Elabore um texto com, aproximadamente, 25 linhas. Referências: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/quao-limpas-e-renovaveis-sao-as-energias-que-chamamos-de-limpas-e-renovaveis/. Acesso em: 23 abr. 2024. https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia. Acesso em: 23 abr. 2024. https://fia.com.br/blog/energia-limpa/. Acesso em: 23 abr. 2024. Ver conteúdo
1. Percentual de geração de energia elétrica atual. Percentual de emissão de gases de efeito estufa. Impacto e perdas ambientais antes, durante e após a implantação do empreendimento. Populações e comunidades afetadas antes, durante e após a implantação do empreendimento. Matéria-prima e insumos utilizados na construção da infraestrutura física e os gases de efeito estufa. Ver conteúdo
Agora que você está contextualizado sobre o tema, o desafio é escrever um texto discursivo sobre: quão limpas e renováveis são as energias que chamamos de limpas e renováveis? Desenvolva um texto discursivo sobre cinco matrizes energéticas consideradas renováveis e limpas: hidroeletricidade, biocombustíveis, energia eólica, energia solar e hidrogênio. Seu texto deve abranger cada característica a seguir sobre cada matriz considerada renovável e limpa: Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GAMB - ECOLOGIA APLICADA E A GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS - 52_2024 Leia o trecho a seguir: O Brasil emerge como um protagonista em potencial no enfrentamento às mudanças climáticas, apresentando vantagens comparativas que o diferenciam de outras nações. A diversidade da matriz energética surge como um fator de destaque, com uma presença significativa de fontes renováveis. Essa configuração reflete a importância do país em aproveitar os recursos naturais disponíveis para estabelecer uma infraestrutura energética mais sustentável. Ver conteúdo
Diante do fragmento acima, explique como o uso de tecnologia está influenciando o avanço das práticas integrativas e complementares globalmente Orientações para desenvolver sua atividade de ESTUDO 1: Leia o livro da disciplina. Assista às aulas conceituais e ao vivo. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/yFVcjFEbBMw (copiar e colar no navegador de internet). Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação. *Esta atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante. **Em caso de dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora. Bons estudos! Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - TERAPIAS INTEGRATIVAS E TÉCNICAS DE SPA - 52-2024 Com o avanço das tecnologias, as evidências científicas estão cada vez mais demonstrando que o modelo tradicional de prevenção e promoção da saúde, predominante no mundo ocidental, pode não ser suficiente. Isso tem levado um número crescente de pessoas a buscar formas alternativas ou complementares de tratamento para diversas condições de saúde, bem como para melhorar seu estilo de vida. Essa interação entre o uso de recursos tecnológicos e o crescimento das práticas integrativas e complementares, na saúde reflete uma busca por esse tipo de abordagens. Como também o acesso facilitado a informações sobre essas práticas, juntamente com a percepção de seus benefícios, está contribuindo para sua crescente adoção e aceitação em todo o mundo, do uso dessas abordagens. Ver conteúdo
Diante da situação hipotética, realize os cálculos e explique se o investimento que Marcela realizará será suficiente para pagar integralmente a viagem ao final de 12 meses. Justifique a sua resposta. Observação: os cálculos deverão constar na sua resposta. Ver conteúdo
Devido a algumas adversidades, Marcela não conseguirá pagar o pacote à vista, porém ela possui algumas quantias para receber ao longo do ano. Frente a essa situação, Marcela realizou algumas pesquisas e conseguiu, junto ao seu banco, um investimento que remunera uma taxa de juros de 1% ao mês. Com isso, Marcela está trançando a estratégia para utilizar esse investimento para formar uma poupança, aplicando, a partir do próximo mês, 12 quantias mensais de R$ 3.500,00. Além disso, Marcela consegue adicionar ao mesmo investimento R$ 20.000,00 no quarto mês e mais R$ 20.000,00 no oitavo mês. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - MATEMÁTICA FINANCEIRA - 52_2024 Marcela deseja realizar uma viagem com a sua família daqui a 14 meses, porém, hoje, é o último dia disponível para a contratação do pacote da viagem. Em conversa com a agência de turismo, Marcela descobriu que o pagamento do pacote pode ser realizado de duas formas: 1. Pagamento à vista no valor de R$ 80.000,00. 2. Os R$ 80.000,00 poderão ser pagos integralmente ao final de 12 meses, porém será cobrada uma taxa de juros de 1% ao mês. Ver conteúdo
Em geral, se d for menor que 1,5 ou maior que 2,5, existe potencialmente um sério problema de autocorrelação. Caso contrário, se d estiver entre 1,5 e 2,5, a autocorrelação provavelmente não será uma preocupação. Considerando os parâmetros acima e que a hipótese nula (H0) pressupõe erros aleatórios e ausência de autocorrelação, e que na hipótese alternativa (H1) os resíduos são autocorrelacionados, sabendo-se que determinado modelo de série temporal do Banco Central apresentou DW = 0,38125 e p-valor = 0,00000, a qual conclusão podemos chegar? Ver conteúdo
A estatística de teste sempre varia de 0 a 4 onde: d = 2 indica que não há autocorrelação; d < 2 indica correlação serial positiva; d > 2 indica correlação serial negativa. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 – ECO – ECONOMETRIA – 52_2024 O teste de Durbin-Watson é o mais utilizado por pesquisadores que têm a intenção de verificar a existência de autocorrelação dos resíduos, embora sua aplicação só seja válida para se testar a existência de autocorrelação de primeira ordem, conforme figura seguinte. Ver conteúdo
Com base no exposto acima, a proposta dessa atividade é investigar as transformações ocorridas nos agregados macroeconômicos entre os trimestres de 2023 no Brasil. Responda o que se pede: a) Apresente o valor do PIB para cada trimestre de 2023 e o valor do PIB ao final de 2023. Explique qual ótica foi utilizada para chegar nesses valores. Ver conteúdo
Faça uma análise da Tabela 1 a seguir, que apresenta os valores a preços correntes (milhões de reais) dos principais setores da economia e dos impostos líquidos sobre produtos: Tabela 1: Valores a preços correntes (milhões de reais) da Agropecuária, Indústria, Serviços e Impostos líquidos sobre produtos para os trimestres de 2023 Período Agropecuária Indústria Serviços Impostos 1º trimestre de 2023 223.643 559.077 1.481.526 318.459 2º trimestre de 2023 191.353 599.162 1.575.031 335.559 3º trimestre de 2023 153.953 621.630 1.611.625 353.753 4º trimestre de 2023 108.622 637.047 1.723.916 361.755 Fonte: IBGE (2024). Ver conteúdo
O cálculo do PIB inclui a produção de todas as unidades produtoras, tanto de bens quanto de serviços, incluindo produção própria e serviços pessoais e domésticos remunerados. Exclui atividades ilegais, produção doméstica não remunerada, transações com bens produzidos em períodos anteriores e a exaustão de recursos não renováveis. Por fim, vale destacar que o PIB pode ser medido por três óticas diferentes: a do produto, a da renda e a do dispêndio. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - ECO - CONTABILIDADE SOCIAL - 52_2024 O Produto Interno Bruto (PIB) é uma medida da produção total de bens e serviços em um país durante um período de tempo específico, como trimestres ou anos. É calculado com base no valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro das fronteiras do país. Ver conteúdo
De acordo com o estudo realizado em nosso livro e, também, pelos textos anteriormente disponibilizados, responda: 1. É possível proceder a contratação desse novo colaborador por meio de um contrato de experiência de 30 dias? Justifique a sua resposta. 2. Ao final desse prazo, caso o empregado não tenha se adaptado à função, é possível dispensá-lo ou é obrigatória a renovação do contrato? Justifique a sua resposta. 3. O contrato de experiência é o mesmo do contrato de aprendizagem? Justifique a sua resposta. 4. Por derradeiro, ao final deste prazo, caso a empresa e o empregado tenham interesse na continuidade da prestação de serviços, poderá esse contrato se tornar um contrato efetivo a tempo indeterminado? Justifique a sua resposta. Ver conteúdo
ATIVIDADE Coloque-se no lugar de um profissional, exercendo a sua atividade em uma empresa de pequeno porte. Devido ao aumento dos serviços prestados pela empresa, em reunião da Diretoria, da qual você estava participando, foi levantada a possibilidade de se proceder a contratação de mais um novo colaborador. Diante das discussões levantadas, surgiram inúmeras dúvidas, especialmente, em relação ao formato de contratação desse novo empregado. Ver conteúdo
Vejamos alguns textos sobre esse assunto: Contratos de trabalho: quais os tipos existentes? Disponível em: https://www.politize.com.br/contratos-de-trabalho/. Acesso em: 16 abr. 2024. Contrato de experiência: como funciona essa modalidade de contratação e quais são os seus direitos. Disponível em: https://exame.com/carreira/contrato-de-experiencia-como-funciona-essa-modalidade-de-contratacao-e-quais-sao-os-seus-direitos/. Acesso em: 16 abr. 2024. Assim, conhecer os diversos tipos de modalidades previstas na Legislação é de suma importância para que os agentes que compõem essa relação (empregador e empregado) decidam qual é o formato mais vantajoso para ambos. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 – RH – RELAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS – 52_2024 Olá, estudante! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1. O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em uma análise e no entendimento sobre contratos de trabalho. O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA E SUAS PECULIARIDADES O profissional de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel crucial dentro de uma organização, sendo responsável por diversas atividades relacionadas à gestão de pessoas e ao desenvolvimento do capital humano. A descrição do cargo de um profissional de RH pode variar de acordo com o tamanho da empresa, sua estrutura organizacional e as necessidades específicas do negócio. O perfil do profissional do século XXI deve possuir múltiplas características, dentre elas, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, proatividade, liderança, comunicação, assertividade, criatividade e cultura. Em alguns casos, as empresas buscam profissionais praticamente supra-humanos, assim, diante da concorrência e exigência cada vez maior do mercado, os profissionais estão buscando cada vez mais qualificação para cumprir o esperado pelas instituições. Desta forma, é cada vez mais comum que sejam delegadas para os profissionais da área de Recursos Humanos as atividades que demandam um conhecimento multidisciplinar, ou seja, não basta para o profissional da atualidade conhecer a fundo as peculiaridades do exercício da atividade prestada, deverá ter conhecimentos relacionados à contabilidade, às leis e à sua forma de aplicação, às finanças, à logística, dentre outros. O Direito do Trabalho é um dos ramos do Direito Privado mais importantes para a sociedade, pois é responsável por regular a relação jurídica entre trabalhadores e empregadores, baseado nos princípios e nas leis trabalhistas. No que tange essa relação, pode ser exercida por meio de um contrato por tempo determinado, contrato por tempo indeterminado, contrato de experiência, contrato de teletrabalho ou contrato intermitente, por exemplo. Ver conteúdo
Gol Linhas Aéreas A empresa trabalhou o benchmarking internacional, trazendo para o Brasil o modelo de gestão “low cost”, isto é, as passagens com um custo inferior ao dos concorrentes. A irlandesa Ryanair e a britânica EasyJet já utilizavam a prática e obtiveram bons resultados. A redução nos custos é possível por meio da retirada de algumas benesses, como alimentação gratuita, por exemplo. A empresa implantou cobranças para passageiros que fazem questão de determinada numeração para o banco, e também começou a cobrar uma taxa por excesso de bagagens. Cada uma dessas medidas possibilitaram a redução nas passagens aéreas, jogando o preço bem abaixo dos cobrados pelos concorrentes.” Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 – RH – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – 52_2024 Na unidade 5 do livro didático da disciplina, é abordado o Benchmarking, uma importante ferramenta para a gestão organizacional. Abaixo dois exemplos de como pode ser utilizado pelas organizações com o objetivo de melhoria contínua e diferenciação no mercado: “Coca-Cola Nem toda sua história de sucesso de mais de 125 anos permitiu que a marca imaginasse que teria que concorrer com empresas de café e empresas de picolés. Se você, como a maioria das pessoas, acredita que a Pepsi é sua maior concorrente, saiba que você está enganado. A Coca-Cola afirmou que sua maior concorrente é a água de torneira. A empresa não observou com atenção seus concorrentes indiretos. Ela focou no mercado de refrigerantes e, quando menos podia esperar, notou que estava perdendo espaço para o café e os picolés de frutas. O que na realidade não é difícil de entender. A marca é consumida para qual finalidade? Refrescar (claro!) e espantar a sonolência por conta da cafeína. Percebe? É preciso estar muito atento às concorrentes diretas, mas também às indiretas que podem estar levando seu público embora, e você nem se deu conta. Ver conteúdo
Pois bem, os temas elencados evidenciam justamente algumas temáticas abordadas nesta disciplina, que se constitui como fundamental para o exercício do profissional da educação de uma forma consciente e efetiva. Desse modo, proponho que sistematize em, no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, qual o objetivo da Psicologia da Educação e a sua importância na práxis do profissional da educação. Ver conteúdo
Ao se depararem com tal questionamento atentavam-se para a angústia desencadeada pelos alunos que não aprendiam conforme o esperado, as dificuldades disciplinares enfrentada no manejo de turmas, a suposta falta de interesse e comprometimento dos discentes com seus compromissos escolares. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 52_2024 Em minha experiência profissional como psicóloga escolar e professora universitária para os cursos vinculados à educação sempre fui questionada pelos profissionais desta área sobre os motivos pelos quais era necessário aprenderem sobre os fundamentos da Psicologia da Educação. O qual sempre devolvi com a seguinte pergunta: no exercício da sua profissão, o maior obstáculo é desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem ou manejo com os indivíduos atendidos? Ver conteúdo
Faça o download do formulário padrão obrigatório para a atividade, nele consta todas as orientações. Para sua atividade 1 você precisará: Preencher o formulário padrão da atividade com os dados solicitados Elaborar uma (1) sugestão de atividade com uma caixa sensorial e/ou tapete sensorial. Lembre-se que sua atividade deve estar adequada a uma turma de infantil III (3 anos). Indicar os materiais que seriam necessários para a realização do plano de aula. Ver conteúdo
PLANO DE AULA - INFANTIL III (3 ANOS) CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons, cores e formas. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Utilizar diferentes materiais, suportes e procedimentos para grafar, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes. Ver conteúdo
Imagine que você foi contratado(a) para assumir uma turma de Infantil III (3 anos) e terá que elaborar um plano uma aula que atenda a um campo de experiência e objetivo específico da BNCC. Sua proposta de aula deve englobar a utilização de um recurso sensorial, como uma caixa de texturas ou tapete sensorial e, também, uma proprosta de atividade que utilize esse recurso. Veja as informações que norteiam o seu plano de aula: Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO INFANTIL - 52_2024 Caro(a) aluno(a), Este ambiente é para o envio da Atividade de estudo 1 - Valor 3,0. A atividade de estudo 1 é obrigatória para a disciplina. Como futuro profissional que lidará com os processos de ensino e aprendizagem é preciso conhecer as teorias que nortearão sua prática, mas também vivenciar momentos que aplicação, e\ou sintetização dessa teoria, na prática. Maria Montessori iniciou sua carreira com crianças que eram privadas de estimulação sensorial e, muito cedo, observou que o desenvolvimento infantil era potencializado quando tal estimulação era fornecida. Com base nessas observações, Montessori começou a desenvolver seu próprio conjunto de materiais que ela chamou de “Educação sensorial”. Ver conteúdo
De acordo com o material didático e as aulas conceituais, desenvolva um texto de 15 a 20 linhas, apresentando a importância da formação de docentes em nível médio para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental Ver conteúdo