros elementos que abordaremos ao longo da unidade. Entretanto um evento não se restringe apenas aos grandes momentos, é possível criar algo mais intimista para um público seleto, com o objetivo de reunir pessoas e transmitir a mensagem principal. . Ver conteúdo
- Escolher um dos casos propostos por Barbosa (2001), que lhe orientará em todo o processo de elaboração da atividade. - Escolher uma turma da Educação Básica na qual você desenvolveria sua atividade, elucidando conceitos que possam emergir no decorrer da solução proposta, de acordo com o nível escolhido. - Elaborar uma situação problema a ser investigada: é necessário que você proponha uma situação inicial, como um convite para os alunos participarem da atividade que será proposta. Essa situação inicial pode ser um vídeo, uma contação de história ou uma conversa inicial, que motive os alunos a participarem, por meio de questionamentos que remetam ao tema central da atividade. Lembre-se que uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática parte de aspectos da realidade dos alunos, de sua vivência, seu dia a dia. Convide seus alunos a participarem por meio de situações que os envolva. - Apresentar a situação problema: após a discussão inicial, deve ser apresentada a questão norteadora da atividade, o que os alunos deverão investigar. - Apresentar dados ou ideias de coleta de dados que podem ser realizadas no coletivo com os alunos. Lembre-se que esses dados ou a construção deles realizada em sala de aula depende da concepção que você escolher, do caso proposto por Barbosa (2001). - Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens, gráficos, tabelas e textos explicativos... Será o “modelo final” que representa a solução para o questionamento inicial. Use a sua criatividade! Ver conteúdo
MAPA - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - 52_2024 MATERIAL DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM - MAPA Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da nossa disciplina. Para a produção deste MAPA, focalizaremos na Modelagem Matemática, que foi uma das tendências em Educação Matemática abordada em nossa disciplina. A Modelagem Matemática é uma das tendências em Educação Matemática pela qual o professor, em sala de aula, pode orientar as abordagens de ensino e de aprendizagem. Segundo Barbosa (2001), a Modelagem Matemática consiste em um ambiente de aprendizagem e, no contexto da experiência de ensino, ela pode ser desenvolvida segundo o que esse autor denominou de casos, vejamos o quadro a seguir: Ver conteúdo
OBSERVAÇÃO: para maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização. a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem à sua atividade. b) No material da disciplina encontra-se disponível um template para elaboração da atividade. c) Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12, atividades a mão livre não serão aceitas! d) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão “Selecionar Arquivo”. e) Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão responder e, posteriormente, em finalizar questionário (após finalizar o questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). Ver conteúdo
Assim, propomos para nosso MAPA que você apresente uma aula prática sobre algum assunto de Geometria. Você deverá criar uma SD para essa aula. Descreva todos os passos e caminhos que você irá usar na aula. Uma Sequência Didática (SD) nada mais é que uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades. Elas ajudam a melhorar a educação e a interação do professor e aluno em relação aos assuntos propostos pela BNCC e com seu entorno. Ver conteúdo
Criado um gatilho de curiosidade e visão de “mundo geométrico” nos alunos começa então o estudo sobre conceitos de Geometria, tais como entes primitivos, ângulos, polígonos, cálculo e área e assim por diante. Depois de algumas aulas você finalizou os conceitos propostos. Como estamos inseridos em um mundo de formas, por onde direcionarmos nosso olhar vamos sempre nos deparar com algo relacionado a Geometria, na arte, natureza, construções, dentre outras. Então para o fechamento você propõe uma aula pratica. Ver conteúdo
Você já teve alguma experiência que necessitou o uso de conceitos de Geometria? Alguns responderam que foi na troca de piso da sua casa, na compra da caixa d`água que usa em sua residência, no construção da cerca do sitio de sua família, dentre outras. Ver conteúdo
Porque é importante estudar Geometria? Novamente, várias respostas, essa pergunta já não tão técnica igual a primeira pergunta, mas interessante para reflexão. Continuando com as indagações, você pergunta: Ver conteúdo
Você tem ideia do significado de Geometria? Alguns alunos responderam, algumas corretas, outras respostas mais direcionadas para situações do cotidiano deles. Depois de discutir esse conceito, você direciona uma segunda pergunta: Ver conteúdo
MAPA - MAT - GEOMETRIA COM CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS - 52_2024 Suponha que você seja o professor de Matemática de uma turma do primeiro ano do ensino médio. A Geometria está inserida na grade curricular da escola por ela ser um dos principais ramos da matemática, tornando-a indispensável no processo de ensino e aprendizagem. Então, você começará o estudo de Geometria utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem. Para iniciar a aula você apresenta uma discussão para tentar fazer um mapeamento do nível de conhecimentos dos alunos e triar estratégias caso a turma seja heterogênea. Durante a discussão a primeira pergunta foi: Ver conteúdo
d) Descreva de que forma a empresa deve construir programas de conscientização ambiental no local/município onde ela está inserida, programas estes que serão formas de fortalecer a logística reversa com a coleta, transporte e processamento adequados dos materiais descartados. Ver conteúdo
c) Desenvolva uma pesquisa na sua cidade ou na internet e faça um levantamento de empresas que já realizam ações voltadas para a logística reversa dos resíduos pós-consumo urbano. Escolha uma dessas empresas, especifique que tipo de produto ou serviço ela vende, assim como a cidade a qual está localizada. Descreva como essa organização consegue promover um ecossistema capaz de reaproveitar o que é descartado por outros. Informe se a empresa promove programas de coleta seletiva, incentivo à separação adequada de resíduos e ações voltadas à educação sobre a logística reversa. Você pode inserir imagens que julgue importantes para descrever sua resposta. Ver conteúdo
b) Após realizar a pesquisa sobre logística reversa em sua cidade, identifique se existem cooperativas de reciclagem e outras empresas relacionadas ao mercado financeiro. Explique como essas cooperativas, se presentes, participam do trabalho de logística reversa em seu município. Caso não haja cooperativas de reciclagem, busque alternativas ou iniciativas que possam contribuir para práticas de sustentabilidade, reciclagem ou gestão de resíduos, mesmo que não sejam modelos tradicionais de cooperativas de reciclagem. Ver conteúdo
a) Realize uma pesquisa na sua cidade e faça um breve resumo sobre as condições econômicas da cidade e de que forma isso impacta na produção de lixo. Realize um levantamento se existe a destinação adequada de resíduos no município que você reside, informe se são utilizados lixões e/ou aterros sanitários controlados como forma de disposição de resíduos ou se existem outras formas do lixo ser descartado após o consumo urbano. Ver conteúdo
A Logística Reversa é uma área crucial da gestão de resíduos, envolvendo o movimento de produtos e materiais do consumidor de volta para o ponto de origem, seja para reciclagem, remanufatura ou descarte adequado. Para a nossa atividade de aprendizagem prática, o Mapa, vamos desenvolver um estudo de caso, exploraremos os desafios enfrentados no Brasil em relação à gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e como a logística reversa pode ser uma solução para mitigar esses problemas. Ver conteúdo
MAPA - LOG - LOGÍSTICA REVERSA - 52_2024 Logística Reversa avança, mas é preciso ampliar ações de reaproveitamento de resíduos. Ao se pensar no planeta como casa, o “jogar fora” não existe. Todo resíduo produzido pela humanidade vai parar em algum lugar, seja nos aterros, seja nos lixões. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada pessoa produz, em média, 343 quilos de lixo, por ano no país: cerca de 80 milhões de toneladas. Muito desse material tem capacidade de ser reaproveitado e o ciclo de vida de um produto pode se estender além do seu uso. Ver conteúdo
MAPA - LOG - LOGÍSTICA REVERSA - 52_2024 Logística Reversa avança, mas é preciso ampliar ações de reaproveitamento de resíduos. Ao se pensar no planeta como casa, o “jogar fora” não existe. Todo resíduo produzido pela humanidade vai parar em algum lugar, seja nos aterros, seja nos lixões. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada pessoa produz, em média, 343 quilos de lixo, por ano no país: cerca de 80 milhões de toneladas. Muito desse material tem capacidade de ser reaproveitado e o ciclo de vida de um produto pode se estender além do seu uso. Ver conteúdo
Com base nos dados apresentados na Tabela 1, calcule e preeencha a tabela a seguir: a) Valor consumido. b) Valor consumido acumulado. c) % individual. d) % acumulado. Ver conteúdo
MAPA - LOG - LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS - 52_2024 Nesta atividade, você embarcará em uma jornada empolgante para desvendar os produtos e serviços de maior relevância para a empresa. Equipado com a ferramenta Histograma, você classificará cada item em três classes: A, B e C. Essa classificação estratégica permitirá que você analise: qual é o produto que tem maior relevância para a empresa? Se o produto faltar, quanto impacta no faturamento anual da empresa? Para serviços, as perguntas são as mesmas? Essas perguntas devem ser feitas para que se estabeleça planos de ação para priorizar produtos de baixa saída e baixo valor agregado. E como identificar esses produtos ou serviços? Nesse caso, utilizamos a ferramenta chamada de “Histograma”. Ver conteúdo