ATIVIDADE 1 - SEG - FUNDAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO - 52_2024 Máquinas e equipamentos são os meios utilizados pelas empresas e organizações nos mais diversos processos de produção. Este tipo de recurso é bem presente em diversos segmentos da economia, tais como: indústria de manufatura (química, metalmecânica, construção civil etc.), prestação de serviços (elétrica, hidráulica etc.), transporte, agricultura, silvicultura, entre outros. Ver conteúdo
Com base no que foi exposto, responda: a) Explique o que é uma célula procariótica e aponte qual tipo de microrganismo possui esse tipo de célula. b) Explique a diferença entre bactérias e fungos. c) Exemplifique cinco diferenças entre células eucarióticas e procarióticas. Ver conteúdo
A qualidade higiênico-sanitária de um alimento pode ser afetada desde a produção da matéria-prima até o processo de preparo do alimento, sendo que os perigos que afetam essa qualidade podem ser separados em físicos, químicos ou biológicos. No caso dos perigos biológicos, temos os microrganismos como principais agentes contaminantes. Como destacado no artigo, dentre os microrganismos, os dois grupos mais comuns são bactérias e fungos e, nesse aspecto, para que se possa conscientizar e estabelecer procedimentos corretos de prevenção da contaminação, é preciso conhecer as características destes microrganismos. Ver conteúdo
Um exemplo da importância desse processo foi um estudo (OLIVEIRA e GONÇALVES, 2015 Apud COELHO, ANDRADE e MOURA, 2021) que analisou as mãos de manipuladores de alimentos em creches na cidade Juazeiro do Norte, no Ceará, identificando diversos patógenos (agentes causadores de doenças), listando como os principais Klebsiella sp (64,29%) Staphylococcus aureus (14,29%) e Escherichia coli e Candida albicans (7,14%), sendo estes bactérias e fungos associados a má higienização das mãos após utilização do banheiro. Ver conteúdo
Uma das principais formas de contaminação dos alimentos, que pode gerar uma DTA, é através da sua manipulação por profissionais, principalmente durante o preparo, devido à falta ou falha nos processos de higienização, por exemplo, na lavagem das mãos. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - SALI - MICROBIOLOGIA, TOXICOLOGIA E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS - 52 _2024 A Resolução nº 216 de 2004 da ANVISA, dispõe sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Nesse documento “Boas Práticas” é definido como “procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária”, incluindo, portanto, as Unidades de Alimentação e Nutrição e Cozinhas Industriais. Vários perigos estão associados a alteração da qualidade higiênico-sanitária de um alimento e, dependendo de sua natureza, concentração, intensidade e exposição, podem provocar Doenças Transmitidas pelos Alimentos (DTAs). Ver conteúdo
Com base na leitura do fragmento extraído do artigo acima, e disponibilizado na Pasta Materiais da Disciplina e do seu conhecimento sobre a Política de envelhecimento Ativo proposto pela OMS (também disponibilizado na pasta materiais da disciplina) elabore um texto que sintetize a importância desta Política e relacione com os fatores que determinam um envelhecimento com qualidade e saúde. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GERON - REABILITAÇÃO NO ENVELHECIMENTO - 52_2024 O processo de envelhecimento populacional ocorre mundialmente, nos países desenvolvidos, de modo gradual; enquanto que nos países em desenvolvimento, como o Brasil, apresenta-se de forma acelerada.De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) as projeções indicam que até o ano de 2050 o número de pessoas no mundo com mais de 60 anos ultrapassará os 2 bilhões. Dados do Ministério da Saúde de 2016 já apontavam que o Brasil ocupava o quinto lugar no ranking de países com a maior população idosa. Números estes confirmados pelo Censo 2022, na qual aponta que a população de idosos no Brasil já supera 32 milhões (IBGE, 2022). Com essa expansão, os anos a mais de sobrevida devem ser visualizados de modo qualitativo, uma vez que é essencial disponibilizar ao idoso melhores condições de saúde, para que tenham um envelhecimento ativo, saudável e funcional na realização de suas necessidades, pelo período mais duradouro possíve. Sabemos que a capacidade funcional (global) é definida como um conjunto de competências físicas e mentais essenciais para executar, sem auxílio, as atividades da vida diária. Para os idosos essa questão significa que estão aptos para desenvolver atividades e tomar decisões do seu cotidiano. Em contrapartida, a incapacidade funcional representa a dependência desse indivíduo em realizar tais tarefa o que resulta em diversos declínios. Ver conteúdo
b) Nesse almoço serão ao total 100 convidados, quantos kg de arroz deverão ser adquirido no fornecedor? E quantos kg de arroz renderá a receita? Sabendo que o IR (Índice de reidratação) do arroz 2,40 e foi calculado 40g de arroz cru por convidado. Ver conteúdo
a) O cardápio terá feijão e arroz, considerando que para cada convidado consumirá em média 70g de feijão pronto, calcule quanto de feijão e arroz deverá ser comprado por pessoa. Sabendo que o feijão tem o IR (Índice de reidratação) 1,807. Ver conteúdo
De acordo com o texto acima, as fichas técnicas auxiliam a calcular o custo de cada ingrediente, sendo assim, você foi convidado para fazer um almoço e precisa fazer orçamento e bem como lista de compras para os anfitriões do evento. Portanto, responda as perguntas a seguir: Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GAS - PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS - 52_2024 A ficha técnica de alimentos normalmente é usada com dois objetivos: estabelecer padrão e qualidade e descobrir o custo unitário de cada prato ou drink preparado na cozinha. Uma determinada receita pode ser feita sempre com as mesmas proporções e garantir um nível de qualidade e previsibilidade para o resultado final. E a ficha ajuda a calcular o custo fracionado de cada ingrediente utilizado, estabelecendo uma melhor margem de lucro para o negócio. Ver conteúdo
Descreva de forma dissertativa a evolução da Cozinha Francesa, desde os primórdios da haute cuisine até a revolução da nouvelle cuisine, destacando a importância de cada um desses movimentos para a gastronomia mundial. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GAS - COZINHA CLÁSSICA - 52/2024 A luta entre o novo e o velho, o simples e o complicado é constante na história de todas as artes. A culinária não é exceção. Inevitavelmente, o conceito do que é bom ou mau em matéria de cozinha muda através dos tempos. Assim, tomar como definitivas as características da culinária de um momento, transformando-as em dogmas gastronômicos, é esquecer o fato de que a maneira de comer, além de expressão de uma realidade complexa, é também moda. Ver conteúdo
- A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos de atividades não finalizadas, sendo estas, portanto, não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Estejam atentos para conferir o arquivo enviado e finalizar o questionário. Ver conteúdo
Observações: - Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível no ambiente da disciplina na Sala do café; - Para esta atividade não é necessário criar a caixa/tapete sensorial, somente elaborar uma sugestão de atividade que se enquadre na turma referida e que trabalhe com o campo de experiência e objetivo mencionado. - A correção da sua atividade será feita pelo arquivo que você anexar no ambiente da atividade MAPA, por este motivo solicitamos atenção ao formato do arquivo anexado (editor de texto Word). Por este motivo, certifique-se de encaminhar o arquivo correto, pois não há como alterar o arquivo enviado. O envio é realizado UMA ÚNICA VEZ. Ver conteúdo
Faça o download do formulário padrão obrigatório para a atividade, nele consta todas as orientações. Para sua atividade 1 você precisará: Preencher o formulário padrão da atividade com os dados solicitados Elaborar uma (1) sugestão de atividade com uma caixa sensorial e/ou tapete sensorial. Lembre-se que sua atividade deve estar adequada a uma turma de infantil III (3 anos). Indicar os materiais que seriam necessários para a realização do plano de aula. Ver conteúdo
PLANO DE AULA - INFANTIL III (3 ANOS) CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons, cores e formas. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Utilizar diferentes materiais, suportes e procedimentos para grafar, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes. Ver conteúdo
Imagine que você foi contratado(a) para assumir uma turma de Infantil III (3 anos) e terá que elaborar um plano uma aula que atenda a um campo de experiência e objetivo específico da BNCC. Sua proposta de aula deve englobar a utilização de um recurso sensorial, como uma caixa de texturas ou tapete sensorial e, também, uma proprosta de atividade que utilize esse recurso. Veja as informações que norteiam o seu plano de aula: Ver conteúdo
Como futuro profissional que lidará com os processos de ensino e aprendizagem é preciso conhecer as teorias que nortearão sua prática, mas também vivenciar momentos que aplicação, e\ou sintetização dessa teoria, na prática. Maria Montessori iniciou sua carreira com crianças que eram privadas de estimulação sensorial e, muito cedo, observou que o desenvolvimento infantil era potencializado quando tal estimulação era fornecida. Com base nessas observações, Montessori começou a desenvolver seu próprio conjunto de materiais que ela chamou de “Educação sensorial”. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO INFANTIL - 52_2024 Caro(a) aluno(a), Este ambiente é para o envio da Atividade de estudo 1 - Valor 3,0. A atividade de estudo 1 é obrigatória para a disciplina. Ver conteúdo
Elabore um texto dissertativo citando e definindo quais são as características diagnósticas dos Cordados responsáveis por separar esse filo dos demais filos de animais existentes. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - CBIO - ZOOLOGIA II - 52_2024 Os animais cordados são classificados dentro do Filo Chordata e compartilham características evolutivas exclusivas do grupo, ou seja, que são encontradas apenas nesse filo e estão presentes em todos os indivíduos do Filo em algum período do seu desenvolvimento. O filo Chordata é composto por três subfilos, são eles: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, sendo o último o mais estudado, pois abrange 98% dos representantes cordados. Ver conteúdo
Pois bem, os temas elencados evidenciam justamente algumas temáticas abordadas nesta disciplina, que se constitui como fundamental para o exercício do profissional da educação de uma forma consciente e efetiva. Desse modo, proponho que sistematize em, no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, qual o objetivo da Psicologia da Educação e a sua importância na práxis do profissional da educação. Ver conteúdo
Ao se depararem com tal questionamento atentavam-se para a angústia desencadeada pelos alunos que não aprendiam conforme o esperado, as dificuldades disciplinares enfrentada no manejo de turmas, a suposta falta de interesse e comprometimento dos discentes com seus compromissos escolares. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - CBIO - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 52_2024 Em minha experiência profissional como psicóloga escolar e professora universitária para os cursos vinculados à educação sempre fui questionada pelos profissionais desta área sobre os motivos pelos quais era necessário aprenderem sobre os fundamentos da Psicologia da Educação. O qual sempre devolvi com a seguinte pergunta: no exercício da sua profissão, o maior obstáculo é desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem ou manejo com os indivíduos atendidos? Ver conteúdo
Considerando o contexto da pandemia de Covid-19, explique, em um texto dissertativo de 250 a 350 palavras, como líderes políticos e religiosos podem se valer do medo escatológico para promover agendas pessoais em detrimento das medidas sanitárias cruciais para a saúde pública. Utilize exemplos históricos e contemporâneos para embasar sua análise, considerando a influência do medo escatológico na formulação de políticas e no comportamento social. Ver conteúdo
Na segunda metade do século XIV, a ascensão do forte medo escatológico estava ligada à difusão da Peste Negra e também dos problemas relacionados ao grande cisma que dividiu a cristandade ocidental entre Avignon e Roma, colocando em xeque a legitimidade entre as massas de excomungados de ambos os lados. Nesses tempos, estoura a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, no início, impulsionada por disputas sucessórias ao trono francês, depois acentuada pela dominação da rica região de Flandres. São desse período as revoltas populares, ocasionadas nas regiões onde se instalaram os conflitos da guerra em questão, ocasionados pelos altos impostos cobrados para a manutenção do conflito" (Oliveira; Silva, 2018, p. 81). Ver conteúdo
TEXTO 2 "As sociedades europeias dos séculos que marcam o início da modernidade tinham uma religiosidade exacerbada, digo religiosidade entendendo-a como formas e práticas para além do limite institucional, vivenciados nas mais diversas configurações. No entanto, o discurso dos religiosos, como padres, bispos, arcebispos e freis, sempre teve grande recepção e repercussão no ocidente europeu. Trabalhar com o medo sempre foi, desde os tempos imemoriais, uma excelente tática de se fazer ouvir, um trunfo. Neste aspecto, as mazelas pelas quais a sociedade passava serviu de munição para Igreja, que intensificou a ideia de: arrependei-vos, pois o fim está próximo. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - TEOL - HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: DAS COMUNIDADES CRISTÃS PRIMITIVAS À REFORMA PROTESTANTE - 52_2024 TEXTO 1 Figura 1 – Paul Fürst, Der Doctor Schnabel von Rom (coloured version) Ver conteúdo