“Coca-Cola Nem toda sua história de sucesso de mais de 125 anos permitiu que a marca imaginasse que teria que concorrer com empresas de café e empresas de picolés. Se você, como a maioria das pessoas, acredita que a Pepsi é sua maior concorrente, saiba que você está enganado. A Coca-Cola afirmou que sua maior concorrente é a água de torneira. A empresa não observou com atenção seus concorrentes indiretos. Ela focou no mercado de refrigerantes e, quando menos podia esperar, notou que estava perdendo espaço para o café e os picolés de frutas. O que na realidade não é difícil de entender. A marca é consumida para qual finalidade? Refrescar (claro!) e espantar a sonolência por conta da cafeína. Percebe? É preciso estar muito atento às concorrentes diretas, mas também às indiretas que podem estar levando seu público embora, e você nem se deu conta. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – 52_2024 Na unidade 5 do livro didático da disciplina, é abordado o Benchmarking, uma importante ferramenta para a gestão organizacional. Abaixo dois exemplos de como pode ser utilizado pelas organizações com o objetivo de melhoria contínua e diferenciação no mercado: Ver conteúdo
Frente ao exposto, responda: 1 – Explique a diferença entre inovação radical e inovação incremental. 2 – Apresente um exemplo real de inovação radical e um de inovação incremental. Justifique, argumentando porque cada exemplo apresentado caracteriza-se pelo tipo de inovação indicado. 3 – Como as estratégias de implementação diferem entre inovações radicais e incrementais, considerando seus impactos no mercado e na organização? Ver conteúdo
Considerando que existem diferentes tipos de inovação, é importante que as empresas estejam atentas a essas diferenças para planejar estratégias eficazes de desenvolvimento e crescimento. Ao reconhecer e compreender a diversidade de inovações, desde as incrementais até as disruptivas, as empresas podem direcionar seus recursos de forma mais precisa, adaptando-se às demandas do mercado e ganhando vantagem competitiva. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - ADM - NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS - 52_2024 ‘Inovar é criar algo inédito ou melhorar o que já existe? As duas opções podem levar à inovação. Isso porque podemos classificá-la de acordo com o grau de novidade: radical e incremental.’ Ver conteúdo
Orientações Gerais - Leia o livro da disciplina. - Assista às aulas conceituais e ao vivo. - Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal. - Finalize a sua atividade somente após conferir se atendeu ao que é solicitado. - Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade - Não é necessário anexar formulário. - Caso utilize trechos de livros, artigos, blogs, etc. para fundamentar a sua resposta, lembre-se de citar e referenciar a fonte de pesquisa conforme as normas da ABNT, para que a sua atividade não seja considerada cópia indevida. - A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta! Bons estudos. Sucesso! Ver conteúdo
Diante deste contexto, sua tarefa nesta atividade é responder as seguintes questões. a) Conceitue o que são Metas de curto, médio e longo prazo. b) Analise o caso de Maria, identifique e descreva quais são as suas metas de Curto, Médio e Longo Prazo, Justifique a sua resposta. Ver conteúdo
Maria entende que suas metas são interligadas e que cada uma delas é um passo importante na direção ao seu sucesso profissional e pessoal. Com um plano estruturado e uma mentalidade resiliente, ela está determinada a alcançar suas metas de curto, médio e longo prazo, sabendo que cada conquista irá se aproximar ainda mais de uma carreira gratificante como engenharia civil. Ver conteúdo
Por fim, Maria quer se tornar uma engenharia civil de sucesso e bem-sucedida. Ela planeja concluir seu curso universitário com êxito e obter seu diploma. Além disso, Maria planeja buscar oportunidades de pós-graduação para aprimorar ainda mais seus conhecimentos e habilidades técnicas. Ela tem o objetivo de alcançar reconhecimento na área de Engenharia Civil, seja mediante projetos inovadores, liderança em equipes de engenharia ou até mesmo abrindo seu próprio escritório de consultoria em engenharia. Ver conteúdo
No prazo de dois anos, Maria deseja obter uma experiência profissional relevante em Engenharia Civil. Ela planeja conseguir um estágio em uma empresa de construção ou engenharia, onde poderá aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula e desenvolver habilidades práticas. Maria está determinada a buscar oportunidades desafiadoras e que ofereçam um ambiente de aprendizado enriquecedor, permitindo-lhe crescer profissionalmente e construir uma rede de contatos no setor. Ver conteúdo
Nos próximos seis meses, Maria quer se destacar academicamente e estabelecer uma boa base para seu futuro na área de Engenharia Civil. Ela planeja alcançar um desempenho excepcional em suas disciplinas, mantendo uma média elevada. Maria também planeja participar de grupos de estudo, buscar o auxílio de professores e aproveitar todas as oportunidades de aprendizado oferecidas pela universidade. Ver conteúdo
Análise o seguinte caso hipotético: Maria é uma estudante universitária no primeiro ano de um curso de Engenharia Civil. Ela está determinada a aproveitar ao máximo sua experiência acadêmica e tem três metas importantes para diferentes prazos. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2024 Quando pensamos em resultados para o projeto de vida, devemos considerar três perspectivas, sendo: resultados de longo prazo, resultados de médio prazo e resultados de curto prazo. É imprescindível que consigamos pensar nossos resultados considerando os prazos e tempo de maturação, pois somente dessa forma poderemos construir um plano de ação efetivo. Ver conteúdo
O fragmento revela a importância do fornecedor e a influência dele em um negócio e na sua administração, ainda mais pensando de uma maneira mais ampla em uma cadeia de suprimentos, e a escolha desses fornecedores requer cuidados. Partindo deste contexto, primeiro descreva o que é cadeia de suprimentos e logo na sequência com suas palavras determine critérios que podem ser levados em conta ao escolher os fornecedores, no mínimo determinar três critérios com sua respectiva justificativa. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - 52_2024 O fornecedor não é apenas aquele que faz com que a matéria-prima ou os produtos cheguem à sua empresa. O valor do serviço dele influenciará no seu, a responsabilidade do prazo de entrega dele impactará diretamente no seu controle de estoque e produção e, também, no seu prazo de entrega. Ver conteúdo
CALL TO ACTION! Com base no texto de apoio, considerando o Caso Fictício da SIGA Treinamentos e os estudos sobre Gestão de Projetos, identifique no mínimo três itens que não ocorreram no formato mais adequado durante a condução do projeto e que resultaram na entrega descrita. Em seguida, para cada problema identificado, apresente ao menos uma solução. Ver conteúdo
No dia do Evento, a Dona da Siga Treinamentos procurou o GP e lhe sinalizou sua insatisfação com a entrega, uma vez que não haviam assentos suficientes para o público presente no evento, o som não estava adequado para a apresentação da atração musical contratada, não haviam salas suficientes para a separação do público em 7 workshops diferentes e o orçamento do projeto havia sido ultrapassado em R$7.800,00. O GP expôs as solicitações realizadas pelo Diretor da empresa, mas a Dona informou que não aprovou tais alterações no projeto e não foi informada sobre as mesmas. Ver conteúdo
Faltando 10 dias para a entrega do projeto, o Diretor da empresa solicitou a inclusão de uma Atração Musical para realizar a abertura do evento. O GP adicionou as atividades necessárias no cronograma do projeto e prosseguiu com a condução da entrega. Ver conteúdo
Uma semana após a montagem do cronograma do projeto, o Diretor da Siga Treinamentos solicitou a inclusão de mais 2 workshops no Evento e a expansão do público para 400 pessoas. O GP realizou os ajustes necessários no cronograma do projeto e prosseguiu com a preparação do evento. Ver conteúdo
CASO FICTÍCIO: PROJETO SIGA TREINAMENTOS Foi solicitado pela Dona da empresa “SIGA Treinamentos” a alocação de um Gerente de Projetos (GP) para realizar o planejamento e acompanhamento de um Evento de Workshops que deverá ser planejado para execução daqui a 30 dias, com estimativa de público de 250 pessoas divididas em 5 grupos de workshops, em salas. Para o planejamento do evento, o GP fará o planejamento dos pacotes de entrega, sendo o Diretor da Empresa parte do grupo do projeto, para produção de mídias para comunicação e divulgação do evento, locação e montagem da estrutura física e contratação de facilitadores para realização dos workshops, respeitando um orçamento total de R$38.000,00. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - ADM - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2024 Olá, aluno(a)! Para realizar essa atividade, leia atentamente os textos a seguir. TEXTO BASE SOBRE CONTROLE DO ESCOPO DO PROJETO “Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte. Como resultado, um novo trabalho pode ser adicionado ao backlog do produto, conforme necessário. No entanto, se mais trabalho for adicionado do que o concluído, ou se for adicionada a mesma quantidade de trabalho concluído, o projeto continuará sem chegar ao fim. O gerente do projeto trabalha com o dono do produto para gerenciar as expectativas em torno da adição de escopo, as implicações no orçamento e a disponibilidade dos membros da equipe do projeto.” Ver conteúdo
EXPERIMENTAÇÃO Não há como negar que o avanço da tecnologia influenciou em novas oportunidades para as empresas, independente do segmento de atuação. Neste contexto, a pesquisa de mercado é de suma importância, tendo em vista que permite identificar as oportunidades e problemas no mercado em que está inserida. Ver conteúdo
“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”. Ver conteúdo
Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP): “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”. Ver conteúdo
SIGNIFICAÇÃO Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP): “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”. Ver conteúdo
Para se destacar dos concorrentes, é ideal realizar a pesquisa de mercado antes mesmo de investir. SIGNIFICAÇÃO Uma definição de pesquisa de mercado, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP): “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”. Ver conteúdo
Afinal, toda informação que envolve a concorrência e os consumidores, são de suma importância para os gestores tomarem decisões mais assertivas e garantirem o sucesso da empresa. Para se destacar dos concorrentes, é ideal realizar a pesquisa de mercado antes mesmo de investir. Ver conteúdo
O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, é importante você se adequar às principais tendências e oportunidades, além de compreender bem o mercado no qual está inserido e obter melhores resultados. Ver conteúdo
PROBLEMATIZAÇÃO O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, é importante você se adequar às principais tendências e oportunidades, além de compreender bem o mercado no qual está inserido e obter melhores resultados. Ver conteúdo
Etapa 1 – Leitura do texto de apoio PROBLEMATIZAÇÃO O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, é importante você se adequar às principais tendências e oportunidades, além de compreender bem o mercado no qual está inserido e obter melhores resultados. Ver conteúdo