QUESTÃO 3 As lutas e as artes marciais implicam um universo amplo de manifestações antropológicas de natureza multidimensional e complexa. Como um conjunto de práticas socioculturais proveniente de um espectro diversificado de demandas históricas específicas, é possível identificar uma pluralidade muito patente nas suas diferentes configurações sociais, formas de expressão, repertório técnico, linguagens, organização e institucionalização. Nesta perspectiva, as lutas e as artes marciais podem ser vistas como construções identificadas e inerentes ao patrimônio cultural de diversos povos e, sobretudo, como um fenômeno relevante inserido na dinâmica da sociedade contemporânea e no processo da globalização. CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v.16 n.1 p.01-09, 2010. Observando o Fragmento acima, nota-se que as lutas e as artes marciais precisam ser entendidas de forma integral, sendo a história de cada prática corporal ligada a essas temáticas um fator essencial para esse entendimento. Sendo assim, ao considerar a história das lutas e artes marciais no século XX, analise as afirmações abaixo: Com o aumento de filmes relacionados as artes marciais, narrativas envolvendo alunos, professores, lutadores e atletas dessa prática tornaram-se um dos produtos da cultura pop mais característicos do mundo contemporâneo. Com a expansão das artes marciais no ocidente, história, religião e cultura de diferentes povos orientais, foram saberes essenciais na ligação dessas práticas corporais com a construção da obediência, da disciplina, da concentração e da precisão. III. Assim como o esporte, as lutas e as artes marciais, beneficiaram-se da expansão técnica dos meios de comunicação do século XX, o que as tornou um fenômeno no mundo inteiro, aumentando o número de praticantes dessas práticas corporais. É correto o que se afirma em: Alternativas  Alternativa 1 - I, apenas.  Alternativa 2 - III, apenas.  Alternativa 3 - I e II, apenas.  Alternativa 4 - II e III, apenas. Alternativa 5 - I, II e III. 

  QUESTÃO 2 A produção historiográfica da Educação Física pode ser dividida em três fases. Entre os autores que marcaram uma dessas fases é Inezil Penna Marinho. Para Marinho o importante do estudo da história não é a memorização dos fatos e datas, não é a fixação daquilo que os compêndios, formalizaram e, algumas vezes, até padronizaram. O autor defendia a necessidade, ao estudar história, de suscitar nos alunos do curso de Educação Física o interesse que os leve à investigação dos fatos, ao aproveitamento das experiências por outros povos, a interpretação dos dados oferecidos à sua razão. MARINHO, Inezil Penna. Discurso de posse de cátedra de História e Organização da Educação Física e Desportos. Arquivos da ENEFD, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p.143, 1958. Considerando o fragmento acima e as fases da produção historiográfica da Educação Física, analise as afirmações abaixo. O marco utilizado para definir a existência de uma terceira fase na produção historiográfica da Educação Física são as produções de Inezil Penna Marinho, considerado o maior estudioso da história da Educação Física e do esporte no Brasil. No que diz respeito à análise histórica realizada por Inezil Penna Marinho, percebe-se que pela primeira vez a pesquisa em história sobre a Educação Física assumiu a característica de não ser mera compiladora de reflexões ou opiniões de terceiros, e sim uma maneira de levantar pelo próprio pesquisador análises e interpretações dos fatos. III. Nota-se que Marinho estava bastante preocupado com a importância da história na formação dos alunos, pois ao mesmo tempo em que é ponderada a preocupação com o ensino dessa especialidade, ele manifesta uma concepção de história e de conhecimento que sustentava os levantamentos e as pesquisa que fazia. É correto o que se afirma em: Alternativas  Alternativa 1 - I, apenas.  Alternativa 2 - II, apenas.  Alternativa 3 - III, apenas.  Alternativa 4 - II e III apenas.  Alternativa 5 - I, II e III.  

  QUESTÃO 2 A produção historiográfica da Educação Física pode ser dividida em três fases. Entre os autores que marcaram uma dessas fases é Inezil Penna Marinho. Para Marinho o importante do estudo da história não é a memorização dos fatos e datas, não é a fixação daquilo que os compêndios, formalizaram e, algumas vezes, até padronizaram. O autor defendia a necessidade, ao estudar história, de suscitar nos alunos do curso de Educação Física o interesse que os leve à investigação dos fatos, ao aproveitamento das experiências por outros povos, a interpretação dos dados oferecidos à sua razão. MARINHO, Inezil Penna. Discurso de posse de cátedra de História e Organização da Educação Física e Desportos. Arquivos da ENEFD, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p.143, 1958. Considerando o fragmento acima e as fases da produção historiográfica da Educação Física, analise as afirmações abaixo. O marco utilizado para definir a existência de uma terceira fase na produção historiográfica da Educação Física são as produções de Inezil Penna Marinho, considerado o maior estudioso da história da Educação Física e do esporte no Brasil. No que diz respeito à análise histórica realizada por Inezil Penna Marinho, percebe-se que pela primeira vez a pesquisa em história sobre a Educação Física assumiu a característica de não ser mera compiladora de reflexões ou opiniões de terceiros, e sim uma maneira de levantar pelo próprio pesquisador análises e interpretações dos fatos. III. Nota-se que Marinho estava bastante preocupado com a importância da história na formação dos alunos, pois ao mesmo tempo em que é ponderada a preocupação com o ensino dessa especialidade, ele manifesta uma concepção de história e de conhecimento que sustentava os levantamentos e as pesquisa que fazia. É correto o que se afirma em: Alternativas  Alternativa 1 - I, apenas.  Alternativa 2 - II, apenas.  Alternativa 3 - III, apenas.  Alternativa 4 - II e III apenas.  Alternativa 5 - I, II e III.  

ATIVIDADE 1 - ATV INTEGRADORA COMUM I: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2024 QUESTÃO 1 Nota-se, atualmente, a presença de várias ações formativas que são desprendidas ao corpo humano sob diferentes óticas e perspectivas. Tal processo acontece em diferentes esferas de nossa sociedade, sendo a escola uma das instituições que acaba interferindo/influenciando essa ação. Contudo, nem sempre tais ações formativas sobre o corpo foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022. Considerando o fragmento acima, em especial sobre as ações formativas sobre o corpo nos séculos XVI e XVII, avalie as afirmações abaixo com V para verdadeiras e F para falsas: No período dos séculos XVI e XVII, é no âmbito familiar, extraescolar, que muitas práticas e atividades corporais são defendidas como fundamentais à educação da juventude. Educar sistematicamente o corpo, no período dos séculos XVI e XVII, era considerado importante e fundamental para os jovens de todas as classes sociais, não sendo uma prerrogativa de classe. III. Durante o período dos séculos XVI e XVII, a educação corporal sistemática tem seu lugar mais visível nos espaços formativos e colégios ligados aos Jesuítas que nasciam com a modernidade. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas  Alternativa 1 - V, V, F.  Alternativa 2 - V, F, F.  Alternativa 3 - F, V, F.  Alternativa 4 - F, V, V.  Alternativa 5 - F, F, V.  

QUESTÃO 10 A fim de levar o conhecimento aos alunos, o professor deve seguir estratégias de ensino que devem estar relacionadas tanto aos conteúdos que serão ensinados quanto as características do aprendiz. Libâneo (1994) aponta exposição do professor, trabalho independente, elaboração conjunta, trabalho em grupo, atividades especiais como conceitos relacionados a metodologia de ensino.   OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PERIM, Gianna Lepre. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério do Esporte; Porto Alegre: UFRGS, 2008. A partir do enunciado acima e dos conceitos apresentados por Libâneo (1994) estudados na disciplina, analise as afirmativas: I: Situações extra-escolares, discussões cotidianas envolvendo a temática família, trabalho, meio ambiente dentre outros, são considerados atividades especiais. II: A exposição do professor deve ser ou verbal ou demonstrativa, onde o mesmo deverá explicar o conteúdo e representar a realidade por meio da demonstração. III: A diferença entre a elaboração conjunta e o trabalho em grupo é que o primeiro estimula a capacidade organizativa e administrativa dos alunos e a segunda pressupõe a conversa baseada nas perguntas propostas pelo professor, onde irá estimular o pensamento dos alunos. IV: O método de trabalho independente diz respeito às atividades que devem ser orientadas para que o aluno tenha capacidade de resolvê-las de forma independente. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I e IV, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas.

QUESTÃO 9 Para os especialistas das “ciências do esporte” as capacidades coordenativas compõem a base central da denominada “inteligência motora”. O desenvolvimento das capacidades coordenativas oportuniza uma aprendizagem motora mais acabada e completa. O nível de conhecimento sobre as capacidades coordenativas não é tão diferenciado como o das capacidades condicionais de força e resistência. No entanto, a melhoria das capacidades físicas decorre fundamentalmente do desenvolvimento da capacidade de rendimento coordenativo na infância e adolescência. DE OLIVEIRA, A. A. B., PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. ​Com base no texto acima sobre o desenvolvimento das capacidades coordenativas e no material disponibilizado da disciplina, assinale a alternativa correta:   Alternativas Alternativa 1: As capacidades coordenativas não possuem relação, no sentido regulador e condutor, com as ações de movimentos necessários à solução de tarefas e problemas motores do esporte. Alternativa 2: O planejamento do processo de ensino-aprendizagem das capacidades coordenativas não considera quais são as capacidades coordenativas, além de não planejar e nem sistematizar o conteúdo descrito, por não ser um tema importante. Alternativa 3: As capacidades coordenativas facilitam a realização de ações tanto em situações ambientais previsíveis (estereótipo de movimentos, tarefas fechadas) quanto nos momentos imprevisíveis do jogo (adaptação da técnica em tarefas abertas como os jogos esportivos coletivos). Alternativa 4: O desenvolvimento da coordenação e, paralelamente, das capacidades coordenativas, não possuem importância nos jogos esportivos coletivos já que a dinâmica do jogo permite que o jogador execute permanentemente de forma exata um modelo padrão ou ideal da técnica. Alternativa 5: No treinamento da coordenação, a apresentação das exigências de informação e os condicionantes da ação não devem ser modificados, sendo que durante o processo de ensino-aprendizagem,  as tarefas devem estar relacionadas a movimentos convencionais e bem conhecidao.

QUESTÃO 7 O trabalho da educação pelo esporte é organizado na forma de projetos educativos que abordam temas de relevância sugeridos pelo próprio contexto educativo ou pela realidade social mais ampla. As peculiaridades dessa ação educativa transformaram a busca pela interdisciplinaridade em um desafio diário de humildade, voltado à construção e reconstrução de novos saberes, à ressignificação de princípios e metodologias e à revisão de posturas frente a todo o processo educativo. Foi localizado três dimensões que são consideradas essenciais para que a interdisciplinaridade se concretize: a dimensão dos saberes ou conteúdos, a dimensão pessoal e a dimensão institucional.   ​OLIVEIRA, A. A. B. PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.   De acordo com o recorte acima e o material didático, analise as afirmativas: Na dimensão dos saberes ou conteúdos, adotar a prática interdisciplinar significa considerar o esporte nas relações que mantém com diferentes dimensões da vida social como à política, a econômica, a cidadania, os valores humanos, a saúde etc. O projeto educativo é um plano de trabalho que define, de modo integrado e intencional, objetivos, conteúdos, estratégias, resultados e formas de avaliação, visando a desenvolver os potenciais de crianças e adolescentes. III. A organização do trabalho pedagógico na forma de projetos educativos interdisciplinares nos permite vivenciar de forma integrada os princípios sustentadores de nossa proposta educacional. Os projetos interdisciplinares possibilitam aos educandos estabelecerem as conexões existentes entre o tema central e as áreas relacionadas a ele. Não basta simplesmente integrar conteúdos, é preciso integrar as pessoas envolvidas no processo educativo. ​Assinale a alternativa correta:   Alternativas Alternativa 1: I e II apenas. Alternativa 2: I, II e V apenas. Alternativa 3: I, III e IV apenas. Alternativa 4: II, III e IV apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV e V.

QUESTÃO 5 Observa-se que conceitos novos de treinamento são sempre solicitados a fim de se maximizar o rendimento dos atletas, nesse sentido a prática caminha a frente da pesquisa, da produção e divulgação do conhecimento científico. Diante disso observe a figura abaixo: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. 296 p.   De acordo com a figura, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.   Alternativas Alternativa 1: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e diminuição do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição. Alternativa 2: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos táticos apenas e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição. Alternativa 3:  A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição. Alternativa 4: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e a diminuição do volume e intensidade dos treinamentos, a fim de proporcionar um aumento em relação à participação em competições. Alternativa 5: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos e físicos e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, levando em consideração uma diminuição da participação em competições esportivas.

QUESTÃO 4 De modo geral, o treinamento da técnica tem sido realizado a partir de atividades/exercícios analíticos isolados, dissociados do contexto do jogo. No entanto, essa forma de treinamento não tem sido a mais eficaz ne ensino-aprendizagem. Uma possível linha de pensamento para a formatação de um modelo de treinamento técnico, conforme proposto por Roth (1997), caracteriza-se na ênfase dos processos atencionais, bem como na continuidade e combinação de fases que abrangem. Fonte: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. Sobre as quatro fases propostas por Roth (1997) para o aprendizado da técnica, respectivamente, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: (1) Aprender uma técnica nova; (2) Aperfeiçoar o aprendido; (3) Atenção-automatização; (4) Estabilização-variação. Alternativa 2: (1) Aperfeiçoar o aprendido; (2) Estabilização-variação; (3) Atenção-automatização; (4) Aprender uma técnica nova. Alternativa 3: (1) Aprender uma técnica nova; (2) Aperfeiçoar o aprendido; (3) Estabilização-variação; (4) Atenção-automatização. Alternativa 4: (1) Aprender uma técnica nova; (2) Atenção-automatização; (3) Estabilização-variação; (4) Aperfeiçoar o aprendido. Alternativa 5: (1) Aperfeiçoar o aprendido; (2) Aprender uma técnica nova; (3) Atenção-automatização; (4) Iniciar uma nova técnica.

ATIVIDADE 1 - ATV INTEGRADORA COMUM 4 - 52_2024 QUESTÃO 1 O Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE) tem por objetivo promover a formação humana através da prática esportiva consciente, desenvolvendo a personalidade de crianças e adolescentes através do esporte, ou seja, é necessário entender o SADE como um sistema no qual ocorrem os processos de evolução ao longo do tempo. O SADE é composto por três estruturas (substantiva, pedagógico-metodológica e temporal) que se relacionam entre si.   Fonte: OLIVEIRA, A. A.; PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.    Considerando o Programa Segundo Tempo, sobre as estruturas que compõe o Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE), a seguir, avalie as situações e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:    I). A estrutura substantiva compreende as diferentes capacidades inerentes ao rendimento esportivo.   II). A estrutura temporal refere-se às etapas e fases ao longo do sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE)   III). A estrutura pedagógico-Metodológica refere-se aos processos pedagógicos e metodológicos do ensino e aprendizagem do esporte.    IV). As etapas de formação, transição, decisão, readaptação fazem parte da estrutura substantiva e da estrutura pedagógico/metodológica .   As afirmações I, II, III, IV são, respectivamente:  Alternativas Alternativa 1: V, V, F, F. Alternativa 2: F, V, V, F. Alternativa 3: V, V, V, F. Alternativa 4: F, V, V, V. Alternativa 5: F, V, F, V.

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