O curso de Formação de Docentes é ofertado em Nível Médio, na forma integrada para alunos egressos do Ensino Fundamental e profissionaliza para a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No referido curso, o(a) pedagogo(a) pode atuar nas disciplinas pedagógicas (específicas), ou seja, na área de Fundamentos da Educação, Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, em seu Art. 62, enfatiza que a formação mínima exigida para atuação na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental é o magistério em Nível Médio, porém recomenda a formação de professores em Nível Superior. Portanto, algumas secretarias de educação admitem profissionais formados no magistério em Nível Médio por meio de concursos públicos para preencher vagas em escolas” (MATTIOLLI, 2020, p. 75). Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA DE ENSINO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO - 52 _2024 Análise o seguinte trecho: “A Educação Profissional como modalidade de ensino faz parte da educação básica, a qual é ofertada por meio dos cursos técnicos profissionalizantes. Na sua forma integrada, ela tenta garantir a formação geral científica e básica (específica de cada curso), com duração de quatro anos, e destina-se aos alunos egressos do Ensino Fundamental. É ofertado, ainda, para alunos com 18 anos ou mais, o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Ainda, existem os Cursos Técnicos na forma subsequente, os quais se destinam àqueles alunos concluintes do Ensino Médio, que desejam a complementação dos estudos a fim de obter a profissionalização, geralmente, com duração de um a dois a anos, conforme a Lei nº 11.741, de 2008. Ver conteúdo
Com base nos excertos acima, a respeito de integração e inclusão, e nas concepções abordadas na Unidade I do livro didático, reflita e apresente em forma de texto, justificando a sua resposta. * Duas diferenças entre integração e inclusão escolar, que você considera importante compreender para atuar com o público alvo da educação especial. * Levando em consideração as duas diferenças selecionadas por você, proponha, enquanto futuro profissional da educação, uma estratégia com a proposta de ressignificar o conceito de integração na escola e uma outra para que a inclusão seja efetivada, justificando a sua resposta. Ver conteúdo
Excerto 2: Para Mantoan (2009, p.6), é importante que, ao nos depararmos com os conceitos de integração e de inclusão, saibamos distingui-los. Os vocábulos – integração e inclusão – conquanto possam ter significados semelhantes, são empregados para expressar situações de inserção diferentes e se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos divergentes [...]. Na integração escolar, o aluno tem acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino em escolas especiais [...]. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades. A inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita aos alunos com deficiência e aos que apresentam dificuldades de aprender, mas a todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral [...]. Na perspectiva inclusiva, as escolas atendem às diferenças, sem discriminar, sem trabalhar à parte com alguns alunos, sem estabelecer regras específicas para planejar, para aprender, para avaliar. (Mantoan, 2009, p. 6-7) Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 – PED – POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 52_2024 Para realizar a atividade 1, leia e analise os excertos a seguir: Excerto1: A maioria dos autores que defendem a integração defende também a ideia de se propiciar um atendimento diferenciado – em nível pessoal, didático ou metodológico – às crianças de Educação Especial. No entanto, quando se cria tais serviços, organizando recursos pedagógicos e didáticos especializados, a escola regular está sendo contraditória em relação aos seus princípios, pois já está tratando de forma diferente aqueles que ela recebeu como iguais. Percebemos, desse modo, que existe uma ambiguidade provocada pelo desejo de integrar quem é diferente e a noção de necessidades específicas. Ver conteúdo
A partir da leitura do texto e as informações do livro de Metodologia de Matemática, elabore um texto dissertativo (até 10 linhas) que estabeleça as diferenças entre classificação e seriação. Proponha duas atividades lúdicas (envolvendo a classificação e seriação) que oportunizem um trabalho sistemático de construção de conceitos matemáticos e descreva o que a criança poderá desenvolver participando destas atividades. Boa atividade! Ver conteúdo
“A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas. Lida com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, iniciando desta forma, a construção deste conceito. Porém caberá à escola organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. No entanto, percebe-se algumas angústias de professores da Educação Básica, anos iniciais, no que diz respeito à dificuldade de encaminhamentos adequados ao trabalho com a construção do conceito de número com as crianças (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 1). Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 52 _2024 A construção do número “A construção do conceito de número não acontece somente no Ensino Fundamental, pelo contrário, as noções mais elementares para esta construção podem e devem acontecer muito antes desse período, dentro e fora da escola. Fora da escola, nos momentos de vivências e experiências do seu dia a dia e, na escola, nos espaços de Educação Infantil, em que as interações mediadas pelo professor, precisam acontecer com os enfoques planejados, atividades e encaminhamentos com objetivos que conduzam esta construção pela criança” (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 3). Ver conteúdo
Considerando a importância dos Pilares da Gestão Escolar, escreva, em 10 a 15 linhas, qual é a necessidade de o gestor ter a qualidade de todos os pilares. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52 _2024 A formação do gestor educacional e escolar precisa perceber a organização interna, as relações humanas que acontecem no interior da escola e a sua cultura. Nos currículos de nossos cursos de Pedagogia, quase todas as disciplinas enfocam assuntos que dificilmente encontram paralelos no cotidiano da educação escolar. Não se pode mais pensar a escola com funções divididas, mas como uma organização, em uma visão sistêmica. O curso de Pedagogia precisa garantir uma base de conhecimentos teóricos e práticos para que o futuro gestor se torne o articulador e o coordenador das atividades-fim da escola, integrando a teoria e a prática, conhecendo a realidade e buscando alternativas para enfrentá-la. Ver conteúdo
A publicidade greenwashing acontece por diferentes motivos, mas principalmente os econômicos. Isso porque o Marketing Verde é uma tendência crescente dos mercados. Verificamos isso no nosso dia-a-dia ao observarmos o aumento no número de produtos com apelos de “produto orgânico”, “produto vegano”, “sem testes em animais”, etc. Considerando o exposto, elabore um texto de até 15 linhas, apresentando com suas palavras dois motivos pelos quais empresas utilizam o Marketing Verde (também chamado de Marketing Ecológico) em suas atuações. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - MKT - TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM MARKETING - 52_2024 De acordo com Barbieri (2016), algumas organizações apresentam informações enganosas no rótulo de seus produtos e em locais de publicidade ou, ainda, informações que não condizem com o praticado pela organização, favorecendo os aspectos ecológicos e ocultando, na maioria das vezes, riscos ao consumidor. Um exemplo disso é quando uma empresa afirma que seu produto é 100% natural e oculta o risco ao consumidor de algum tipo de substância perigosa. A essa publicidade enganosa chamamos greenwashing, lavagem verde ou maquiagem verde. Ver conteúdo
A partir do nosso Estudo de Caso, compreendemos que uma estratégia omnichannel deve ser estruturada a partir dos pilares da experiência do consumidor (customer experience). Neste sentido, partindo dos conceitos estudados, você deverá escolher apenas três dos seis pilares propostos, explicá-los e exemplificá-los, com algum exemplo real, que pode ser algo que você vivenciou; que existe na sua empresa; ou pesquisar algum exemplo de alguma empresa que se enquadre nos pilares escolhidos. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - MKT - OMNI CHANNEL E INBOUND MARKETING - 52_2024 Proporcionar a melhor experiência ao cliente deve ser a missão da sua empresa para conseguir se diferenciar dentro de um mercado cada vez mais competitivo. Entre os pilares, estão: empatia, confiança, capacidade de resolução de problemas, atender a expectativas, confiança e personalização. Deste modo, entendemos que customer experience é a experiência que o cliente tem com a sua marca desde o primeiro contato feito, seja on-line ou offline, até o momento de fidelização, o desfecho ideal da jornada do consumidor. Isso significa que para que uma boa experiência aconteça é necessária uma integração de canais consistente e efetiva. Ver conteúdo
OBSERVAÇÃO: para maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização. a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem à sua atividade. b) No material da disciplina encontra-se disponível um template para elaboração da atividade. c) Seu texto deve ser escrito na fonte times new roman ou arial, com tamanho de letra 12. Não se esqueça de apresentar todos os cálculos realizados (apenas fotografia dos cálculos não serão aceitas!). d) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão “Selecionar Arquivo”. e) Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão responder e, posteriormente, em finalizar questionário (após finalizar o questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). Ver conteúdo
A partir da construção geométrica do número de ouro e considerando α como o comprimento do segmento AB, em cm, faça o que se pede nos itens a seguir, apresentando os cálculos utilizados na resolução. a) Determine o comprimento do segmento AC. b) Obtenha o comprimento do segmento AD. c) Determine o número de ouro que é dado pelo quociente da medida do segmento AB pela medida do segmento AD. Ver conteúdo
O número de ouro é uma descoberta da matemática que foi motivada pela busca de proporções que estão presentes na natureza. Esta curiosidade despertou muitas mentes desde antiguidade. De Euclides (Século III a.C.) até os dias atuais, a paixão pelas proporções e padrões presentes na natureza com um tratamento algébrico e/ou geométrico encanta não só matemáticos, mas artistas, designers, arquitetos, etc. Esse número é encontrado nas artes, pirâmides do Egito e na natureza. Para construir o número de ouro apenas com o auxilio de uma régua não graduada e de um compasso, utiliza-se o seguinte procedimento: - Dado um segmento AB qualquer, marca-se o seu ponto médio; - Constrói-se o segmento BC perpendicular a AB e com a metade do comprimento AB. - Marca-se o ponto E sobre a hipotenusa do triângulo ABC, tal que os segmentos EC e BC sejam iguais. - Determine o ponto D no segmento AB tal que os segmentos AD e AE sejam iguais. Com esse procedimento, o ponto D divide o segmento AB na razão áurea. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - MAT - GEOMETRIA COM CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS - 52_2024 Para a resolução dessa atividade observe use como α o penúltimo algarismo de seu RA, por exemplo, se seu RA for 2331298-5 teremos α = 8. Se esse algarismo for 0 use o antepenúltimo, por exemplo se seu RA for 2331290-5, observe que neste caso seria α = 9, e assim por diante. Ver conteúdo
Partindo do contexto apresentado e dos estudos sobre a disciplina, desenvolva um texto explicando o que é ciclo aberto e ciclo fechado, apresente pelo menos dois exemplos de materiais de cada ciclo. Orientações para realização da Atividade de Estudo 1: - Realize uma leitura atenta no livro da disciplina para compreender a temática desta atividade. - Assista ao "Vídeo Explicativo AE1" disponibilizado no Fórum da disciplina. - Antes de finalizar sua atividade, verifique se sua resposta está completa, pois não haverá outra oportunidade de editar e/ou reenviar após a finalização. - Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador pela página inicial do Studeo > Fale com Mediador. Bom trabalho! Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - LOG - LOGÍSTICA REVERSA - 52_2024 Alerta Global: lixo eletrônico cresce a passos largos, enquanto reciclagem patina O relatório mais recente da Organização das Nações Unidas (ONU) trouxe à tona uma realidade alarmante que não podemos mais ignorar: a humanidade produziu, em 2022, a impressionante cifra de 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Essa quantidade equivale a mais de 7,7 quilos para cada habitante do planeta, e, ainda mais preocupante, menos de um quarto desse volume foi reciclado. A tendência indica um aumento de 33% até 2030, com a reciclagem declinando para alarmantes 20% (Nicolau, 2024). Ver conteúdo
De acordo com o exposto, responda: 1- Explique a diferença entre o MRP e o MRP II. 2- Cite ao menos três tipos de informações fornecidas pelo MRP II. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - LOG - LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS - 52_2024 O mercado globalizado, associado ao desenvolvimento tecnológico, proporcionou às empresas o aumento da produção devido às demandas. No entanto, o controle dos processos passou a ser mais exigidos, pois a quantidade de matéria-prima, subprodutos, peças, partes, entre outros, também aumentaram. Assim, podemos citar o MRP, o MRP II como ferramentas para auxiliar no processo de gestão da cadeia de suprimentos. Ver conteúdo
Após assistir à aula do professor Guga Valente, você deverá organizar um texto expositivo/argumentativo, com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, demonstrando se as práticas de linguagem descritas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) são contempladas ao longo das abordagens teóricas e práticas do docente. Você deverá demonstrar, em seu texto, em que momento da aula, por exemplo, materializa-se a questão da leitura, da escrita, da oralidade, da análise linguística e/ou da semiótica, justificando-a(s). Caso compreenda que tais questões não foram abordadas, poderá elencar os possíveis motivos. Ver conteúdo
Quando refletimos sobre o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, sabemos que, em muitas aulas, o(a) professor(a) ensina os seus alunos a produzirem a tipologia dissertativa. Em nossas práticas sociais, temos o conhecimento de que os alunos necessitam do conteúdo teórico e prático dessa tipologia, considerando que eles podem participar de diferentes provas de vestibulares, de concursos e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Devido à importância significativa da dissertação-argumentativa, agora, você irá assistir a uma videoaula do professor Guga Valente que está disponível na plataforma do YouTube. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - LET - PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIFERENTES LINGUAGENS - 52 _2024 Como futuro professor(a) de Língua Portuguesa, você empregará em suas práticas docentes diferentes estratégias para o ensino/aprendizagem da língua materna. Cabe destacar que algumas dessas estratégias podem estar pautadas no material didático e/ou podem ser articuladas pelo próprio(a) professor(a). Você aprendeu ao longo da disciplina Práticas pedagógicas: diferentes linguagens que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) prevê que os professores de Língua Portuguesa em suas aulas envolvam as práticas de linguagem: leitura, escrita, oralidade, análise linguística/semiótica. Ver conteúdo
Ciente de que a leitura, especialmente no Brasil, é um grande problema e dificuldade comum entre os jovens em idade escolar e, inclusive, entre os adultos, com base nos estudos desta disciplina acerca desse tema, responda, por meio de texto discursivo de até 15 linhas, ao seguinte questionamento: Como a adoção da concepção de leitura como prática social, por parte dos docentes, pode colaborar para que essa atual realidade seja revertida ou, ao menos, minimizada? Ver conteúdo
No que diz respeito à educação, usa-se muito esse termo para se referir à forma como se entende algo relativo a ela. Por exemplo, dedicamo-nos à leitura, sobretudo, como disciplina escolar e, entre os tópicos, estão as concepções, ou seja, maneiras de se entender essa atividade linguística, construídas ao longo da história como reflexo do contexto sócio histórico. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II – 52_2024 Leia a seguir o significado da palavra “concepção”: Ver conteúdo
5. Considerando o estudo da Entomologia forense, seu conhecimento auxilia nas investigações por quais motivos? 6. A autoridade policial, conforme o artigo 6º do CPP, I, deverá “dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais”. Isso significa que a autoridade policial é o único responsável pelo início da cadeia de custódia? Justifique. Ver conteúdo
4. Os livores cadavéricos (livores de hipóstase) aparecem no corpo por causa do depósito do sangue estagnado nas partes mais baixas do corpo pela ação da gravidade. Essas manchas se fixam após um tempo e são importantes tanto para estimar o tempo de morte quando para verificar a posição que a pessoa faleceu, visto que após se fixarem não mudam de local mesmo mudando a posição do cadáver. Ver conteúdo