c) Seguindo a ideia de movimentação de recursos financeiros, a indústria do esporte se caracteriza como um alto poder aquisitivo e é dependente de fatores como vitória de partidas específicas (ex: clássicos do futebol Brasil vs. Argentina), uma figura esportiva (ex: Michael Jordan), marca esportiva (ex: produtos de alta qualidade de uma marca específica de produtos), para que, quando oferecidos ou divulgados, promovam assim a venda e o sucesso no mercado. Diante destes fatores explique o conceito de indústria do esporte, os três tipos de segmentos e finalize com exemplos de organizações que estão presentes em diversos seguimentos da sociedade em nosso país. Ver conteúdo
b) Analisando os conceitos de esporte, suas principais características e as classificações, descreva um exemplo para cada tipo de esporte, indicando a sua finalidade (como programas de esportes institucionais, programas educativos, clubes esportivos ou franquias) e apontando as características que os fazem pertencer a essa categoria. Ver conteúdo
AGORA É COM VOCÊ! Caro, aluno(a)! Mediante o contexto apresentado na atividade MAPA, utilize os espaços em branco de cada quadro para digitar suas respostas. a) Os conceitos e definições de esporte estão ligados a cultura e característica de um país, o tipo de esporte é vivenciado e difundido através de experiências advindas de situações esportivas. Diante disso, descreva as duas definições de esporte mais utilizadas e as manifestações que o esporte é inserido de acordo com a constituição promulgada em 1988. Ver conteúdo
MAPA - TEORIAS DA GESTÃO DO ESPORTE - 52_2024 O esporte é tratado como uma paixão nacional e internacional, descrito como um dos maiores canais de movimentações de recursos financeiros do mundo. Modalidades como futebol e tênis movimentam certa de US$ 1 trilhão ao ano, por comover e sustentar torcedores apaixonados, que além de assistir ligas, campeonatos mundiais consomem produtos esportivos que caracterizam o seu time, jogador ou franquia de coração. Ver conteúdo
Sobre os jogos de Arena de Batalha Multijogador On-line (MOBA - Multiplayer Online Battle Arena) Descreva em poucas palavras o que é um jogo MOBA. Ver conteúdo
Pesquise UM exemplo de jogo que é classificado como FPS e descreva suas principais características, considerando:a) Nome do jogo: b) Objetivo: c) Principal torneio: d) Cole uma imagem de um(a) personagem que faz parte do jogo e apresente o nome e qual sua função dentro do jogo. Ver conteúdo
Sobre os jogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS – First Person Shooter) Descreva em poucas palavras o que é um jogo de FPS. Ver conteúdo
Para esta Atividade MAPA, você deverá responder as questões apresentadas a seguir referentes às duas modalidades de eSports citadas (FPS e MOBA). Utilize o livro da disciplina como principal referência. IMPORTANTE: Você deve utilizar o MODELO MAPA (disponível no material da disciplina) para responder as questões. Ver conteúdo
MAPA - eSports - ESPORTES ELETRÔNICOS - 52_2024 Conforme vimos no livro da disciplina, a classificação dos jogos eletrônicos é importante para entender as diferenças entre os jogos e as dinâmicas de jogo específicas de cada um deles. Nesse contexto, dentre as principais modalidades esportivas eletrônicas, temos destaque para os Jogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS – First Person Shooter) e os Jogos de Arena de Batalha Multijogador On-line (MOBA - Multiplayer Online Battle Arena). Ver conteúdo
Com base nos seus conhecimentos e pesquisas a respeito desta temática utilizando o livro didático, quantos e quais são os tipos de manifestações que o esporte pode se desenvolver no Brasil? Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - TEORIAS DA GESTÃO DO ESPORTE - 52_2024 A gestão do esporte é considerada uma ciência recente, que ao decorrer de sua evolução é vista como uma área muito disciplinar e que para a sua aplicação seja efetiva, é necessário compreender como o fenômeno esporte é apresentado e qual o contexto esta inserido. Ver conteúdo
A partir do enunciado e do conteúdo abordado no livro da disciplina, responda as questões abaixo: Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - eSports - ESPORTES ELETRÔNICOS - 52_2024 No mundo de hoje, o mundo moderno, há uma infinidade de jogos diferentes, com características e objetivos diferentes. E para melhor entendermos, tais jogos podem ser classificados em categorias baseadas em suas características principais. Ver conteúdo