QUESTÃO 4 Ao olharmos para a realidade da qual participamos, percebemos, sem dificuldades, a presença de várias ações formativas sobre o corpo. Isso acontece tanto fora da escola quanto no interior dessa instituição de ensino. No entanto, nem sempre tais ações foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2021. Considerando o fragmento acima, em especial sobre as ações formativas sobre o corpo nos séculos XVI e XVII, avalie as afirmações abaixo. A educação corporal sistemática tem seu lugar mais visível, durante esse período, nos colégios Jesuítas que nasciam com a modernidade. Nesse período, é no âmbito familiar, extraescolar, que muitas práticas e atividades corporais são defendidas como fundamentais à educação da juventude. III. Educar sistematicamente o corpo, nesse momento histórico, era importante e fundamental para os jovens de todas as classes sociais, não sendo uma prerrogativa de classe. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1 - I, apenas. Alternativa 2 - II, apenas. Alternativa 3 - I e II, apenas. Alternativa 4 - II e III apenas. Alternativa 5 - I, II e III. Ver conteúdo
QUESTÃO 3 As lutas e as artes marciais implicam um universo amplo de manifestações antropológicas de natureza multidimensional e complexa. Como um conjunto de práticas socioculturais proveniente de um espectro diversificado de demandas históricas específicas, é possível identificar uma pluralidade muito patente nas suas diferentes configurações sociais, formas de expressão, repertório técnico, linguagens, organização e institucionalização. Nesta perspectiva, as lutas e as artes marciais podem ser vistas como construções identificadas e inerentes ao patrimônio cultural de diversos povos e, sobretudo, como um fenômeno relevante inserido na dinâmica da sociedade contemporânea e no processo da globalização. CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v.16 n.1 p.01-09, 2010. Observando o Fragmento acima, nota-se que as lutas e as artes marciais precisam ser entendidas de forma integral, sendo a história de cada prática corporal ligada a essas temáticas um fator essencial para esse entendimento. Sendo assim, ao considerar a história das lutas e artes marciais no século XX, analise as afirmações abaixo: Com o aumento de filmes relacionados as artes marciais, narrativas envolvendo alunos, professores, lutadores e atletas dessa prática tornaram-se um dos produtos da cultura pop mais característicos do mundo contemporâneo. Com a expansão das artes marciais no ocidente, história, religião e cultura de diferentes povos orientais, foram saberes essenciais na ligação dessas práticas corporais com a construção da obediência, da disciplina, da concentração e da precisão. III. Assim como o esporte, as lutas e as artes marciais, beneficiaram-se da expansão técnica dos meios de comunicação do século XX, o que as tornou um fenômeno no mundo inteiro, aumentando o número de praticantes dessas práticas corporais. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1 - I, apenas. Alternativa 2 - III, apenas. Alternativa 3 - I e II, apenas. Alternativa 4 - II e III, apenas. Alternativa 5 - I, II e III. Ver conteúdo
QUESTÃO 2 A produção historiográfica da Educação Física pode ser dividida em três fases. Entre os autores que marcaram uma dessas fases é Inezil Penna Marinho. Para Marinho o importante do estudo da história não é a memorização dos fatos e datas, não é a fixação daquilo que os compêndios, formalizaram e, algumas vezes, até padronizaram. O autor defendia a necessidade, ao estudar história, de suscitar nos alunos do curso de Educação Física o interesse que os leve à investigação dos fatos, ao aproveitamento das experiências por outros povos, a interpretação dos dados oferecidos à sua razão. MARINHO, Inezil Penna. Discurso de posse de cátedra de História e Organização da Educação Física e Desportos. Arquivos da ENEFD, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p.143, 1958. Considerando o fragmento acima e as fases da produção historiográfica da Educação Física, analise as afirmações abaixo. O marco utilizado para definir a existência de uma terceira fase na produção historiográfica da Educação Física são as produções de Inezil Penna Marinho, considerado o maior estudioso da história da Educação Física e do esporte no Brasil. No que diz respeito à análise histórica realizada por Inezil Penna Marinho, percebe-se que pela primeira vez a pesquisa em história sobre a Educação Física assumiu a característica de não ser mera compiladora de reflexões ou opiniões de terceiros, e sim uma maneira de levantar pelo próprio pesquisador análises e interpretações dos fatos. III. Nota-se que Marinho estava bastante preocupado com a importância da história na formação dos alunos, pois ao mesmo tempo em que é ponderada a preocupação com o ensino dessa especialidade, ele manifesta uma concepção de história e de conhecimento que sustentava os levantamentos e as pesquisa que fazia. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1 - I, apenas. Alternativa 2 - II, apenas. Alternativa 3 - III, apenas. Alternativa 4 - II e III apenas. Alternativa 5 - I, II e III. Ver conteúdo
QUESTÃO 2 A produção historiográfica da Educação Física pode ser dividida em três fases. Entre os autores que marcaram uma dessas fases é Inezil Penna Marinho. Para Marinho o importante do estudo da história não é a memorização dos fatos e datas, não é a fixação daquilo que os compêndios, formalizaram e, algumas vezes, até padronizaram. O autor defendia a necessidade, ao estudar história, de suscitar nos alunos do curso de Educação Física o interesse que os leve à investigação dos fatos, ao aproveitamento das experiências por outros povos, a interpretação dos dados oferecidos à sua razão. MARINHO, Inezil Penna. Discurso de posse de cátedra de História e Organização da Educação Física e Desportos. Arquivos da ENEFD, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, p.143, 1958. Considerando o fragmento acima e as fases da produção historiográfica da Educação Física, analise as afirmações abaixo. O marco utilizado para definir a existência de uma terceira fase na produção historiográfica da Educação Física são as produções de Inezil Penna Marinho, considerado o maior estudioso da história da Educação Física e do esporte no Brasil. No que diz respeito à análise histórica realizada por Inezil Penna Marinho, percebe-se que pela primeira vez a pesquisa em história sobre a Educação Física assumiu a característica de não ser mera compiladora de reflexões ou opiniões de terceiros, e sim uma maneira de levantar pelo próprio pesquisador análises e interpretações dos fatos. III. Nota-se que Marinho estava bastante preocupado com a importância da história na formação dos alunos, pois ao mesmo tempo em que é ponderada a preocupação com o ensino dessa especialidade, ele manifesta uma concepção de história e de conhecimento que sustentava os levantamentos e as pesquisa que fazia. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1 - I, apenas. Alternativa 2 - II, apenas. Alternativa 3 - III, apenas. Alternativa 4 - II e III apenas. Alternativa 5 - I, II e III. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - ATV INTEGRADORA COMUM I: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2024 QUESTÃO 1 Nota-se, atualmente, a presença de várias ações formativas que são desprendidas ao corpo humano sob diferentes óticas e perspectivas. Tal processo acontece em diferentes esferas de nossa sociedade, sendo a escola uma das instituições que acaba interferindo/influenciando essa ação. Contudo, nem sempre tais ações formativas sobre o corpo foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite. HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022. Considerando o fragmento acima, em especial sobre as ações formativas sobre o corpo nos séculos XVI e XVII, avalie as afirmações abaixo com V para verdadeiras e F para falsas: No período dos séculos XVI e XVII, é no âmbito familiar, extraescolar, que muitas práticas e atividades corporais são defendidas como fundamentais à educação da juventude. Educar sistematicamente o corpo, no período dos séculos XVI e XVII, era considerado importante e fundamental para os jovens de todas as classes sociais, não sendo uma prerrogativa de classe. III. Durante o período dos séculos XVI e XVII, a educação corporal sistemática tem seu lugar mais visível nos espaços formativos e colégios ligados aos Jesuítas que nasciam com a modernidade. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1 - V, V, F. Alternativa 2 - V, F, F. Alternativa 3 - F, V, F. Alternativa 4 - F, V, V. Alternativa 5 - F, F, V. Ver conteúdo
QUESTÃO 10 A fim de levar o conhecimento aos alunos, o professor deve seguir estratégias de ensino que devem estar relacionadas tanto aos conteúdos que serão ensinados quanto as características do aprendiz. Libâneo (1994) aponta exposição do professor, trabalho independente, elaboração conjunta, trabalho em grupo, atividades especiais como conceitos relacionados a metodologia de ensino. OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PERIM, Gianna Lepre. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério do Esporte; Porto Alegre: UFRGS, 2008. A partir do enunciado acima e dos conceitos apresentados por Libâneo (1994) estudados na disciplina, analise as afirmativas: I: Situações extra-escolares, discussões cotidianas envolvendo a temática família, trabalho, meio ambiente dentre outros, são considerados atividades especiais. II: A exposição do professor deve ser ou verbal ou demonstrativa, onde o mesmo deverá explicar o conteúdo e representar a realidade por meio da demonstração. III: A diferença entre a elaboração conjunta e o trabalho em grupo é que o primeiro estimula a capacidade organizativa e administrativa dos alunos e a segunda pressupõe a conversa baseada nas perguntas propostas pelo professor, onde irá estimular o pensamento dos alunos. IV: O método de trabalho independente diz respeito às atividades que devem ser orientadas para que o aluno tenha capacidade de resolvê-las de forma independente. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I e IV, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas. Ver conteúdo
QUESTÃO 9 Para os especialistas das “ciências do esporte” as capacidades coordenativas compõem a base central da denominada “inteligência motora”. O desenvolvimento das capacidades coordenativas oportuniza uma aprendizagem motora mais acabada e completa. O nível de conhecimento sobre as capacidades coordenativas não é tão diferenciado como o das capacidades condicionais de força e resistência. No entanto, a melhoria das capacidades físicas decorre fundamentalmente do desenvolvimento da capacidade de rendimento coordenativo na infância e adolescência. DE OLIVEIRA, A. A. B., PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. Com base no texto acima sobre o desenvolvimento das capacidades coordenativas e no material disponibilizado da disciplina, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: As capacidades coordenativas não possuem relação, no sentido regulador e condutor, com as ações de movimentos necessários à solução de tarefas e problemas motores do esporte. Alternativa 2: O planejamento do processo de ensino-aprendizagem das capacidades coordenativas não considera quais são as capacidades coordenativas, além de não planejar e nem sistematizar o conteúdo descrito, por não ser um tema importante. Alternativa 3: As capacidades coordenativas facilitam a realização de ações tanto em situações ambientais previsíveis (estereótipo de movimentos, tarefas fechadas) quanto nos momentos imprevisíveis do jogo (adaptação da técnica em tarefas abertas como os jogos esportivos coletivos). Alternativa 4: O desenvolvimento da coordenação e, paralelamente, das capacidades coordenativas, não possuem importância nos jogos esportivos coletivos já que a dinâmica do jogo permite que o jogador execute permanentemente de forma exata um modelo padrão ou ideal da técnica. Alternativa 5: No treinamento da coordenação, a apresentação das exigências de informação e os condicionantes da ação não devem ser modificados, sendo que durante o processo de ensino-aprendizagem, as tarefas devem estar relacionadas a movimentos convencionais e bem conhecidao. Ver conteúdo
QUESTÃO 8 “Os Jogos para Desenvolvimento da Inteligência e da Criatividade Tática “JDIC”, é caracterizado como jogos com situações de oposição e colaboração, com ou sem a invasão do campo da equipe adversária, mas que não apresenta relações diretas com uma modalidade específica, se apoiam nos elementos comuns das modalidades.” OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. 296 p. De acordo com o exposto acima e o material da disciplina, avalie as afirmações abaixo: I – No JDIC não é permitido a variação de situações. II – São jogos em que é necessário ter presentes as características das modalidades. III- É importante que o professor estabeleça regras que possibilitem a maior variedade de situações táticas. IV – Situações de oposição, aumento gradativo de participantes, variabilidade técnica e diversidade de decisões são importantes no JDIC. É correto o que se afirma: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e III, apenas. Alternativa 3: I, II e IV apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: Todas as alternativas estão corretas. Ver conteúdo
QUESTÃO 7 O trabalho da educação pelo esporte é organizado na forma de projetos educativos que abordam temas de relevância sugeridos pelo próprio contexto educativo ou pela realidade social mais ampla. As peculiaridades dessa ação educativa transformaram a busca pela interdisciplinaridade em um desafio diário de humildade, voltado à construção e reconstrução de novos saberes, à ressignificação de princípios e metodologias e à revisão de posturas frente a todo o processo educativo. Foi localizado três dimensões que são consideradas essenciais para que a interdisciplinaridade se concretize: a dimensão dos saberes ou conteúdos, a dimensão pessoal e a dimensão institucional. OLIVEIRA, A. A. B. PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. De acordo com o recorte acima e o material didático, analise as afirmativas: Na dimensão dos saberes ou conteúdos, adotar a prática interdisciplinar significa considerar o esporte nas relações que mantém com diferentes dimensões da vida social como à política, a econômica, a cidadania, os valores humanos, a saúde etc. O projeto educativo é um plano de trabalho que define, de modo integrado e intencional, objetivos, conteúdos, estratégias, resultados e formas de avaliação, visando a desenvolver os potenciais de crianças e adolescentes. III. A organização do trabalho pedagógico na forma de projetos educativos interdisciplinares nos permite vivenciar de forma integrada os princípios sustentadores de nossa proposta educacional. Os projetos interdisciplinares possibilitam aos educandos estabelecerem as conexões existentes entre o tema central e as áreas relacionadas a ele. Não basta simplesmente integrar conteúdos, é preciso integrar as pessoas envolvidas no processo educativo. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: I e II apenas. Alternativa 2: I, II e V apenas. Alternativa 3: I, III e IV apenas. Alternativa 4: II, III e IV apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV e V. Ver conteúdo
QUESTÃO 6 Para assegurar a organização do planejamento das aulas no PST, os processos de aprendizagem tática são subdivididos em estruturas menores, que são os conteúdos, alguns desses conteúdos possuem ainda conteúdos mais específicos que, por sua vez, possuem, por fim, uma série de parâmetros. Fonte: GRECO, P. J.; MORAES, J. C. P. COSTA, G. C. T. (org.). Manual das práticas dos esportes no Programa Segundo Tempo. Maringá: Eduem, 2013. Com relação à Aprendizagem Tática, com base no Manual de Práticas para a Iniciação Esportiva no PST, assinale a alternativa que contenha apenas parâmetros relacionados aos conteúdos específicos das Capacidades Táticas Básicas. Alternativas Alternativa 1: Acertar o alvo; criar superioridade numérica; reconhecer espaços; superar o adversário. Alternativa 2: Jogo reduzido; pressão de tempo; pressão de variabilidade; sair da marcação. Alternativa 3: Criar superioridade numérica; reconhecer espaços; sair da marcação; pressão de tempo. Alternativa 4: Criar superioridade numérica; treinamento técnico-tático; pressão de tempo. Alternativa 5: Acertar o alvo; criar superioridade numérica; reconhecer espaços; treinamento tático-técnico. Ver conteúdo
QUESTÃO 5 Observa-se que conceitos novos de treinamento são sempre solicitados a fim de se maximizar o rendimento dos atletas, nesse sentido a prática caminha a frente da pesquisa, da produção e divulgação do conhecimento científico. Diante disso observe a figura abaixo: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. 296 p. De acordo com a figura, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e diminuição do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição. Alternativa 2: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos táticos apenas e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição. Alternativa 3: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, em relação a participação em competição. Alternativa 4: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos, táticos, físicos e a diminuição do volume e intensidade dos treinamentos, a fim de proporcionar um aumento em relação à participação em competições. Alternativa 5: A figura descreve o processo de treinamento integrado, e as relações entre os conteúdos técnicos e físicos e o necessário aumento do volume e intensidade dos treinamentos, levando em consideração uma diminuição da participação em competições esportivas. Ver conteúdo
QUESTÃO 4 De modo geral, o treinamento da técnica tem sido realizado a partir de atividades/exercícios analíticos isolados, dissociados do contexto do jogo. No entanto, essa forma de treinamento não tem sido a mais eficaz ne ensino-aprendizagem. Uma possível linha de pensamento para a formatação de um modelo de treinamento técnico, conforme proposto por Roth (1997), caracteriza-se na ênfase dos processos atencionais, bem como na continuidade e combinação de fases que abrangem. Fonte: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. Sobre as quatro fases propostas por Roth (1997) para o aprendizado da técnica, respectivamente, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: (1) Aprender uma técnica nova; (2) Aperfeiçoar o aprendido; (3) Atenção-automatização; (4) Estabilização-variação. Alternativa 2: (1) Aperfeiçoar o aprendido; (2) Estabilização-variação; (3) Atenção-automatização; (4) Aprender uma técnica nova. Alternativa 3: (1) Aprender uma técnica nova; (2) Aperfeiçoar o aprendido; (3) Estabilização-variação; (4) Atenção-automatização. Alternativa 4: (1) Aprender uma técnica nova; (2) Atenção-automatização; (3) Estabilização-variação; (4) Aperfeiçoar o aprendido. Alternativa 5: (1) Aperfeiçoar o aprendido; (2) Aprender uma técnica nova; (3) Atenção-automatização; (4) Iniciar uma nova técnica. Ver conteúdo
QUESTÃO 3 O Programa Segundo Tempo tem se constituído como uma ação imprescindível ao processo de inclusão social de nossas crianças, adolescentes e jovens. Contudo, como para qualquer ação que se coloque como séria e comprometida, ela não pode prescindir de uma estrutura organizacional e de planejamento, o qual apresenta uma sequência de ações. Essas ações são fundamentais para que se tenha uma atuação efetiva e pontual dentro do projeto. Fonte: OLIVEIRA, A. A.; PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. A seguir estão os elementos que compõe o planejamento. ( ) Seleção e organização dos conteúdos ( ) Estruturação dos objetivos ( ) Diagnóstico ( ) Estratégias metodológicas ( ) Processos avaliativos Enumere seguindo a ordem de acontecimento de cada elemento citado e encontre a sequência correta entre as alternativas a seguir. Alternativas Alternativa 1: 1, 2, 3, 4, 5. Alternativa 2: 2, 5, 3, 1, 4. Alternativa 3: 3, 2, 1, 4, 5. Alternativa 4: 4, 3, 2, 5, 1. Alternativa 5: 5, 4, 2, 1, 3. Ver conteúdo
QUESTÃO 2 Os objetivos antecipam os resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos. Para que haja harmonia na estruturação e hierarquização dos objetivos é importante que se atente ao fato de que deverá existir uma relação entre eles. São eles que irão conduzir todas as ações do professor durante seu trabalho. OLIVEIRA, A. A. B. PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. Por isso, o material didático traz alguns cuidados que são necessários para manter a relação entre os objetivos. Analise as afirmativas: Organizar os objetivos para verificar resultados que permitam o controle avaliativo Especificar conhecimento para assimilação e aplicação na vida cotidiana. III. Oferecer gradatividade nas experiências, tornando o ensino motivante. Garantir sequência lógica para compreensão conjunta. Garantir clareza dos objetivos. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: I apenas. Alternativa 2: II apenas. Alternativa 3: I, II e V apenas. Alternativa 4: II, III e IV apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV e V. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - ATV INTEGRADORA COMUM 4 - 52_2024 QUESTÃO 1 O Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE) tem por objetivo promover a formação humana através da prática esportiva consciente, desenvolvendo a personalidade de crianças e adolescentes através do esporte, ou seja, é necessário entender o SADE como um sistema no qual ocorrem os processos de evolução ao longo do tempo. O SADE é composto por três estruturas (substantiva, pedagógico-metodológica e temporal) que se relacionam entre si. Fonte: OLIVEIRA, A. A.; PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. Considerando o Programa Segundo Tempo, sobre as estruturas que compõe o Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE), a seguir, avalie as situações e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso: I). A estrutura substantiva compreende as diferentes capacidades inerentes ao rendimento esportivo. II). A estrutura temporal refere-se às etapas e fases ao longo do sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE) III). A estrutura pedagógico-Metodológica refere-se aos processos pedagógicos e metodológicos do ensino e aprendizagem do esporte. IV). As etapas de formação, transição, decisão, readaptação fazem parte da estrutura substantiva e da estrutura pedagógico/metodológica . As afirmações I, II, III, IV são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, F, F. Alternativa 2: F, V, V, F. Alternativa 3: V, V, V, F. Alternativa 4: F, V, V, V. Alternativa 5: F, V, F, V. Ver conteúdo
QUESTÃO 10 O Índice de Massa Corporal (IMC) é um cálculo que utiliza o peso e a altura do indivíduo (IMC = PESO/ALTURA2) para estimar sua composição corporal. No entanto, o IMC não distingue se o peso está relacionado à massa gorda (gordura) ou a massa magra (músculo) do indivíduo, o que pode dificultar a interpretação e classificação da real composição corporal do avaliado. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Considerando o trecho acima, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: O IMC não deve ser utilizado como ferramenta para avaliação da composição corporal. Alternativa 2: O IMC estima a quantidade de massa magra, porém não consegue estimar o percentual de gordura. Alternativa 3: Indivíduos com grande quantidade de massa magra podem ser classificados de forma incorreta como obesos. Alternativa 4: Indivíduos com grande percentual de gordura podem ser classificados como "peso normal" pelo cálculo do IMC. Alternativa 5: Indivíduos com o mesmo peso sempre terão a mesma classificação do IMC, independente do percentual de massa magra. Ver conteúdo
QUESTÃO 9 O diabetes mellitus (DM) é descrito como uma doença metabólica crônica que tem como característica principal o aumento de glicose na corrente sanguínea, também chamado de hiperglicemia, devido à dificuldade de produção ou de ação do hormônio insulina. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Sobre a ação da insulina no DM, analise as afirmativas a seguir: A insulina atua diretamente na glicemia, dificultando a captação de glicose pela célula. A falta de produção de insulina resulta em um aumento da captação de glicose pelas células dos tecidos periféricos. III. A dificuldade de ação da insulina diminui a captação de glicose para dentro da célula, resultando em um aumento da glicemia. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: II, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III. Ver conteúdo
QUESTÃO 8 De acordo com Cambri et al. (2006, apud ARDENGUE, 2024), o termo dislipidemias refere-se a modificações no metabolismo dos lipídios que desencadeiam alterações nas concentrações das lipoproteínas plasmáticas, favorecendo o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. De acordo com o trecho acima, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: As dislipidemias são caracterizadas pelas alterações nos níveis lipídicos devido ao desenvolvimento do diabetes. Alternativa 2: As alterações nos níveis das lipoproteínas podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas. Alternativa 3: As dislipidemias são caracterizadas por doenças crônicas como a diabetes e doenças cardiovasculares. Alternativa 4: As doenças cardiovasculares e a diabetes são responsáveis pelas dislipidemias. Alternativa 5: As dislipidemias referem-se ao desenvolvimento e favorecimento da diabetes. Ver conteúdo
QUESTÃO 7 Para confirmar o diagnóstico da Síndrome Metabólica (SM) é recomendado que seja realizada uma investigação clínica e laboratorial, os quais incluem a realização da análise do histórico clínico, exames físicos e laboratoriais. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Em relação ao histórico clínico, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: O histórico familiar de doenças como a hipertensão arterial, o câncer e a esquizofrenia, podem ser importantes no diagnóstico da SM. Alternativa 2: O histórico familiar de alcoolismo, tabagismo, câncer e doença arterial coronariana são determinantes para a o diagnóstico da SM. Alternativa 3: O histórico clínico relacionado ao uso de medicamentos controlados e cirurgias gerais são relevantes para o diagnóstico da SM. Alternativa 4: O nível de atividade física é determinante para a identificação da obesidade central e hipertensão e consequentemente da SM. Alternativa 5: O nível de atividade física, a idade e o tabagismo são informações que podem ser relevantes para o diagnóstico da SM. Ver conteúdo
QUESTÃO 6 A pressão arterial (PA) é descrita como a força exercida contra as paredes das dos vasos (artérias) durante a circulação do sangue e é dividida em Pressão Arterial Sistólica (PAS) e Pressão Arterial Diastólica (PAD). Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Sobre a PA, é correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: A PAS e a PAD possuem valores semelhantes em hipertensos. Alternativa 2: A PAS é sempre maior que a PAD em indivíduos normais ou hipertensos. Alternativa 3: A PAD se iguala à PAS em indivíduos com pressão arterial normal (normotensos). Alternativa 4: A PAS é maior que a PAD por ser uma medida de pressão de relaxamento cardíaco. Alternativa 5: A PAS é aumentada em indivíduos hipertensos, enquanto a PAD permanece inalterada. Ver conteúdo
QUESTÃO 5 A Síndrome Metabólica (SM), também conhecida como Síndrome X, Síndrome de Resistência à Insulina ou Síndrome de Reaven, é caracterizada por um conjunto de alterações metabólicas e hormonais que eleva o risco do indivíduo desenvolver doenças cardiovasculares. Dentre as condições médicas característica da SM a obesidade central é um critério essencial e pode ser associado a outras condições. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Assinale a afirmativa que apresentam alterações metabólicas e/ou hormonais associadas à obesidade central: Alternativas Alternativa 1: Obesidade; resistência à insulina, AVC. Alternativa 2: Hipertensão arterial, dislipidemias e diabetes tipo 2. Alternativa 3: Doença coronariana, dislipidemias e disfunção erétil. Alternativa 4: Diabetes tipo 2, esteatose hepática e apneia obstrutiva do sono. Alternativa 5: Síndrome do ovário policístico; AVC; hipertensão arterial e diabetes. Ver conteúdo
QUESTÃO 4 Para indivíduos diabéticos tipo 2 (DM2), a realização de exercícios auxilia no controle glicêmico e a adesão à programas de treinamento podem levar a uma diminuição do uso de medicamentos orais, além de melhorar o condicionamento cardiovascular e diminuir fatores de risco. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Analise as afirmativas a seguir sobre os tipos de exercícios recomendados para indivíduos com DM2. Exercícios resistidos, como a musculação, não podem ser recomendados para indivíduos com DM2. A combinação entre exercícios aeróbios e resistidos pode ser recomendada para indivíduos com DM2. III. Exercícios como o yoga e o tai chi devem ser recomendados principalmente para indivíduos idosos com DM2. A caminhada, a corrida e a natação são exercícios aeróbios que podem ser recomendados para indivíduos com DM2. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: I, II e III, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV. Ver conteúdo
QUESTÃO 3 As dislipidemias podem ser classificadas como primárias ou secundárias. As primárias, são alterações de origem genotípica ou fenotípica. Já as dislipidemias secundárias, são causadas por outras doenças além de fatores comportamentais, como o sedentarismo, a má alimentação e o consumo excessivo de álcool e tabaco. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. A partir do trecho acima, analise as asserções a seguir: As dislipidemias secundárias podem ser causadas por fatores externos. PORQUE A causa por outras doenças é uma alteração de origem genotípica. É correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são falsas. Alternativa 2: A asserção I é verdadeira e a II é falsa. Alternativa 3: A asserção I é falsa e a II é verdadeira. Alternativa 4: As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I. Alternativa 5: As asserções I e II são verdadeiras e a II não é uma justificativa correta para a I. Ver conteúdo
QUESTÃO 2 A avaliação do risco cardiovascular do indivíduo com diabetes tipo 2 (DM2) que vai iniciar exercício é fundamental para a segurança e prevenção de eventos adversos, conforme apresentado pela Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB) Silva Júnior (2023, apud ARDENGUE, 2024). Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Sobre o risco cardiovascular em indivíduos com DM2, é correto afirmar que: Alternativas Alternativa 1: Possuir DM2 há 5 anos configura uma situação de alto risco cardiovascular. Alternativa 2: O tabagismo e a hipertensão configuram risco cardiovascular baixo em pessoas com DM2. Alternativa 3: Doença renal e síndrome metabólica não configuram risco cardiovascular para pessoas com DM2. Alternativa 4: Os estratificadores de risco cardiovascular muito alto referem-se somente a indivíduos idosos que possuem DM2. Alternativa 5: Possuir três ou mais condições descritas como risco alto, configura uma situação de risco cardiovascular muito alto. Ver conteúdo
Considerando as informações acima, assinale a alternativa que contempla a definição de obesidade, de acordo com a OMS: Alternativas Alternativa 1: A obesidade refere-se a qualquer aumento de gordura corporal em indivíduos saudáveis. Alternativa 2: A obesidade refere-se ao aumento de gordura corporal na mesma proporção que a massa magra. Alternativa 3: A obesidade refere-se ao excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Alternativa 4: A obesidade refere-se a mesma quantidade de gordura corporal e massa magra em indivíduos dislipidêmicos. Alternativa 5: A obesidade refere-se ao aumento de gordura corporal, somado a hipertensão, as dislipidemias e a resistência a insulina. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - ATV INTEGRADORA COMUM 3 - 52_2024 QUESTÃO 1 A obesidade é uma doença crônica, com causas multifatoriais que englobam fatores genéticos (raça, idade, sexo, etc.), endócrinos e metabólicos, além de fatores obesogênicos, como hábitos alimentares, sedentarismo, padrão socioeconômico, entre outros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de obesidade está relacionada à quantidade de gordura corporal do indivíduo. Ver conteúdo
A partir do entendimento destes dois sistemas e do estudo do livro didático da disciplina, responda as seguintes questões: a) Explique a função do sistema circulatório e cite os seus componentes: b) Qual é o objetivo da pequena circulação? E o da grande circulação? c) Explique a função do sistema respiratório e cite os seus componentes: Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 – ANATOMIA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA – 52_2024 O corpo humano é uma máquina complexa que possui diversos componentes importantes para a manutenção da vida. Pode-se destacar dois principais componentes, sendo o aparelho cardiorrespiratório e o sistema nervoso que de forma conjunta trabalham para que os nutrientes cheguem até as nossas células e os materiais residuais do metabolismo, seja eliminado mantendo o controle homeostático. Para isso, o sistema nervoso tem importante função de controlar as condições intracelulares e possibilitar adaptações no aparelho cardiorrespiratório. Desta forma, o coração, vasos sanguíneos e os pulmões trabalham de forma conjunta para enviar sangue oxigenado ao corpo e reoxigenar o sangue que volta da circulação periférica. Neste sentido, pode-se afirmar que o sistema cardiorrespiratório é composto pelo sistema circulatório e pelo sistema respiratório. Ver conteúdo