MAPA - ADM - NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS - 52_2024 Olá, estudante. Chegou o momento de realizarmos nossa atividade MAPA! Para iniciarmos, leia o trecho a seguir: “Conforme dados da Associação Brasileira de Startups, hoje são mais de 12,7 mil startups ao redor do país, com um crescimento médio de dois dígitos todo ano. Esse grupo de empresas se diferencia pela facilidade que tem de inovar e criar soluções tecnológicas para diversos segmentos. Ver conteúdo
O formulário de preenchimento de cada etapa desta atividade está disponível em seu Studeo no "Material Extra" desta disciplina. Palavras do Professor: Agora é a sua vez. Respire fundo e embarque nessa atividade que trará experiências valiosas para o seu desenvolvimento. Bons Estudos! Orientações Gerais: - Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”. - Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo. - Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo, observe as Normas ABNT. - Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada. - Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo. - Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). - Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "fale com o mediador". Ver conteúdo
Etapa 1 - Definir e pesquisar a profissão almejada, de acordo com seus objetivos. Etapa 2 - Realizar a análise de SWOT de acordo com seu estado atual. Etapa 3 - Preencher o Plano de ação com informações necessárias para concretizar o seu Planejamento. Etapa 4 - Considerações finais. Ver conteúdo
Considerando o contexto mencionado, esta atividade MAPA fornece orientações sobre o planejamento de sua carreira profissional. Com base nos estudos realizados nesta disciplina, para construir o planejamento de sua carreira profissional, você deverá elencar qual a profissão que deseja atuar e na sequência, serão utilizadas as ferramentas: análise SWOT, metodologia 5W2H. Portanto, esta atividade será dividida em quatro etapas, sendo: Ver conteúdo
MAPA - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2024 O Relatório sobre o Futuro dos Empregos, publicado pelo Fórum Econômico Mundial em 2023, destaca as transformações significativas que estão ocorrendo nos empregos e nas habilidades necessárias. Essa pesquisa, que se iniciou em 2016, tem como objetivo analisar as mudanças macroeconômicas e a adoção de tecnologias que terão impacto nos mercados de trabalho e na demanda por empregos e habilidades até 2027. À medida que se discute cada vez mais sobre o futuro das profissões, autores como Magaldi e Salibi Neto (2018, p. 140), no livro "Gestão do Amanhã", enfatizam que, até 2020, mais de um terço das competências essenciais necessárias para a maioria das profissões relevantes serão compostas por habilidades anteriormente não consideradas fundamentais. Ver conteúdo
ENTREGAS O seu desafio nesta atividade Mapa é entregar um material com as respostas às questões das ações descritas anteriormente, será disponibilizado um modelo de arquivo no material da disciplina que você deverá utilizar para inserção das respostas às questões. Esse material é o que constitui a entrega da atividade Mapa, que deve ser realizada individualmente. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta! Bom trabalho! Ver conteúdo
Ação 4 - Tecnologia de apoio a logística. Nesta quarta ação você terá que primeiramente informar quais são as operações e aplicações que um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) pode ser utilizado. Na sequência em sua segunda parte de sua resposta, você terá que escolher no mínimo uma das operações e aplicações citadas anteriormente e realizar uma associação desta aplicação com o a empresa do vídeo da experimentação, você deverá deixar claro em sua resposta, em qual parte do vídeo é possível identificar essa aplicação do ERP, justifique a sua resposta. Ver conteúdo
Ação 3 - Propósito do KPIs e elaborar KPIs. Nesta terceira ação você terá que primeiramente descrever quais são os propósitos de se ter KPI em uma empresa, ou seja, os indicadores de desempenho. Logo na sequência na segunda parte de sua resposta, você terá que se posicionar como um gestor de materiais e logística e elaborar no mínimo três KPIs (indicadores de desempenho) para a empresa do vídeo da experimentação que precisam ser medidos para manter a operação da logística eficiente, isso com suas palavras e justifique cada KPI elaborado. Ver conteúdo
Ação 2 - Identificar e explicar as etapas do processo de entrega da empresa do vídeo. Nesta segunda ação, após assistir com atenção o vídeo da empresa da experimentação, você deverá identificar e explicar como ocorre as etapas do fluxo do processo de entrega no centro de distribuição. Basicamente no vídeo é informado três etapas no centro de distribuição, identifique e explique cada uma delas. Ver conteúdo
Ação 1 - Gerenciar materiais e sua ligação com outras áreas. Nesta primeira ação você terá que descrever quais são as áreas que possuem ligação direta com o gerenciar materiais, detalhe com isso ocorre. Além disso, determine quais dessas áreas fica evidente a relação desta área de negócio com o gerenciar materiais para a empresa do vídeo na empresa da experimentação, escolha apenas uma área e justifique a sua resposta com suas palavras. Ver conteúdo
AÇÃO Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação. Nesta atividade Mapa você será convidado a ter uma experiência de uma situação profissional para desenvolver suas habilidades sobre administração de materiais e logística. Sendo assim, através do vídeo do caso real da experimentação apresentada você terá que assumir um papel de um futuro profissional e realizar uma análise das suas principais etapas logísticas e elaborar indicadores de desempenho, isso de uma maneira hipotética. Para atingir o seu objetivo nesta atividade , você terá algumas ações, vamos para cada uma delas. Ver conteúdo
CONCEITUALIZAÇÃO No nosso próprio livro didático de administração de materiais e logística estudamos e aprendemos sobre conceitos que direcionam a busca de uma coordenação das atividades na operação das empresas. “A administração de materiais contempla o gerenciamento dos materiais necessários para a empresa, considerando as origens distintas ou não, neste processo, existe a necessidade de realizar a coordenação dessas atividades conforme a demanda da empresa ou necessidades.” OLIVEIRA, Adriano Aparecido de. Administração de Materiais e Logística. Indaial-SC: Arqué, 2022. Reimpresso em 2024. pág. 14. Ver conteúdo
REFLEXÃO Após ter essa experimentação gostaria que você refletisse sobre suas experiências com administração de materiais e logística, quer seja uma experiência profissional ou pessoal, podendo até ser uma compra de algum produto. Suas experiências foram positivas? foram negativas? Reflita sobre isso, será que foi entregue no prazo? o produto veio em boas condições? Ver conteúdo
EXPERIMENTAÇÃO Bom, e que tal experimentar um caso prático de uma grande organização que possui processos logísticos robustos atingindo eficiência e eficácia em sua operação. Sendo assim, lhe convido a assistir o vídeo do link abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=TypFdlhcvO0 Vamos experimentar esse caso e aprender !!! Ver conteúdo
SIGNIFICAÇÃO Assim surge a nossa disciplina de administração de materiais e logística para trazer até você ainda mais significado, que permitirá você conhecer e ter contato com os principais recursos logísticos e o gerenciamento de insumos para que se atinja o objetivo final da logística em uma cadeia de suprimentos que é fazer com que o produto certo, esteja no local certo e no tempo certo, isto é, tornar a operação eficiente e eficaz. Ver conteúdo
A administração de materiais e logística é um dos processos chaves para qualquer negócio, ela pode ser fator de sucesso ou insucesso para um negócio. Atuar na área da administração de materiais e logística das empresas requer flexibilidade e agilidade nas tomadas de decisão, entender, compreender e implantar processos robustos fazem com o processo de atendimento dos pedidos e entrega seja concluído com êxito. Ver conteúdo
MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - 52_2024 PROBLEMATIZAÇÃO “A gestão logística é uma área essencial em qualquer tipo de empresa. Afinal, como ela está associada à administração de recursos ligados à produção de insumos e de serviços, ela impacta diretamente na saúde financeira de um negócio.” Ver conteúdo
SEGUNDA ETAPA - Realizar e enviar a atividade Com base no “Caso Fictício: Favela 3D - Monte da Cruz” apresentado anteriormente e considerando os estudos sobre Gerenciamento de Projetos, realize o que se pede: Preencha o Termo de Abertura do Projeto (TAP). Construa a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) com 3 níveis para as entregas que serão realizadas no projeto. Monte um cronograma básico para o projeto, considerando as etapas descritas para execução dos entregáveis, dentro do detalhamento fornecido. Como Gerente do Projeto, considerando os documentos construídos e as informações apresentadas, como você realizaria o planejamento das respostas ao risco referente à iluminação baseada em energia solar? Caso esse risco seja concretizado (não seja possível instalar a iluminação por placas solares), como você atuaria dentro do projeto para garantir o alinhamento das atividades de forma a mitigá-lo? Ver conteúdo
A fim de direcionar as ações do projeto para seus objetivos, foram estabelecidas três metas, com indicadores mensuráveis, até a sua conclusão: Redução de 60% da entrada de pacientes no Posto de Saúde local que tenham se lesionado em acidentes devido à desníveis nas ruas, quedas em buracos de fossa, má iluminação, ou outro motivo proveniente das más condições estruturais da comunidade. Reduzir em 90% o número de moradores residindo em casas construídas com materiais frágeis como papelão, isopor, latão ou pedaços de madeira. Reduzir em 50% o número de moradores desempregados na comunidade. Por fim, foram estabelecidas algumas informações que devem ser consideradas no preenchimento do TAP e na construção do cronograma do projeto: - A revitalização da área comum seguirá a ordem de execução e prazos mínimos a seguir: Limpeza do local (15 dias) Fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população (60 dias) Revitalização das ruas de paralelepipedos (45 dias) pintura de locais (30 dias) instalação da iluminação (15 dias) instalação do wifi (15 dias). Ver conteúdo
Existe um risco referente à instalação da iluminação baseada em energia solar para o local, uma vez que a comunidade fica em uma região cercada por prédios, o que pode reduzir a exposição das placas solares para o funcionamento adequado. Como mitigação para este risco, foram propostas ações de otimização dos pontos de instalação. Ver conteúdo
Implantação do programa de empregabilidade: levantamento de moradores interessados no programa, execução de parcerias com empregadores da região, aplicação de treinamentos com os moradores participantes dos programas, realização de “mentorias” com os participantes, acompanhamento de mentorados do programa; Foi tomado como premissa que não será possível a ONG entregar a melhoria do sistema de coleta de lixo do local que foi solicitado pela comunidade, tendo sido alinhado com a Prefeitura do Município a implementação de melhorias neste item após a conclusão desse projeto. Ver conteúdo
Revitalização da área comum: limpeza do local, revitalização das ruas de paralelepipedos, fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população, compra de iluminação a base de energia solar, instalação de iluminação a base de energia solar, instalação de internet wifi na comunidade, pintura de locais de uso comum para a comunidade; Construção de casas sustentáveis para moradores: Aprovação do projeto “modelo” de casa, compra dos materiais sustentáveis, montagem das casas, pintura das casas; Ver conteúdo
Como primeira etapa do projeto, iniciando em 01/05/2024, a ONG responsável realizou um levantamento das necessidades com duração aproximada de 30 dias, que deveria ser concluído antes de iniciar quaisquer outras atividades do projeto. Após esse levantamento, foi validado com o Sponsor que a ONG irá executar três entregas principais, descritas a seguir. Ver conteúdo
PRIMEIRA ETAPA - Assistir e ler as informações sobre o projeto CASO FICTÍCIO: FAVELA 3D - Monte da Cruz Considere que o projeto “Favela 3D” será aplicado a uma comunidade hipotética chamada “Monte da Cruz” com 200 famílias, localizada no Município de São Paulo-SP e que possui condições como insegurança de moradia, acúmulo de resíduos (entulhos, lixo), periculosidade de locomoção, falta de iluminação pública e uma baixa sustentabilidade financeira nas famílias ali residentes. Para tanto, o projeto contará com um orçamento máximo de 8 milhões de reais e um prazo máximo de execução de 1 ano e 4 meses. O Sponsor do projeto é o líder “João da Silva”, eleito pelos moradores para representar as necessidades da comunidade, e você será o Gerente de Projetos responsável pelo planejamento e monitoramento. Ver conteúdo
MAPA - ADM - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2024 Olá, aluno(a)! A partir das discussões realizadas durante a disciplina Gestão de Projetos, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre Gerenciamento de Projetos e as melhores práticas. Para tanto, você enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de desenvolver elementos importantes de um plano de projetos. Ver conteúdo
Agora, considerando o case apresentado, junto aos estudos realizados na disciplina, a sua tarefa para esta atividade é ajudar o gestor Roberto a entender melhor sobre pessoas versus organização. Diante disso, elabore um texto explicando para o gestor Roberto as três principais razões para estudar o comportamento organizacional. Em seguida, cite quais são as cinco contribuições da Psicologia para a Administração (no máximo, 15 linhas). Ver conteúdo
Case fictício: Roberto é um dos gestores do Café Brasileiro, uma empresa de médio porte na cidade de Curitiba. A marca principal da equipe da qual ele é gestor está na diversidade de pessoas que a constituem, porque, faz parte das exigências da empresa que sejam contratadas pessoas distintas umas das outras. O intuito da empresa de priorizar essa diversidade em seu contexto é o de extrair, por meio de seus colaboradores, uma visão holística do mercado no qual está inserida e de seus processos. Diante dessa realidade, Roberto percebe que chegou a hora de entender um pouco mais sobre os comportamentos dos indivíduos no ambiente de trabalho para, assim, conseguir lidar da melhor forma possível com toda essa diversidade existente em sua equipe. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 52_2024 Olá, estudante! Chegou a hora de realizar a Atividade de Estudo 1. Antes de iniciar, leia atentamente os textos a seguir: Diversidade da força de trabalho e comportamento organizacional A adaptação das organizações às diferenças entre as pessoas tem sido cada vez mais sentida. Não se trata, apenas, de lidar com diferenças decorrentes da cultura de pessoas de outros países, mas a diversidade da força de trabalho envolve pessoas de ambos os sexos, de várias etnias, de diferentes religiões, com necessidades especiais, de diferentes gerações, com diferentes habilidades físicas e psicológicas e com diferentes orientações sexuais. Esse contexto de diversidade apresenta oportunidades e desafios para os administradores em qualquer país do mundo. Ver conteúdo
Nesse contexto, sua tarefa para essa atividade é explicar o que é Benchmarking, quais as suas vantagens para a organização e descrever os quatro tipos de Benchmarking. Orientações importantes: – Assista o vídeo de orientações da atividade. Copie e cole o link no seu navegador: https://youtu.be/7im4CRuTkIw – Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal. – Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado. – Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade de estudo 1 (não é necessário anexar formulário). Ver conteúdo
Gol Linhas Aéreas A empresa trabalhou o benchmarking internacional, trazendo para o Brasil o modelo de gestão “low cost”, isto é, as passagens com um custo inferior ao dos concorrentes. A irlandesa Ryanair e a britânica EasyJet já utilizavam a prática e obtiveram bons resultados. A redução nos custos é possível por meio da retirada de algumas benesses, como alimentação gratuita, por exemplo. A empresa implantou cobranças para passageiros que fazem questão de determinada numeração para o banco, e também começou a cobrar uma taxa por excesso de bagagens. Cada uma dessas medidas possibilitaram a redução nas passagens aéreas, jogando o preço bem abaixo dos cobrados pelos concorrentes.” Ver conteúdo