Etapa 2 - Realizar a análise de SWOT de acordo com seu estado atual. Considerando os itens da profissão escolhida, realize a sua análise de SWOT, preenchendo os campos informados no quadro disponível, lembrando que esta análise deverá estar em consonância com a profissão que você deseja prosseguir. Em relação à profissão escolhida, realize sua análise: Ver conteúdo
Qual é o mercado de trabalho para esta profissão escolhida? O mercado de trabalho para programadores é bastante promissor, abrangendo diversas áreas como desenvolvimento de software, web, aplicativos móveis, sistemas embarcados, entre outros. A demanda por profissionais de tecnologia continua em alta devido à transformação digital que afeta todos os setores da economia. Ver conteúdo
Itens Respostas Qual a profissão que deseja atuar? Programador web e mobile Qual ano você planeja iniciar na profissão escolhida? 2025 Ver conteúdo
ATIVIDADE MAPA Etapa 1 - Definir e pesquisar a profissão almejada, de acordo com seus objetivos pessoais e de carreira. Nessa etapa você deve definir uma profissão que deseja atuar futuramente, realizar uma pesquisa sobre a profissão e em seguida responda às questões preenchendo o quadro: Ver conteúdo
Instruções para Realização da Atividade Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos; É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA; Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota; Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo; Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT; Na Sala do Café do ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira! Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina Ver conteúdo
MAPA - Material de Avaliação Prática da Aprendizagem Acadêmico: R.A. Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: GO Projeto de Vida Ver conteúdo
4 – Nas linhas 76 e 77 há dois incrementos de variáveis. Por que isso é feito e qual é a diferença entre essas variáveis? Ver conteúdo
3- Suponha que a fila esteja composta por: P-512, R-513, C-514, C-515, P-516. Quando o caixa 3 fizer uma chamada, qual senha será atendida? Como fica a fila após esse atendimento? Ver conteúdo
2- Explique como é que o caixa 4 consegue chamar primeiro quem tem senha de atendimento rápido, detalhando esse trecho do algoritmo, e o que acontece caso não haja nenhuma senha dessa categoria. Ver conteúdo
Baseado nas regras apresentadas e no código fonte apresentado, RESPONDA às perguntas a seguir: 1- Explique como é possível armazenar número e letra para cada senha nessa solução. Ver conteúdo
Vamos alterar um pouco essa definição de fila para atender a um problema real. Imagine que você entra em uma fila em um banco que é gerenciada através de senhas. Porém, não é uma fila única e simples, mas uma fila que comporta diferentes situações: • Existem 4 caixas realizando o atendimento. • As senhas distribuídas possuem uma letra, que indica a categoria, seguida por um número sequencial. • Considere as seguintes categorias: – C – Comum – P – Prioridade (idosos, gestantes, etc.) – R – Atendimento rápido (operações simples) • O caixa 1 atende às prioridades. Se não houver prioridades na fila, atendem o próximo da fila, de qualquer categoria. • Os caixas 2 e 3 realizam atendimentos comuns. Se não houver, atendem o próximo da fila, de qualquer categoria. • O caixa 4 é especial para atendimentos rápidos. Se não houver, atendem o próximo da fila, de qualquer categoria. Ver conteúdo
Filas e pilhas são muito importantes em diferentes processos no dia a dia, tanto para processos em computação quanto no “mundo real”. As filas são estruturas sequenciais ordenadas, onde um novo elemento sempre é inserido no final da fila e só pode ser removido o elemento do início da fila. Não se pode “furar a fila”. Ver conteúdo
MAPA – ADSIS – ESTRUTURA DE DADOS I – 52_2024 O estudo das estruturas de dados em Filas e Pilhas é fundamental para entender como organizar e acessar informações de forma eficiente em programação. Uma Fila segue o princípio FIFO (First In, First Out), onde o primeiro elemento inserido é o primeiro a ser removido, ideal para cenários como processamento de tarefas em ordem de chegada. Por outro lado, uma Pilha segue o princípio LIFO (Last In, First Out), em que o último elemento inserido é o primeiro a ser removido, adequada para situações como rastreamento de chamadas de função ou expressões matemáticas. Compreender as operações básicas, como inserção (enqueue/ push), remoção (dequeue/ pop), e visualização (front/ top), permite a implementação eficaz de algoritmos e soluções para uma variedade de problemas computacionais, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas robustos e eficientes. Ver conteúdo
(4) Elabore o modelo Canvas da empresa que você criou. Para isso você pode se basear na figura disponível no seu livro da disciplina na Unidade 3 em “Compreendendo o Business Model Canvas”: Ver conteúdo
(2) Qual a proposta de valor da sua empresa? (Pense em qual dor você tira? O que você entrega?) Ver conteúdo
(1) Qual o nome da sua empresa e quais atividades principais da sua empresa? (Utilize sua criatividade para inventar o nome da empresa e principais atividades.) Ver conteúdo
Avaliação: Primeiramente pense (invente/imagine) sobre a empresa que você queira montar. Lembrando que essa empresa deve estar relacionada com a tecnologia. A empresa que você imaginar pode estar relacionada a manutenção de equipamentos ou ainda relacionada com a fabricação e manutenção de softwares. Utilize sua criatividade! Agora, para a elaboração da atividade você deve responder as seguintes perguntas e elaborar posteriormente o modelo Canvas. Ver conteúdo
Mão na massa: Imagine que você está querendo montar uma empresa relacionada ao ramo de tecnologia daqui a um ano e para realizar o planejamento você irá criar o modelo Canvas dessa empresa. Ver conteúdo
Contextualização: O processo de início de um empreendimento tem origem em uma concepção que demanda desenvolvimento para detectar possibilidades e eleger as melhores medidas a serem adotadas. Essa avaliação engloba a formulação da estratégia de curto, médio e longo prazo da empresa, a definição do gênero de produto ou serviço a disponibilizar, a identificação do público-alvo e o estabelecimento de ações para atingir o êxito. Contudo, como podemos identificar uma oportunidade de negócio ou planejar a fundação de um empreendimento? Uma boa solução seria a utilização do Modelo Canvas de negócios. O Canvas de Negócios proporciona ao empreendedor a habilidade de conceber estratégias inovadoras que elevam a competitividade da empresa. Dessa forma, esse modelo pode otimizar os procedimentos de gerenciamento, conduzindo inevitavelmente a resultados superiores, inclusive em termos financeiros. Ver conteúdo
MAPA – EMPREENDEDORISMO – 52_2024 Olá, acadêmico(a)! Esta é a proposta de atividade M.A.P.A., ou seja, Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. Queremos lhe dar a confiança e experiência necessária para ter atitudes empreendedoras, como criar, inovar e implementar soluções. Ver conteúdo
Orientações: - Verifique o vídeo explicativo na Sala do Café. - Leia a Unidade 2 do livro da disciplina. - Disserte de forma objetiva e nítida sobre o tema enunciado. - Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas. - Ao finalizar o texto, releia-o e verifique se sua argumentação é coerente. - Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo. Ver conteúdo
Considerando as informações apresentadas acima e o que você aprendeu sobre cartografia nessa disciplina, compare as representações cartográficas, identifique e disserte sobre o período histórico de cada uma, as semelhanças, as diferenças e as possíveis tendências que cada uma traz. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - HIST - GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA - 52_2024 MAPA DA EUROPA EM 1571 MAPA DA EUROPA EM 1815 Ver conteúdo
Assim, com base em uma riqueza cultural e econômica, o Renascimento italiano produziu uma arte que buscava reviver a grandeza do passado clássico ao mesmo tempo em que enfatizava o valor humano. Este legado está perfeitamente expresso em obras como "A Primavera" de Botticelli. Ver conteúdo
Ainda, a obra "A Primavera" de Sandro Botticelli mostra perfeitamente os elementos do Renascimento. Apresentando figuras mitológicas como Vênus e Mercúrio em um jardim que representa o renascimento da natureza, a pintura reflete a união do humanismo com a mitologia clássica. O ideal de beleza e harmonia inspirado na antiguidade está sublinhado pela atenção de Botticelli aos detalhes da natureza, ao uso equilibrado de cores e à expressão das emoções humanas através de figuras divinas. Ver conteúdo
Além disso, o retorno aos ideais clássicos e o foco na perspectiva, proporção e representação humanística do world e dos indivíduos caracterizam a arte do Renascimento. O humanismo renascentista valorizou o estudo das línguas clássicas e dos textos antigos, uma tradição fortalecida por figuras como Petrarca e Dante, e refletida nas obras de artistas como Giotto e, mais tarde, Botticelli. Ver conteúdo
Nesse sentido, a Itália dos séculos XIII e XIV era um mosaico de cidades-estado e repúblicas, como Veneza, Florença e Gênova. Essas cidades prosperaram graças ao comércio e à indústria, e sua posição estratégica entre o Oriente e o Ocidente lhes permitiu prosperar. O terreno acidentado da região impediu a agricultura e o comércio marítimo. Isso aumentou a economia dessas cidades e criou uma população urbana educada & culturalmente engajada. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - HIST- HISTÓRIA ANTIGA - 52/2024 Primeiramente, pode-se dizer que o Renascimento italiano, que durou dos séculos XIV a XVI, é um período de grande revalorização das artes, cultura e intelectualidade, inspirado pelos ideais da antiguidade clássica. Este movimento se destacou por sua inovação artística, bem como pelo contexto econômico e político da Itália da época, que ajudou a desenvolvê-lo. Ver conteúdo
Diante do exposto, proponha para sua equipe de maketing uma ideia inicial sobre características que a propaganda institucional deve ter e por quê. Não é necessário falar da mídia, da plataforma, nem de valores, apenas propor características. Ver conteúdo