Confeccione seu tapete ou caixa sensorial. Ele deve ter o tamanho de no mínimo uma folha A4 e no máximo um metro quadrado de extensão. Você poderá usar como base um papelão, cartolina ou tecido. Utilize ao menos 3 (três) texturas diferentes para melhor exploração (se quiser poderá utilizar mais), utilize materiais que você tem em casa, como, por exemplo, reciclável (tampinhas de garrafa, rolos vazios de papel alumínio, algodão), recortes de tecidos, lixas de parede, etc. Veja um exemplo de caixa sensorial, e um exemplo e de tapete sensorial nas imagens abaixo: Durante a confecção do seu material tire uma (1) foto de você confeccionando. Após a conclusão tire uma (1) foto junto ao material já concluído. Grave um vídeo de 2 a 5 minutos no máximo, no qual você explicará a sua atividade 1, dando ênfase na sugestão de atividade que pensou e mostrando o tapete/caixa sensorial. Poste esse vídeo como NÃO LISTADO no youtube (tutorial na sala do café); Faça o download do formulário padrão obrigatório para a atividade (está na pasta: Material da Disciplina); Copie e cole o link do seu vídeo no arquivo do MAPA, no local indicado; Após inserir o link do vídeo, prossiga com a elaboração da resposta argumentativa: elabore um texto que deve ter de 10 a 25 linhas e escreva sobre: A importância de vivências sensoriais na Educação Infantil. Salve oarquivo do formulário MAPA e, em seguida, poste-o no campo da atividade MAPA. Ver conteúdo
Com a presença de muitos objetos as crianças são estimuladas sensorialmente, pois elas têm vontade de olhar, tocar e pegar os objetos. Ao manipular os objetos, suas formas, cores, tamanhos, texturas, cheiros, etc. a criança desenvolve seu sistema sensorial, assim, toda sua percepção seja ela visual, da fala, da audição e outras, serão estimuladas por tais experiências. Fonte: FERLAND, F. O modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional. São Paulo: Roca, 2006. Na atividade 1, lhe colocamos em uma situação hipotética na qual você assumiu uma turma de Infantil III. Para essa atividade MAPA, continuamos nessa mesma situação. ou seja, imaginando que você assumiu uma turma de Infantil III e planejou uma atividade utilizando um tapete e/ou caixa sensorial (atividade 1 desempenhada por você), agora você irá nos explicar a sua sugestão de atividade e construir o recurso, nos mostrando ele no vídeo. Dessa forma: siga o passo a passo abaixo: Ver conteúdo
MAPA - PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO INFANTIL - 52_2024 Caro(a) aluno(a), Este ambiente é destinado ao envio da Atividade MAPA - Valor 7,0. Esta atividade propõe a explicação, em formato de vídeo, da sua atividade 1 e a elaboração do material indicado por você na referida atividade. ESTA ATIVIDADE É OBRIGATÓRIA SEM O ENVIO DELA NÃO HÁ COMO CONSEGUIR A MÉDIA MÍNIMA PARA APROVAÇÃO NA DISCIPLINA. Para a realização desta atividade, siga as orientações do vídeo explicativo na Sala do Café, e utilize o formulário padrão obrigatório para a atividade MAPA. Relembre que o arquivo deve ser entregue em Word. Para isso leia atentamente a proposta da atividade MAPA. Ver conteúdo
- A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos de atividades não finalizadas, sendo estas, portanto, não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Estejam atentos para conferir o arquivo enviado e finalizar o questionário. Ver conteúdo
Observações: - Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível no ambiente da disciplina na Sala do café; - Para esta atividade não é necessário criar a caixa/tapete sensorial, somente elaborar uma sugestão de atividade que se enquadre na turma referida e que trabalhe com o campo de experiência e objetivo mencionado. - A correção da sua atividade será feita pelo arquivo que você anexar no ambiente da atividade MAPA, por este motivo solicitamos atenção ao formato do arquivo anexado (editor de texto Word). Por este motivo, certifique-se de encaminhar o arquivo correto, pois não há como alterar o arquivo enviado. O envio é realizado UMA ÚNICA VEZ. Ver conteúdo
Faça o download do formulário padrão obrigatório para a atividade, nele consta todas as orientações. Para sua atividade 1 você precisará: Preencher o formulário padrão da atividade com os dados solicitados Elaborar uma (1) sugestão de atividade com uma caixa sensorial e/ou tapete sensorial. Lembre-se que sua atividade deve estar adequada a uma turma de infantil III (3 anos). Indicar os materiais que seriam necessários para a realização do plano de aula. Ver conteúdo
PLANO DE AULA - INFANTIL III (3 ANOS) CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons, cores e formas. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Utilizar diferentes materiais, suportes e procedimentos para grafar, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes. Ver conteúdo
Imagine que você foi contratado(a) para assumir uma turma de Infantil III (3 anos) e terá que elaborar um plano uma aula que atenda a um campo de experiência e objetivo específico da BNCC. Sua proposta de aula deve englobar a utilização de um recurso sensorial, como uma caixa de texturas ou tapete sensorial e, também, uma proprosta de atividade que utilize esse recurso. Veja as informações que norteiam o seu plano de aula: Ver conteúdo
Como futuro profissional que lidará com os processos de ensino e aprendizagem é preciso conhecer as teorias que nortearão sua prática, mas também vivenciar momentos que aplicação, e\ou sintetização dessa teoria, na prática. Maria Montessori iniciou sua carreira com crianças que eram privadas de estimulação sensorial e, muito cedo, observou que o desenvolvimento infantil era potencializado quando tal estimulação era fornecida. Com base nessas observações, Montessori começou a desenvolver seu próprio conjunto de materiais que ela chamou de “Educação sensorial”. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO INFANTIL - 52_2024 Caro(a) aluno(a), Este ambiente é para o envio da Atividade de estudo 1 - Valor 3,0. A atividade de estudo 1 é obrigatória para a disciplina. Ver conteúdo
EXCERTO 2: Maria Montessori iniciou sua carreira com crianças que eram privadas de estimulação sensorial e, muito cedo, observou que o desenvolvimento infantil era potencializado quando tal estimulação era fornecida. Com base nessas observações, Montessori começou a desenvolver seu próprio conjunto de materiais que ela chamou de “Educação sensorial” Ver conteúdo
EXCERTO 1: Quando surge diante de nós uma criança que se afasta do tipo humano normal, com o agravante de uma deficiência na organização psicofisiológica, imediatamente, mesmo aos olhos de um observador leigo, a convergência dá lugar a uma profunda divergência, uma discrepância, uma disparidade entre as linhas natural e cultural do desenvolvimento da criança. Por si só, entregue a seu desenvolvimento natural, a criança surda-muda nunca aprenderá a falar, a cega nunca dominará a escrita. Aqui a educação surge em auxílio, criando técnicas artificiais, culturais, um sistema especial de signos ou símbolos culturais adaptados às peculiaridades da organização psicofisiológica da criança anormal. Ver conteúdo
Como futuro profissional que lidará com os processos de ensino-aprendizagem é preciso conhecer as teorias que nortearam sua prática, mas também vivenciar momentos que aplicação e\ou sintetização dessa teoria na prática. Por isso, leia os excertos a seguir: Ver conteúdo
54/2023 - EDUESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - ATIVIDADE 1 Ver conteúdo