'A péssima posição do Brasil não surpreende. Também está entre os países mais mal avaliados da América Latina no que diz respeito aos direitos políticos das mulheres e à paridade política entre homens e mulheres. Até 2006, nem sequer dispunha de legislação específica sobre violência contra a mulher, ao passo que 17 países da região já legislavam sobre o tema', afirma a economista Daniela Verzola Vaz, da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ver conteúdo
O relatório aponta que as mulheres compõem 52% do funcionalismo dos países estudados. No entanto, são apenas 23,6% nos cargos classificados como de nível 1 (equivalente a ministro) e 44,2% nos cargos de nível 4 (diretor). No Brasil, embora as mulheres, de acordo com o Atlas do Estado brasileiro, produzido pelo Ipea, sejam quase 59% dos servidores, são apenas 18,6% nos cargos de liderança, nos quatro níveis, conforme o relatório do BID. Separando pelos níveis estudados, em 2022 elas eram 19,3% no nível 4, 22,1% no nível 3 (subsecretária) e 9,1% no nível 2 (secretária). Ver conteúdo
Os dados revelam o quanto o fenômeno conhecido como “teto de vidro” ainda impõe barreiras à ascensão profissional para lideranças femininas no continente, barreiras ainda mais difíceis de transpor para as negras. A metáfora do teto de vidro foi cunhada em 1978 pela consultora norte-americana Marylin Loden (1946-2022) para se referir ao setor privado, denunciando os obstáculos muitas vezes invisíveis que impedem a ascensão das mulheres aos cargos mais altos. Mas o teto também cobre a cabeça das profissionais da administração pública. Ver conteúdo
Nesse sentido, a metodologia de pesquisa é uma ferramenta fundamental para o Gestor Público. Assim, leia com atenção os trechos retirados do texto "Mulheres Enfrentam Barreiras para a Ascensão no Serviço Público Brasileiro", publicado na Revista FAPESP, em março de 2023, por Diego Viana, e disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/mulheres-enfrentam-barreiras-para-a-ascensao-no-servico-publico-brasileiro/. “Embora já correspondam a mais de metade da força de trabalho na burocracia brasileira (59%), as mulheres ocupam menos de 20% dos cargos de direção. O número, divulgado em dezembro no estudo “Mulheres líderes no setor público da América Latina e do Caribe”, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), coloca o país em posição inferior à da maioria dos vizinhos na região. Países como Argentina (40,7%), Colômbia (47,1%) e Costa Rica (53,5%) caminham, pelo menos à primeira vista, para a paridade de gênero no setor público. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GPUB - MÉTODOS DE PESQUISA APLICADOS À GESTÃO PÚBLICA - 52_2024 A proposta da Atividade de Estudo 1 é discutir a relação entre Metodologias de Pesquisa e o desenvolvimento de explicações e abordagens para problemas sociais, pois, uma vez identificado um problema, é necessário pensar em caminhos para abordá-lo buscando a melhora de um contexto social e a promoção de justiça e equidade. Ver conteúdo
ATENÇÃO! Para responder à Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo Word, em seu computador (pois, caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, o tempo pode expirar e você perder a sua resposta). Depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir. Ver conteúdo
ATIVIDADE: Mediante a contextualização apresentada sobre o Ciclo Orçamentário, convidamos você a se aprofundar no assunto e, assim, elaborar um texto dissertativo que deverá conter os tópicos a seguir: - Uma explanação sobre Ciclo Orçamentário. - Por que o atendimento de todas as etapas do Ciclo se faz necessário em uma relação com a Lei de Responsabilidade Fiscal? (Seu texto deve conter no mínimo sete (7) e no máximo quinze (15) linhas). Ver conteúdo
Portanto, é essencial que os candidatos e eleitos nas eleições municipais estejam cientes das etapas do Ciclo Orçamentário, incluindo a elaboração do Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento Anual (LOA). Além disso, devem compreender como ocorre a execução orçamentária, o acompanhamento dos gastos e a prestação de contas à sociedade. A participação ativa dos cidadãos nesse processo também é fundamental. A sociedade deve estar informada sobre as prioridades e os investimentos realizados pelo poder público, contribuindo para uma gestão mais eficiente e responsável. Ver conteúdo
Para desempenhar suas funções com eficiência, é fundamental que esses gestores compreendam o funcionamento do Ciclo Orçamentário. Isso envolve o processo de planejamento, execução, controle e avaliação dos recursos públicos, garantindo que sejam utilizados de forma transparente e eficaz para o benefício da população. Ver conteúdo
Importância do Ciclo Orçamentário para o Gestor Público O Gestor Público precisa de boas informações para elaborar planos de trabalho e atender às demandas da sociedade. No Brasil, no mês de outubro de 2024, ocorrerão as eleições municipais para alguns cargos de gestores públicos. No Executivo, teremos a escolha de Prefeitos e Vice-Prefeitos, e no Legislativo, os Vereadores. Esses gestores têm a responsabilidade de legislar, fiscalizar e elaborar planos de trabalho para suas respectivas cidades. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GPUB - CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - 52_2024 Olá, estudante de Gestão Pública. Esta atividade corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Contabilidade Pública. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise e entendimento do quanto é importante o Ciclo Orçamentário para o Gestor Público. Ver conteúdo
c) Considerando a atuação dos diferentes atores sociais, como movimentos sociais, profissionais de saúde, gestores públicos e legisladores, na construção e implementação do SUS, discuta sobre a importância da participação social nesse âmbito. Ver conteúdo
b) Analise os princípios e as diretrizes fundamentais que orientam o SUS como política pública, indicando a importância de tais para a orientação dessa política. Ver conteúdo
Considerando o exposto, disserte sobre a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto política pública. Com o seu texto, busque responder: a) Quais são as motivações para a criação de um Sistema Único de Saúde em um país como o Brasil? Ver conteúdo
Para que as resoluções da 8ª pudessem se estruturar melhor e chegar à nova Constituição, foi criada a Comissão Nacional da Reforma Sanitária (CNRS), que funcionou de agosto de 1986 a maio de 1987. A 8ª foi responsável por dar o arcabouço político e a CNRS deu o arcabouço técnico. A CNRS era composta por representantes de segmentos importantes, inclusive do setor privado". Ver conteúdo
O crescimento do movimento sanitário, organizado desde os anos 1970, foi crucial para o amplo debate dessas questões. Enquanto o país passava pelo processo de redemocratização, o movimento ganhou consistência e avançou na produção de conhecimento, com a criação de órgãos como o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), em 1976, e a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), em 1979. Em meados dos anos 1980, Sergio Arouca assumiu a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro. Ver conteúdo
Mesmo em 2019, prestes à realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que faz um resgate à Reforma Sanitária Brasileira, é possível encontrar semelhanças na luta constante em defesa do SUS. O relatório final da 8ª Conferência apontou a importante conclusão de que as mudanças necessárias para a melhoria do sistema de saúde brasileiro não seriam alcançadas apenas com uma reforma administrativa e financeira. Era preciso que se ampliasse o conceito de saúde e se fizesse uma revisão da legislação. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GH - POLÍTICAS PÚBLICAS DA SAÚDE - 52_2024 "8ª Conferência Nacional de Saúde: quando o SUS ganhou forma Cinco dias de debates, mais de quatro mil participantes, 135 grupos de trabalho e objetivos muito claros: contribuir para a formulação de um novo sistema de saúde e subsidiar as discussões sobre o setor na futura Constituinte. A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 17 e 21 de março de 1986, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais: ‘A saúde como dever do Estado e direito do cidadão’, ‘A reformulação do Sistema Nacional de Saúde’ e ‘O financiamento setorial’. Ver conteúdo
ATIVIDADE: Em nosso material de estudos, você irá encontrar um tópico específico tratando sobre a Satisfação do Cliente. Portanto, primeiramente, faça toda a leitura desse tópico e, na sequência, apresente um texto argumentativo-dissertativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão (cerca de 15 linhas), com a mesma temática, apontando como a satisfação é tratada nos ambientes de saúde e quais os seus desafios. Ao final, apresente, de forma opcional, um relato de experiência, no qual você ou algum conhecido tenha vivenciado de satisfação ou insatisfação de atendimentos na área de saúde no Brasil. Ver conteúdo
Satisfazer os usuários da saúde é sempre um desafio, pois, geralmente, os indivíduos estão fragilizados e encontram-se em algum estágio de sofrimento. Por isso, não basta agir com a razão, é imprescindível todo um trabalho de humanização, respeito e atenção. Nesse sentido, melhorar os serviços é primordial, ou seja, qualquer que seja o estabelecimento, torna-se relevante implantar sistemas de medição de satisfação, para que a partir de dados confiáveis a gestão possa propor melhorias. Sendo assim, vamos a sua tarefa! Ver conteúdo
Dessa forma, é possível determinar o nível de lealdade e satisfação do paciente e acompanhantes, além de ter parâmetros de avaliação para otimizar os seus serviços. Apesar de ainda ser pouco utilizado, o NPS na saúde indica notas promissoras para o setor. No Relatório Anual de 2020 de NPS e CX Benchmarks, do CustomerGauge, a indústria da área da saúde obteve 63 pontos na avaliação geral, com taxa de retorno de 96%, um dos maiores entre as categorias analisadas. A nota ficou acima de setores como tecnologia, restaurantes, agências de seguros e telecomunicações. Assim, o NPS na saúde não é conveniente apenas para mensurar a qualidade do atendimento, como também para determinar a eficiência dos serviços médicos de forma geral. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 – GH – MARKETING HOSPITALAR – 52_2024 ATIVIDADE DE ESTUDO 1 Vamos iniciar a Atividade de Estudo 1 com a leitura do texto a seguir: NPS na área da Saúde – Entre a Gestão e a Satisfação NPS é a sigla para Net Promoter Score, uma métrica de avaliação que possibilita mensurar a lealdade e a satisfação do cliente diante da empresa. No caso do NPS na saúde, esse recurso pode ajudar a obter um feedback rápido dos pacientes e acompanhantes, por exemplo, permitindo que você saiba o que precisa ser modificado para atingir a máxima qualidade no atendimento. A dinâmica é simples e geralmente se resume a uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, quais as chances de você recomendar os serviços da clínica para um amigo ou familiar?”. Ver conteúdo
b) Após selecionar o médico credenciado, é necessário formalizar e finalizar a contratação por meio de um contrato. Explique (em no mínimo 5 linhas) cada etapa do ciclo de vida de um contrato (pré contratação, contratação, pré execução, execução, encerramento. Ver conteúdo
Com relação ao credenciamento, imagine que você é o gestor de um hospital público e precisa contratar um médico especialista em uma área com escassez e a única alternativa é utilizar o credenciamento. Nesse sentido: a) Crie um texto argumentativo para explicar para a diretoria do hospital o que é credenciamento, a sua legalidade e quais ocasiões é possível utilizar para convencê-los dessa alternativa para suprir a demanda. Para a resposta, é necessário utiliza ao menos 06 (cinco) linhas. Ver conteúdo
O trecho anterior, reflete sobre a falta de médicos em diferentes regiões brasileiras para atender a demanda da sociedade. Quando se fala de serviço público, o médico, assim como outros profissionais, deve ser contratado por concurso, mas, na falta de profissionais na área da saúde, uma das alternativas para a Administração Pública utilizar é o credenciamento. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GH - GESTÃO DE CONTRATOS, TERCEIRIZAÇÃO E LICITAÇÃO - 52_2024 A simples abertura de mais escolas de medicina e de mais vagas em cursos já existentes não basta para reduzir as desigualdades regionais em locais de baixa concentração de médicos, em áreas distantes, do Norte, do Nordeste ou do interior. Após a graduação, o médico recém-formado tende a migrar para outros centros mais desenvolvidos, como São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros. De forma geral, as metrópoles se mostram mais atraentes para estes profissionais que as cidades onde nasceram ou se formaram. Esse persistente fluxo de médicos em direção aos mesmos lugares pode agravar ainda mais desigualdades e gerar outras consequências indesejadas ao sistema de saúde brasileiro. Apesar de todas as mazelas existentes, se o atendimento à saúde ainda funciona é pelo compromisso dos médicos com a sociedade e pela cobrança pelo envolvimento do governo e de outros setores da sociedade neste debate. É importante que se tenha sempre em mente que as entidades médicas, como instituições, estão sempre interessadas em dialogar e encontrar propostas e respostas para os problemas da assistência de nossa população. Ver conteúdo
É importante que você apresente um único texto, de no mínimo 20 e no máximo 40 linhas, e que contenha essas informações. Faça uma introdução, argumente as respostas e em seguida, conclua o assunto. Lembre-se de que saber fazer uma análise crítica de determinados documentos e relatórios é fundamental para sua formação docente e para a seleção adequada de materiais e recursos didáticos e tecnológicos a serem utilizados em sala de aula. Ver conteúdo
Clique em: CONHEÇA O MAPBIOMAS depois selecione o tópico PRODUTOS e depois abra o mapa que esá nomeado: MAPAS DE USO E COBERTURA DA TERRA. Em seguida, faça uma análise textual desse arquivo, levando em consideração temas como: Serviços ecossistêmicos. Recursos naturais e energia. Economia ambiental e Instrumentos de controle ambiental. Por fim, para sequencia textual, conside responder os seguintes questionamentos: 1- Qual é o uso do Geoprocessamento nos mapas apresentados? 2- Qual é objetivo dos mapas neste documento? 3- De maneira generalizada, qual conclusão é possível chegar com a leitura dos mapas? Ver conteúdo
Para realizar este trabalho científico e que utiliza o Geoprocessamento como ferramenta fundamental para elaboração de mapas temáticos de base para análise, o uso do sensoriamento remoto ficou marcado após contrato com a Google que gerou um termo de cooperação técnica para desenvolver a iniciativa, tendo como base a plataforma Google Earth Engine. Especificamente, o projeto teve início em julho de 2015 com um treinamento da equipe do MapBiomas sobre o Google Earth Engine em Mountain View, Califórnia. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GAMB - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS - 52 _2024 Contextualização O MapBiomas é uma iniciativa do SEEG/OC (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima) e é produzido por uma rede colaborativa de co-criadores formado por ONGs, universidades e empresas de tecnologia organizados por biomas e temas transversais, que tem como propósito “revelar as transformações do território brasileiro por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade, e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e o uso da terra, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.” Fonte: MapBiomas. Disponível em: https://mapbiomas.org/# Ver conteúdo