Diante do exposto acima e de acordo com as informações dispostas no livro da disciplina, responda: 1 – Quais são os instrumentos utilizados para avaliação do consumo/comportamento alimentar? Cite e explique estes instrumentos. 2 – Quais são os métodos utilizados para avaliação da composição corporal? Cite e explique estes métodos. 3 – Os métodos utilizados para determinação da composição corporal podem ser divididos em métodos diretos, indiretos e duplamente indiretos. Aponte quais são as diferenças entre cada um destes métodos. Ver conteúdo
A avaliação do estado nutricional pode ser realizada por profissionais de educação física durante avaliações físicas. Compreender a diferenciação teórica dos modelos de avaliação e assimilar com os métodos de avaliação física permite aprimorar a prescrição de exercícios físicos e direcionar recomendações para a prática de atividade física em diferentes populações. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2024 A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são abordagens utilizadas para diagnosticar o estado nutricional de um indivíduo. Essas abordagens podem ser realizadas por meio do levantamento de informações, como o histórico alimentar e medicamentoso, exames físicos e bioquímicos, por meio de medidas antropométricas e da organização e análise dos dados obtidos por um profissional da área da saúde. Ver conteúdo
Com base nas informações acima, responda as questões abaixo: Qual o Índice de Massa Corporal (IMC) do Fabiano? (você deve apresentar o cálculo completo e resposta); Qual o diagnóstico do IMC do Fabiano? (consultar o guia “ABC do IMC” para realizar essa classificação que se encontra no “Material da disciplina” no Studeo); Qual o percentual de gordura corporal do Fabiano? (consultando o livro da disciplina, atente-se as dobras cutâneas apresentadas para selecionar uma equação de predição adequada). Ver conteúdo
Nesse contexto, suponha que o Fabiano está iniciando sua prática de exercícios físicos na academia e, inicialmente, foi submetido a avaliação física. Alguns dos dados obtidos nessa avaliação estão descritos logo abaixo. Data da avaliação: 29/04/2024 Sexo: masculino Data de nascimento: 20/03/2008 Massa Corporal: 69,5kg Estatura: 1,73m Dobra cutânea do Subescapular: 18,8mm Dobra cutânea do Tríceps: 15,1mm Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2024 Em um protocolo de avaliação física, a avaliação da composição corporal é fundamental para identificar aspectos determinantes para a boa saúde de uma pessoa. É por meio dessa avaliação que podemos estimar os principais componentes da massa corporal total, como por exemplo a massa magra e a massa gorda. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - BEDU - JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - 52_2024 No Brasil, o início das brinquedotecas também se relaciona ao estímulo por intermédio do brincar de crianças com deficiência. Em uma ação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, vários brinquedos foram expostos visando a orientação dos envolvidos com a temática, como pais e professores, em relação aos brinquedos, o que despertou muito interesse e resultou em um novo setor para a instituição voltado para os brinquedos (CUNHA, 1992). CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no Mundo. In: FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: E. Scritta, 1992. Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina de JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, apresente qual o objetivo da brinquedoteca e sua real importância para as crianças. Ver conteúdo
Este ciclo é repetido frequentemente durante uma contração muscular, com várias pontes cruzadas funcionando simultaneamente para criar uma contração uniforme. Assim, uma compreensão aprofundada do ciclo das pontes cruzadas fornece informações importantes sobre como nossos músculos realizam trabalho mecânico e criam movimento. Ver conteúdo
O " power stroke" é o terceiro passo. Ao longo desta fase, a cabeça da miosina puxa a actina em direção ao center do sarcômero. A liberação do Pi facilita esta ação, encurtando o sarcômero e produzindo tensão muscular. Nesta fase, o ADP ainda está conectado à miosina. A liberação do ADP é a quarta etapa. Após o power stroke, o ADP é liberado do cabeça da miosina. Esta liberação permite que uma nova molécula de ATP se ligue à miosina, enfraquecendo a ligação entre a miosina e a actina, preparando a miosina para um novo ciclo. Finalmente, a quinta etapa termina o ciclo com a ligação de novo ATP à cabeça da miosina. Isso resulta na dissociação da actina da miosina. Este passo este extremamente importante porque permite que a cabeça da miosina se desligue do actina e retorne à sua posição original, preparada para iniciar um novo ciclo. Após a hidrólise de outro ATP, a cabeça da miosina pode ser reenergizada e o ciclo das pontes cruzadas para começar novamente. Ver conteúdo
B) Primeiramente, o ciclo das pontes cruzadas é uma etapa sequencial que permite o movimento coordenado dos filamentos de actina e miosina dentro do sarcômero. Este ciclo é essencial para entender como os músculos esqueléticos usam energia química para produzir movimento. A ligação da miosina à actina é o ponto inicial do ciclo das pontes cruzadas. Antes dessa ligação, a cabeça da miosina está carregada por uma molécula de adenosina trifosfato (ATP). Os filamentos fino e grosso formam pontes cruzadas quando a miosina se liga aos sítios ativos da actina. A hidrólise do ATP é a segunda etapa. O ATP ligado à miosina é hidrolisado em adenosina difosfato (ADP) e fosfato inorgânico (Pi) após a ligação da cabeça da miosina à actina. A energia liberada neste processo é usada para alterar a forma da cabeça da miosina. Isso aumenta sua afinidade pelo actina e fortalece a conexão entre miosina e actina. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO - 52_2024 A) As miofibrilas, que são componentes essenciais dos músculos esqueléticos, são feitas de filamentos grossos e finos. As miofibrilas desempenham funções importantes na mecânica da contração muscular. A miosina, uma proteína motora que é essencial para a geração de força e movimento muscular, constitui a maioria dos filamentos grossos. Cada molécula de miosina tem uma cabeça que se projeta para fora, o que lhe permite se ligar aos filamentos finos e puxá-los durante a contração, resultando do encurtamento do sarcômero. Por outro lado, a actina e outras proteínas regulatórias como a tropomiosina e a troponina constituem a maioria dos filamentos finos. A tropomiosina e a troponina controlam como as cabeças da miosina se ligam e deslizam, enquanto a actina funciona como um trilho. A troponina muda de forma em resposta ao cálcio liberado no músculo durante a contração muscular. Isso altera a forma da tropomiosina, o que expõe a ligação na actina para as cabeças da miosina. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - ESPORTES COLETIVOS: BASQUETE E HANDEBOL - 52_2024 O ensino das regras podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois, mesmo que os alunos não necessitem conhecer todas as regras, as básicas, pelo menos, são necessárias para a compreensão do jogo. No Basquete, além das regras de tempo, faltas e violações, também há as regras de bola “viva” e bola “morta”. KRAVCHYCHYN, C.; COSTA, L., C., A. Esportes Coletivos: Basquete e Handebol. Maringá - PR.:UniCesumar, 2019. Considerando o trecho acima e o material da disciplina, explique a regra da bola “morta”, na modalidade referida. Ver conteúdo
Considerando o enunciado acima e os estudos na disciplina de Desenvolvimento e aprendizagem motora, explique os conceitos de idade cronológica, crescimento físico, maturação e desenvolvimento motor. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024 Para entender o desenvolvimento motor precisamos compreender que existem vários processos que acontecem na vida do ser humano desde a concepção e que influenciam ou são determinantes neste processo. Assim, temos a idade cronológica, seguido do crescimento físico, da maturação e, por fim, do desenvolvimento motor. Estes conceitos são úteis na compreensão de como as etapas do desenvolvimento motor se apresentam e de como eles se relacionam e interagem entre si. Ver conteúdo
QUESTÃO 10 Para garantir qualidade no desenvolvimento do esporte de alto rendimento, é de suma importância seguir um modelo teórico e utilizá-lo como referência, Digel (2002, apud BASTOS, 2016). Ademais seguir seu passo a passo estruturado, pode favorecer o desenvolvimento do atleta, em todas as áreas. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Acerca do modelo teórico desenvolvido por Digel (2002), assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: O modelo analisa apenas a participação da mídia como promotora do esporte. Alternativa 2: O modelo possui três níveis de análise, a sociedade, a organização e as relações interpessoais dos atletas. Alternativa 3: A política, a economia e o sistema de educação não fazem parte dos níveis de estruturação do modelo de Digel. Alternativa 4: O modelo considera quatro níveis de análise estrutural: cultura esportiva, organização, localização e relações internacionais. Alternativa 5: Digel (2002) desenvolveu o modelo para analisar as estruturas esportivas de nações diferentes para encontrar pontos convergentes e divergentes do esporte de alto nível. Ver conteúdo
QUESTÃO 9 Digel (2002, apud BASTOS, 2016), desenvolveu um modelo para analisar a estrutura esportiva de alto nível de diferentes países. A análise das interações entre o sistema esportivo e o ambiente, que o autor realizou nos países, teve um resultado nítido. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Assinale a alternativa que contemple a conclusão do estudo do autor acima mencionado: Alternativas Alternativa 1: O esporte de alto rendimento é financiado por instituições privadas para se manter. Alternativa 2: O esporte de alto rendimento nos países estudados é apoiado com dinheiro dos impostos, dado indiretamente pelo Estado. Alternativa 3: De acordo com o estudo, o Estado financia o esporte de alto rendimento, pelos privilégios que ganha, em todos os outros setores da sociedade. Alternativa 4: O esporte de alto rendimento é apoiado financeiramente, de forma direta, pelos impostos do governo com um controle político, exceto nos EUA. Alternativa 5: O esporte de alto rendimento é apoiado financeiramente, de forma direta, pelos impostos do governo com um controle político, inclusive nos EUA. Ver conteúdo
QUESTÃO 8 Outros indicadores da necessidade de refletir e atuar no sentido de um aperfeiçoamento do Sistema de Esporte de Alto Rendimento no país, se apresentam especificamente com projetos relacionados ao objetivo do país nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Acerca desses indicadores, analise as afirmativas abaixo: O Brasil Medalhas, foi visto como uma tentativa tardia de buscar o desenvolvimento coordenado do esporte de alto rendimento. Os projetos implementados no país não possuem similaridade com programas realizados em outros países de sucesso esportivo. III. O Brasil ainda está em busca de artifícios para o sucesso desportivo e da construção de uma política de longo prazo com base científica. Um dos programas, o Plano Brasil Medalhas, foi avaliado como um plano de emergência e não pode ser qualificado como plano estratégico. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: II apenas. Alternativa 2: II e III apenas. Alternativa 3: I, II e IV apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV. Ver conteúdo
QUESTÃO 7 O esporte de alto rendimento mundial é visto como alvo de estudos e envolvem pontos de interseção e aproximação entre os componentes do mesmo, em diferentes nações. No Brasil, o estudo sobre o esporte de alto rendimento é recente e vem ganhando mais importância com a expectativa da participação do país em olimpíadas e paraolimpíadas. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Em relação ao sistema brasileiro do desporto, analise as asserções abaixo: Não é possível estabelecer pontos de interseção/aproximação entre os componentes do sistema. PORQUE Esses não dialogam entre si, o que indica pouca possibilidade de viabilizar a criação de um sistema nacional de esporte para o Brasil. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. Alternativa 4: A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira. Alternativa 5: As afirmativas I e II são falsas. Ver conteúdo
QUESTÃO 6 Segundo a autora Bastos (2016), seu estudo tem por objetivo colocar em pauta o “fazer” em relação com o futuro do esporte no país, sobretudo o esporte de alto rendimento, já que não temos uma visão do “fazer” sobre a gestão do esporte nacional. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. O desenvolvimento de modelos esportivos que se configuraram como modelos nacionais, vem sendo estudado. Assinale a alternativa que salienta o porquê desse estudo sobre os modelos: Alternativas Alternativa 1: Para compreender os pontos-chave na avaliação de políticas públicas de Estado e governo de diferentes nações. Alternativa 2: Garantir a unificação do esporte a nível mundial, estabelecendo regras e novos modelos. Alternativa 3: Criar um comitê que abranja todos os modelos esportivos em um único evento. Alternativa 4: Criar políticas públicas para as diferentes nações, no contexto esportivo. Alternativa 5: Estabelecer metas e planos para o esporte mundial. Ver conteúdo
QUESTÃO 5 A organização de eventos é desafiadora. Essa organização, a nível mundial é, ainda mais, motivo de preocupação. No entanto, as cerimônias de abertura e encerramento dos eventos esportivos mundiais que aconteceram no Brasil, empolgou e emocionou o mundo com sua simplicidade e criatividade. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set. 2016. Nas palavras da autora passamos uma imagem positiva ao mundo. Diante disso, analise as afirmativas abaixo: O Brasil tem a capacidade de organizar qualquer evento mundial. PORQUE Sabemos organizar o melhor carnaval. Assinale a afirmativa correta: Alternativas Alternativa 1: As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. Alternativa 4: A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira. Alternativa 5: As afirmativas I e II são falsas. Ver conteúdo
QUESTÃO 4 Esse impasse sobre o Sistema Nacional do Desporto no Brasil aparece em estudos que obtiveram conclusões semelhantes. Esses estudos revelam pontos críticos quanto à estruturação de políticas, organizações e governança que nos permitem visualizar alguns cenários. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Analise as alternativas sobre os cenários que o texto nos aponta: I. O terceiro, por sua vez, apenas reforça os anteriores, pois refere-se à existência de recursos financeiros e mão de obra para desenvolvimento do atleta. II. O segundo cenário refere-se à necessidade de uma estrutura esportiva nacional que coordene as ações de órgãos governamentais e entidades nacionais do esporte. III. O primeiro cenário se refere à existência de programas esportivos assistemáticos, onde o Estado, os clubes e também a família se responsabiliza pelo desenvolvimento dos atletas. IV. O primeiro cenário se refere à existência de programas esportivos, onde o Estado é o maior provedor e responsável pelo desenvolvimento do atleta, ficando em responsabilidade dos clubes e da família apenas o bem-estar do atleta. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: II apenas. Alternativa 2: II e III apenas. Alternativa 3: I, II e IV apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV. Ver conteúdo
QUESTÃO 3 Recentemente, propuseram uma abordagem específica para o esporte de alto rendimento, onde são considerados três níveis de análise. Esses níveis compreendem os aspectos sociais, econômicos, históricos e culturais, as políticas nacionais voltadas ao esporte e os aspectos específicos relativos ao desempenho individual dos atletas. Partindo dessa base foram construídos pilares norteadores para análise e comparação do esporte de alto rendimento. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Nesse sentido, assinale a alternativa que aponta corretamente quantos são os pilares norteadores de análise que permite comparação entre nações: Alternativas Alternativa 1: São 03 pilares. Alternativa 2: São 05 pilares. Alternativa 3: São 09 pilares. Alternativa 4: São 10 pilares. Alternativa 5: São 12 pilares. Ver conteúdo
QUESTÃO 2 Várias reflexões são possíveis implicações para formulações de políticas para o desenvolvimento de processos e práticas no e do esporte. As indagações acerca do esporte de alto rendimento olímpico não são diferentes, passam a ser pensados no sentido de seus futuros rumos. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set. 2016. De acordo com o artigo de BASTOS (2016), analise as afirmativas sobre os aspectos destacados pela “Agenda 20+20” de 2014: É destacado alguns aspectos relacionados à governança. A gestão de jogos e valorização dos atletas está na pauta dessa agenda. III. O contato com os comitês olímpicos internacionais, não está na Agenda 20+20. A aproximação com as entidades responsáveis pelo desenvolvimento das modalidades é um aspecto da agenda. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: II apenas. Alternativa 2: I e II apenas. Alternativa 3: I e II apenas. Alternativa 4: I, II e IV apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas. Alternativa 6: I, II, III e IV. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - BEDU - ATV INTEGRADORA ESPECÍFICA 2 - 52_2024 QUESTÃO 1 Nesses estudos, visões diferenciadas podem ser identificadas dentro de cada modelo teórico, sejam elas sobre o desenvolvimento esportivo, ou sobre o esporte em massa. Isso sempre ocasiona mudanças nos níveis social, comunitário e pessoal, em detrimento de fomento e oferecimento de serviços esportivos. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. No entanto o desenvolvimento do país está demarcado por uma tensão entre três orientações de desenvolvimento esportivo. Sobre elas, analise as afirmativas abaixo: A segunda orientação é a identificação e à promoção do talento. A segunda orientação é o nível de escolaridade de cada um dos atletas de alto rendimento. III. A terceira orientação considera o esporte como instrumento para atingir objetivos não esportivos. A primeira orientação é a promoção e a participação esportiva com base na visão do Esporte para Todos. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: II apenas. Alternativa 2: I e II apenas. Alternativa 3: I, II e IV apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV. Ver conteúdo
QUESTÃO 10 O termo “ginástica” vem de um verbo grego que, diferentemente do que aconteceu no mundo moderno e do que acontece ainda hoje, não significa “modalidade” ou “modalidades”. O verbo em questão significava algo mais próximo de “treinamento”, “preparação” para um esforço. Preparação essa feita com o corpo nu (gymnos). Essa transformação conceitual, aparentemente sem importância, diz muito da força da ginástica do mundo atual, do mesmo modo que nos ajuda a pensar na grande distância entre o mundo moderno e o mundo grego, no que tange ao corpo. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022. Levando em consideração a história da ginástica com o passar dos tempos, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas: A ginástica, como os gregos da época clássica concebiam, é realizada apenas com a finalidade de fortalecer o corpo e não aparece em separado da música, assim como da filosofia e da política. Com a visão cientificista ganhando força a partir do século XVI, muito desse olhar da ciência acaba por influenciar a criação da ginástica, tal como se passou a entendê-la a partir do século XVIII. III. Foi a ginástica a prática que inaugura no mundo moderno a possibilidade de uma educação do físico, já que, com suas medidas a determinar intensidades, ritmos e amplitudes, sustentou a expansão das escolas ginásticas que surgiram. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1 - V, V, V. Alternativa 2 - V, F, V. Alternativa 3 - V, V, F. Alternativa 4 - F, V, V. Alternativa 5 - F, F, F. Ver conteúdo
QUESTÃO 9 A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer. Cabe ao professor/profissional da área trabalhar com tal objeto de maneira democrática, crítica e qualificada, fundamentado pelo rigor científico, pela reflexão filosófica e pela conduta ética. BRASIL. Resolução CNE nº 6. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física. Brasília-DF, 18 de dezembro de 2018. Considerando o fragmento acima e as reflexões levantadas ao longo da disciplina de História da Educação Física, avalie as afirmativas abaixo com V para verdadeiras e F para falsas: O profissional de Educação Física, bacharel, ao final da graduação, deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social na qual está inserido profissionalmente. O professor de Educação Física, licenciado, ao final da graduação, deverá estar qualificado para atuar de maneira crítica com esse componente curricular na Educação Básica. III. Cabe ao professor/profissional de Educação Física trabalhar com as práticas corporais de maneira que tal ação busque o enriquecimento cultural dos sujeitos inseridos no processo. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1 - V, V, V. Alternativa 2 - V, F, V. Alternativa 3 - F, V, F. Alternativa 4 - F, V, V. Alternativa 5 - F, F, F. Ver conteúdo
QUESTÃO 8 Nos séculos XIX e XX, a escola transformou-se para atender à necessidade de escolarizar a todos. O ingresso das práticas corporais com finalidade educacional também foi um traço marcante desse processo, evidenciando que a prática de uma Educação Física nasce no mesmo momento da escola pensada como uma instituição educacional a ser frequentada pelos filhos oriundos de todas as classes sociais. Esse movimento que se estabelecia exigiu não só da educação como um todo, mas da Educação Física reflexões pedagógicas, as quais geraram críticas a algumas práticas corporais em detrimento a outras. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022. Com relação ao período mencionado no fragmento acima e as reflexões pedagógicas sobre as práticas corporais na escola que aconteceram durante o mesmo, analise as afirmações a seguir: As práticas corporais de características circenses tornaram-se muito criticadas nesse período, pois em termos pedagógicos, via-se nesses usos do corpo feitos pelos acrobatas um desvirtuamento, uma espécie de aberração exibicionista que nada agregava à formação física, moral e intelectual de seus praticantes. Outro alvo de crítica por parte daqueles que pensavam na inclusão das práticas corporais no interior da escola era o atletismo, já que essa denominação pejorativa era dada a toda prática que assumia um caráter meramente competitivo, o qual levava pessoas e grupos a reunirem-se para assistir aos embates como mero entretenimento. III. A ginástica foi a prática que, em diferentes lugares, passou a povoar os currículos da nascente escola de massas, pois o que estava sendo buscado era uma abordagem educativa às práticas corporais, abordagem essa que deveria ser descolada de qualquer utilidade prática imediata, ou seja, capaz de colaborar na educação dos cidadãos. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1 - I, apenas. Alternativa 2 - II, apenas. Alternativa 3 - III, apenas. Alternativa 4 - II e III, apenas. Alternativa 5 - I, II e III. Ver conteúdo
QUESTÃO 7 Com a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro, houve uma mudança do eixo econômico e cultural na sociedade mineira, deslocando-se da cidade de Ouro Preto para a capital Belo Horizonte. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime que se assumiu fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida por muitas esferas, dentre elas a escola. Nessa ótica, a escola deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”. VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2010. Considerando o fragmento acima e a história das práticas corporais no período republicano, analise as afirmações a seguir: O discurso político que justificou a mudança para o modelo republicano pautava-se na ideia de ampliação da cidadania, mas não buscava uma igualdade de acesso à educação entre todas as classes. Apesar das justificativas para as mudanças focarem nas crianças pobres como principais beneficiárias, não foram essas as principais frequentadoras das instituições modeladoras. III. O novo modelo republicano da obrigatoriedade escolar, defendido pelos políticos, recebeu forte apoio dos pais, alunos e dos próprios professores durante as mudanças do sistema escolar. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1 - I, apenas. Alternativa 2 - II, apenas. Alternativa 3 - III, apenas. Alternativa 4 - II e III, apenas. Alternativa 5 - I, II e III. Ver conteúdo
QUESTÃO 6 Ao estudarmos a história da educação e Educação Física mineira, nota-se que a decadência do ciclo econômico baseado na exploração do ouro demandou uma mudança do eixo econômico e cultural, que se deslocou da cidade de Ouro Preto para a capital mineira, Belo Horizonte. Essa mudança provocou muitas outras no cotidiano de um “pacato arraial” que se tornou uma “vitrina para a República”. A vida social, política e econômica que acontecia no novo regime fez com que muitos setores sociais pensassem a respeito das mudanças necessárias para a realização da, assim vista, incontornável “ambição civilizatória” a ser assumida pela escola. Nessa ótica, ela deveria “receber as crianças pobres e fazer delas cidadãos”. VAGO, Tarcísio Mauro. Histórias de Educação Física na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2010. Considerando o fragmento acima e a história das práticas corporais nesse período do cenário brasileiro, analise as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas: O discurso político que justificou a mudança para o modelo republicano pautava-se na ideia de ampliação da cidadania e igualdade entre todas as classes. Apesar das justificativas para as mudanças focarem nas crianças pobres como principais beneficiárias, não foram essas as principais frequentadoras das instituições modeladoras. III. O novo modelo republicano da obrigatoriedade escolar, defendido pelos políticos, recebeu forte apoio dos pais, alunos e dos próprios professores durante as mudanças do sistema escolar. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1 - V, V, V. Alternativa 2 - V, F, V. Alternativa 3 - V, V, F. Alternativa 4 - F, V, V. Alternativa 5 - F, F, F. Ver conteúdo
QUESTÃO 5 Considere a imagem a seguir: Disponível em: http://esportemrede.blogspot.com.br/2012/04/economia-politica-do-esporte.html Acessado em 10.Mai.2021. A presente imagem compreende uma charge sobre a Copa do Mundo de Futebol que aconteceu em 2014 no Brasil. De posse da leitura e análise da ilustração e do conhecimento adquirido sobre a influência do esporte para a sociedade contemporânea, interprete as afirmações abaixo. A presença do futebol em nossa sociedade atual é algo facilmente perceptível, visto que sua importância nos faz enxergar no esporte um elemento incontornável para entendermos o mundo contemporâneo. No mundo do futebol, destaca-se não só o sentimento nacionalista, mas também sua importância econômica, a qual transcende os contratos estabelecidos entre países e atletas, e que podem escancarar mazelas incorporadas na nossa sociedade. III. Eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol, evidenciam que o esporte é um fenômeno que consegue sensibilizar pessoas do mundo inteiro, bem como, sua estrutura e organização busca mobilizar ações sociais e culturais dos países sedes. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1 - I, apenas. Alternativa 2 - II, apenas. Alternativa 3 - I e II, apenas. Alternativa 4 - II e III apenas. Alternativa 5 - I, II e III. Ver conteúdo