6- Enfestar o tecido e cortar: A empresa faz o alinhamento das folhas de tecido na mesa de corte. O número de folhas depende da quantidade a ser produzida e da capacidade da máquina de corte, que é de 17 folhas de tecido e 55 folhas para as máquinas pequena e grande respectivamente; Mês de janeiro, 120 peças tiveram defeitos devido ao processo de enfestar e cortar. Mês de fevereiro, 69 peças tiveram defeitos devido ao processo de enfestar e cortar. Ver conteúdo
4- Receber os insumos para o processo de produção: Devido a correria do dia a dia da empresa, os colaboradores não tem conseguido realizar a conferencia/ inspeção da matéria prima recebida. 5- Estocagem da matéria prima recebida Ver conteúdo
3- Entrar em contato com o fornecedor em caso de atraso da entrega de insumos. É necessário entrar em contato, visto que, não ocorreu no momento da compra a negociação de preços e prazos de entrega. Mês de janeiro – Ocorrência de 3 situações de atraso no recebimento de matéria prima. Mês de fevereiro – Ocorrência de 1 situações de atraso no recebimento de matéria prima. Ver conteúdo
Inicio 1- Planejamento e controle da Produção. 2- Contato com o fornecedor para fazer pedidos de matéria – prima: A empresa não possui uma lista de fornecedores, para todos os seus insumos, e não há uma pesquisa de como anda a matéria prima de seus fornecedores. Mês de janeiro – Devolução para o fornecedor de 4 caixas de botões com defeitos Mês de fevereiro – Devolução para o fornecedor de 2 caixas de botões Mês de fevereiro – Devolução para o fornecedor de 3 lotes de fardo de tecido (cor diferente do pedido). Ver conteúdo
Etapa 1 – Monte um fluxograma da organização, conforme processo descrito. No fluxograma não precisa colocar as falhas do processo, somente o fluxo da atividade. Ver conteúdo
Com relação ao argumento apresentado, considere que você seja o Gestor(a) da Qualidade responsável por uma empresa de confecção de camisas, e precisa desenvolver algumas melhorias no processo de produção, utilizando algumas ferramentas da qualidade. Você irá iniciar a melhoria por meio das seguintes etapas. Ver conteúdo
Sabemos que, para a organização obter um processo adequado, uma gestão eficiente, e obter resultados positivos, é necessário controlar cada etapa do processo organizacional, e manter uma administração eficiente de todos os recursos da empresa. Sendo assim, é necessário que o gestor(a) da qualidade tenha esse conhecimento de controle dos processos, e conheça as ferramentas e métodos da qualidade, saber analisar dados, para assim gerar resultados positivos para a organização, conquistar e manter seus clientes, e se manter no mercado competidor. Ver conteúdo
O pleno domínio e controle do processo de produção da empresa, a eficiência na utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, e a eficácia no alcance dos objetivos, são os resultados esperados com a implantação da Qualidade Total, resultados que garantem a satisfação dos clientes e a perenidade da empresa, além de viabilizar a governança corporativa, ponto de convergência entre os interesses dos proprietários e as decisões dos gestores do negócio. Ver conteúdo
MAPA - GQ - FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SEIS SIGMA - 52_2024 O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os stakeholders e também da excelência organizacional da empresa. A Qualidade Total consiste em um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes. Ver conteúdo
c) Além dos defeitos na linha de produção, a empresa fabricante de bobinas de papel recebeu o resultado da Pesquisa de Satisfação de Clientes, na qual foi constatado que mais de 50% dos clientes encontram-se insatisfeitos com o prazo de entrega. Dessa forma, você, gestor da qualidade, foi convocado para apresentar na próxima reunião gerencial um Diagrama de Ishikawa, a fim de identificar ao menos três causas que possam estar resultando no atraso das entregas. Ver conteúdo
b) Dentre os defeitos levantados está a gramatura fora de padrão. A gramatura pode ser compreendida como a quantidade de papel em gramas contido em um metro quadrado de papel (g/m²). Para a realização do teste de gramatura, é de extrema importância que a balança utilizada esteja devidamente calibrada e que seu erro sistemático seja conhecido. Dessa forma, para a avaliação do erro sistemático de leitura da balança utilizada para medir a gramatura, um bloco-padrão de 50 g foi usado como padrão de referência. Foram coletadas 12 medidas de massa, conforme a tabela a seguir, por um mesmo operador, por meio do uso da balança em questão. Dessa forma, calcule o erro sistemático da balança. Ver conteúdo
ATENÇÃO: para a realização do Gráfico de Pareto, considere os dados disponíveis no experimento do laboratório virtual da Algetec, disponível em seu Studeo (ícone Laboratórios Laboratórios Virtuais Gráfico de Pareto). Todos os dados estão disponíveis dentro do experimento e, além da indicação do defeito que deve ser priorizado, sua resposta deve conter dois prints: - O primeiro print deve conter a tabela com os dados referentes à contagem de ocorrências de cada problema, o percentual que representa e o somatório dos percentuais. - O segundo print deve conter o Gráfico de Pareto que foi gerado pelo próprio laboratório da Algetec. Ver conteúdo
Com base nos dados levantados, você deverá: a) Indicar qual o defeito que deve ter a solução priorizada. Para isso, você deverá estruturar e apresentar um Gráfico de Pareto que trata dos defeitos encontrados. Ver conteúdo
MAPA - GQ - CONTROLE DA QUALIDADE E METROLOGIA - 52_2024 Uma empresa fabricante de bobinas de papel tem recebido muitas reclamações de seus clientes com relação à qualidade dos produtos vendidos. Para entender a situação e priorizar as ações de melhoria, você, gestor da qualidade, fez um levantamento dos defeitos que vêm ocorrendo na linha de produção. Dentre os defeitos encontrados, cinco se destacaram. Os defeitos foram registrados por itens, conforme descrito a seguir: Item A: baixa resistência ao teste de esmagamento do anel. Item B: absorção de água fora do padrão. Item C: baixa resistência ao teste de Arrebentamento. Item D: gramatura fora do padrão. Item E: umidade fora do padrão. Ver conteúdo
c) Identifique e descreva os sete passos necessários que podem maximizar a qualidade e produtividade da comunicação empresarial. Ver conteúdo
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO: A partir dos textos apresentados como material extra, bem como o livro da disciplina, considere as discussões e os conceitos a respeito da eficiência e eficácia da comunicação empresarial e responda as questões a seguir: Ver conteúdo
MAPA - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024 M.A.P.A. A comunicação, por sua própria origem e finalidade, é um instrumento pertencente às organizações, o que permite o compartilhamento de informações e é um dos fatores que trazem impactos e desafios no cotidiano das instituições. A literatura ressalta ainda que a comunicação é uma ferramenta útil dentro da organização, contribuindo para o controle, a manutenção, o desenvolvimento e para a durabilidade da empresa. A comunicabilidade perpassa toda a existência e as atividades da empresa, assim, sem essa ferramenta, todas as relações seriam inviáveis, sejam elas comerciais, de trabalho ou afetivas. Assim, a comunicação empresarial amplia a sua visão e deixa de ser um simples conjunto de atividades, desenvolvidas de maneira fragmentada, para constituir-se em um processo integrado que orienta o relacionamento da empresa ou entidade com todos os seus públicos de interesse. Ver conteúdo
TERCEIRA ETAPA: AÇÃO - Envio da atividade Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina; A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação. Ver conteúdo
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação Problema e Realização Rafaela é uma especuladora do mercado financeiro que está negociando Contratos de Opções das ações da Petrobrás, por acreditar que as ações da empresa irão desvalorizar. Nessa operação, Rafaela tem como objetivo comprar Opções de Venda da ação, mesmo não possuindo as ações para vender. Caso na data de vencimento do Contrato de Opção, a ação da Petrobrás esteja com um preço interessante no mercado à vista, Rafaela comprará as ações nesse mercado e as venderá por meio do Contrato de Opções adquirido. Para realizar essa estratégia, Rafaela comprou 500 (quinhentas) Opções de Venda do Modelo Europeu, sendo o Preço de Exercício unitário de R$ 38,50 (trinta e oito reais e cinquenta centavos) e o Prêmio de R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) por Opção. Elaborado pelo professor, 2024. Com base na situação hipotética, imagine que na data de vencimento do Contrato de Opção, a ação da Petrobrás esteja sendo negociada no mercado à vista por R$ 32,00 (trinta e dois reais). Dessa forma, respondas os seguintes questionamentos: Rafaela é Lançadora ou Titular de uma Call ou uma Put? Justifique a sua reposta. Qual será o lucro ou prejuízo caso Rafaela não exerça a opção na data de vencimento? Qual será o lucro ou prejuízo caso Rafaela exerça a opção na data de vencimento e compre as ações no mercado à vista (por R$ 32,00) para as entregar? Explique se Rafaela deverá ou não exercer a opção na data de vencimento. Observação Importante Para realização da atividade considere apenas as informações apresentadas, não sendo necessário considerar cobrança de Imposto de Renda, emolumentos e outros custos envolvidos nesse tipo de negociação. Ver conteúdo
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio No mercado de opções são negociados os direitos de compra ou venda de determinado ativo para uma data futura. Ou seja, as opções são apenas direitos de compra ou venda, não são obrigações e se um contrato não for cumprido, ele simplesmente perde a validade. Para adquirir o direito de compra ou venda, é preciso pagar um prêmio. O valor do prêmio não corresponde ao preço do ativo. Ele funciona apenas como uma forma de pagamento pelo direito de compra ou venda do ativo por determinado valor em uma data futura. A negociação de contratos de opções possui três figuras: a B3, o titular e o lançador. A B3 serve para garantir que os contratos sejam respeitados. Já o titular é a pessoa que compra a opção e passa a ter direito de compra ou venda. Por fim, o lançador é a pessoa que vende o seu direito de compra ou venda. Ver conteúdo
MAPA - GFIN - MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS - 52_2024 Olá Acadêmico(a), Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina Mercado Financeiro e de Capitais! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber: Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio; Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema e REALIZAR a atividade; Terceira etapa: ENVIAR a atividade solicitada. Ver conteúdo
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE: PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PASSO 1 - Definir quem deve ser treinado – o(s) público(s)-alvo(s). PASSO 2 - Definir os métodos a serem utilizados para tratar os conteúdos do programa de Treinamento e Desenvolvimento – como será feito? PASSO 3 - Descrever os conteúdos abordados no programa de T&D – o que será tratado? PASSO 4 - Descrever os motivos (os porquês) do programa de T&D – quais são os objetivos esperados? PASSO 5 - Descrever os recursos físicos, humanos e financeiros necessários para implementação do programa de T&D – o que será preciso e quanto custará? Ver conteúdo
Neste sentido, visando rapidez na adaptação dos novos profissionais à cultura da organização e às demandas do setor, sua missão, para fins desta Atividade MAPA, será elaborar um Planejamento para o Programa de Treinamento e Desenvolvimento focado no desempenho e na integração e socialização dos novos Assistentes Financeiros. Ver conteúdo
Sendo um(a) gestor(a) que preza pela qualidade dos serviços da sua equipe e pelos resultados entregues, você resolveu cuidar, pessoalmente, da elaboração de um Programa de Treinamento e Desenvolvimento aos novos colaboradores, em parceria com o Setor de RH. Dentre as principais atividades a serem realizadas pelos novos Assistentes Financeiro, estão: Controle de notas e boletos; Lançamentos em sistema para previsibilidade de caixa; Inserção de pagamentos em Internet Banking; Realização de conciliação bancária; Elaboração de fluxo de caixa; Contato com fornecedores; Rotinas de fechamento financeiro; Suporte à diretoria através das informações financeiras geradas; Envio de informações para contabilidade. Ver conteúdo
MAPA - GFIN - CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - 52_2024 Olá, estudante. Tudo bem? Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise cuidadosamente as informações da narrativa fictícia, a seguir: Imagine que você, caro(a) estudante, é o(a) Gestor(a) Financeiro(a) de uma grande indústria do setor sucroalcooleiro e que receberá, na próxima semana, três novas pessoas no setor, contratadas para o cargo de Assistente Financeiro. Ver conteúdo
Calcule o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) caso todo o investimento seja aplicado em Manaus-AM. Calcule o Índice de Lucratividade (IL) para os projetos das unidades de Cuiabá-MT e Manaus-AM. Ver conteúdo
Quadro 1 – Fluxos de caixa, valores em milhões de reais Fonte: o autor. Agora, com base nessas informações, você deverá terminar essa análise de investimento, respondendo aos seguintes itens e apresentando a resolução dos cálculos: Ver conteúdo
(2) SEGUNDA ETAPA: realização da atividade Agora, com base no exposto e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua atividade MAPA. Vamos lá?! Situação hipotética: suponha que você, diretor(a) financeiro(a) da Heineken, considerando a política de expansão da empresa, está avaliando possibilidades de expansão na capacidade produtiva, também, das unidades de Cuiabá-MT e/ou Manaus-AM. Para isso, projeta-se o aporte financeiro de 1.029 milhões de reais em investimentos para atender a essa nova demanda projetada. Sabendo da importância de tal decisão para o futuro das ações estratégicas da Heineken, você está realizando, junto à sua equipe, um minucioso plano de negócios, que contemplará ferramentas de viabilidade de projetos e investimentos, considerando como custo de oportunidade uma taxa de juros de 13,75% a.a., conforme fluxos de caixa demonstrados a seguir em um horizonte de cinco anos. Ver conteúdo