MAPA – GH – MARKETING HOSPITALAR – 52_2024 MAPA Olá, estudantes de Gestão Hospitalar! A atividade MAPA da disciplina de Marketing Hospitalar auxiliará você em sua trajetória de formação em Gestão Hospitalar, proporcionando as habilidades para compreender os fundamentos do marketing para atuar frente aos usuários da área de saúde por meio da imersão. Sendo que, dentre as diversas possibilidades que a mercadologia possibilita, encontra-se a comunicação. Como vimos em nossa disciplina, trata-se de “um dos componentes-chave do marketing de serviços. No geral, a função principal da estratégia de comunicação de uma empresa de serviços é informar, persuadir ou lembrar os clientes sobre o serviço que está sendo oferecido” (Blanco, 2018, p. 159). Ver conteúdo
4ª ETAPA: de forma sucinta, clara e objetiva, justifique, com suas palavras, como uma rede social, como, no exemplo, o Instagram, pode favorecer os profissionais da área da saúde. Ver conteúdo
3ª ETAPA: depois de ter feito o levantamento solicitado na etapa anterior, busque, em seu livro, na página 162, o Quadro 1 — Conteúdo e objetivos da comunicação versus estágio do ciclo de vida. Busque compreender o quadro e, na sequência, indique, mediante sua análise do perfil escolhido no Instagram, em qual Estágio do Ciclo de Vida o produto/marca/empresa/perfil está e descreva, de forma idêntica ao que está no quadro, os objetivos da comunicação. Ver conteúdo
2ª ETAPA: após escolher a rede social para sua análise, preencha o checklist apontando: 1. data de abertura do Instagram; 2. total de seguidores e seguidos; 3. total de publicações; 4. características visuais (principais cores, fotos, estilos); 5. tipos de conteúdos postados; 6. se há dicas de saúde (destaque ao menos uma). Pode acrescentar outra curiosidade, caso localize. Ver conteúdo
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO: 1ª ETAPA: mesmo que você não possua uma conta no Instagram, é possível acessá-lo de forma gratuita para vislumbrar os conteúdos nele disponível. Por isso, convido você a fazer uma pesquisa na rede social Instagram, identificando e escolhendo um perfil de um espaço de saúde: pode ser uma clínica odontológica, saúde da mulher, fisioterapia etc., desde que ofereçam algum serviço em saúde. Após escolher, descreva o nome do perfil e coloquei o link de acesso (basta copiar da barra de navegação do seu computador). Coloque, também, algumas imagens que possam identificar o perfil (pode ser print da tela desse perfil). Ver conteúdo
Com isso, percebemos o quanto as mídias digitais, em especial, as redes sociais, podem potencializar o alcance de informações e de profissionais da área da saúde. Portanto, para que nossa atividade seja o mais imersiva possível, convido você para fazer uma análise conforme as etapas a seguir. Ver conteúdo
Nesse sentido, saber posicionar uma marca, um serviço, um espaço de saúde é primordial e, para isso, os diversos profissionais da área podem utilizar das redes sociais. Em uma matéria publicada pela Forbes (2023), ficou constatado que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo. A constatação é de um levantamento da Comscore. O estudo mostra que esses canais são a preferência dos brasileiros frente a outras categorias on-line, elevando o país à terceira posição entre as nações que mais consomem redes sociais em todo o mundo — atrás de Índia e Indonésia e à frente de Estados Unidos, México e Argentina. Ver conteúdo
MAPA – GH – MARKETING HOSPITALAR – 52_2024 MAPA Olá, estudantes de Gestão Hospitalar! A atividade MAPA da disciplina de Marketing Hospitalar auxiliará você em sua trajetória de formação em Gestão Hospitalar, proporcionando as habilidades para compreender os fundamentos do marketing para atuar frente aos usuários da área de saúde por meio da imersão. Sendo que, dentre as diversas possibilidades que a mercadologia possibilita, encontra-se a comunicação. Como vimos em nossa disciplina, trata-se de “um dos componentes-chave do marketing de serviços. No geral, a função principal da estratégia de comunicação de uma empresa de serviços é informar, persuadir ou lembrar os clientes sobre o serviço que está sendo oferecido” (Blanco, 2018, p. 159). Ver conteúdo
3) Crie um mapa conceitual, com relação aos princípios básicos da Administração Pública, explicando os seus princípios básicos (seja criativo). Ver conteúdo
2) Ao final de toda licitação, seja para aquisição ou para prestação de serviços, é necessário gerar um contrato para formalizar os deveres e obrigações, com características específicas da Administração Pública. Um tipo de contrato na área pública é o Contrato Administrativo, que tem especificidades próprias, diferentes de contratos privados. Nesse sentido, utilizando suas palavras, explique as características do contrato administrativo (a) alteração unilateral do contrato, (b) bilateralidade e (c) Submissão ao Direito Administrativo. Para esta resposta, utiliza no até seis linhas. Ver conteúdo
O trecho da reportagem descreve uma situação na qual se evidenciam diferentes crimes relacionados à compra e à contratação de serviços na área da saúde. Foram violados os princípios básicos da Administração Pública, como os da legalidade e da moralidade. Com relação à reportagem e aos princípios básicos da Administração Pública: 1) Apresente ao menos três princípios básicos da Administração Pública que foram violados nesta reportagem e os motivos que o levou a essa conclusão. Ver conteúdo
MAPA - GH - GESTÃO DE CONTRATOS, TERCEIRIZAÇÃO E LICITAÇÃO - 52_2024 Analise o texto a seguir: O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) deflagrou uma operação que apura possíveis fraudes em licitações feitas por uma prefeitura do noroeste do estado do Rio de Janeiro. Chamada de Burnout, a ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão em algumas cidades também do interior carioca. Durante a operação, o secretário de Saúde do município foi intimado judicialmente a prestar depoimento e afastado do cargo por 90 dias. As investigações do MPRJ investigam uma série de fraudes licitatórias que podem ter ocorrido durante a gestão dele na pasta. Entre os possíveis crimes, há uma compra de 10 mil testes de Covid-19, adquiridos no fim com indícios de sobrepreço. Além do valor acima, também foram identificados sinais de irregularidades no processo de contratação da empresa fornecedora dos exames, o que teria promovido o favorecimento da mesma na licitação. Outro contrato investigado, teria sido feito para solicitar uma série de atendimentos e procedimentos de fisioterapia durante a pandemia. Segundo os investigadores do MPRJ, nesses contratos haveria uma diferença considerável entre o número de habitantes da cidade e o total elevado de exames realizados. A equipe do Ministério Público também teria se surpreendido com a velocidade com que os pagamentos eram repassados à empresa responsável por prestar o atendimento, bem como divergências entre o que era solicitado e o que de fato foi realizado pela população. De acordo com órgão, o caso segue sendo apurado em sigilo. Ver conteúdo
c) Considerando a atuação dos diferentes atores sociais, como movimentos sociais, profissionais de saúde, gestores públicos e legisladores, na construção e implementação do SUS, discuta sobre a importância da participação social nesse âmbito. Ver conteúdo
b) Analise os princípios e as diretrizes fundamentais que orientam o SUS como política pública, indicando a importância de tais para a orientação dessa política. Ver conteúdo
Considerando o exposto, disserte sobre a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto política pública. Com o seu texto, busque responder: a) Quais são as motivações para a criação de um Sistema Único de Saúde em um país como o Brasil? Ver conteúdo
Para que as resoluções da 8ª pudessem se estruturar melhor e chegar à nova Constituição, foi criada a Comissão Nacional da Reforma Sanitária (CNRS), que funcionou de agosto de 1986 a maio de 1987. A 8ª foi responsável por dar o arcabouço político e a CNRS deu o arcabouço técnico. A CNRS era composta por representantes de segmentos importantes, inclusive do setor privado". Ver conteúdo
O crescimento do movimento sanitário, organizado desde os anos 1970, foi crucial para o amplo debate dessas questões. Enquanto o país passava pelo processo de redemocratização, o movimento ganhou consistência e avançou na produção de conhecimento, com a criação de órgãos como o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), em 1976, e a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), em 1979. Em meados dos anos 1980, Sergio Arouca assumiu a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro. Ver conteúdo
Mesmo em 2019, prestes à realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que faz um resgate à Reforma Sanitária Brasileira, é possível encontrar semelhanças na luta constante em defesa do SUS. O relatório final da 8ª Conferência apontou a importante conclusão de que as mudanças necessárias para a melhoria do sistema de saúde brasileiro não seriam alcançadas apenas com uma reforma administrativa e financeira. Era preciso que se ampliasse o conceito de saúde e se fizesse uma revisão da legislação. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GH - POLÍTICAS PÚBLICAS DA SAÚDE - 52_2024 "8ª Conferência Nacional de Saúde: quando o SUS ganhou forma Cinco dias de debates, mais de quatro mil participantes, 135 grupos de trabalho e objetivos muito claros: contribuir para a formulação de um novo sistema de saúde e subsidiar as discussões sobre o setor na futura Constituinte. A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 17 e 21 de março de 1986, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais: ‘A saúde como dever do Estado e direito do cidadão’, ‘A reformulação do Sistema Nacional de Saúde’ e ‘O financiamento setorial’. Ver conteúdo
ATIVIDADE: Em nosso material de estudos, você irá encontrar um tópico específico tratando sobre a Satisfação do Cliente. Portanto, primeiramente, faça toda a leitura desse tópico e, na sequência, apresente um texto argumentativo-dissertativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão (cerca de 15 linhas), com a mesma temática, apontando como a satisfação é tratada nos ambientes de saúde e quais os seus desafios. Ao final, apresente, de forma opcional, um relato de experiência, no qual você ou algum conhecido tenha vivenciado de satisfação ou insatisfação de atendimentos na área de saúde no Brasil. Ver conteúdo
Satisfazer os usuários da saúde é sempre um desafio, pois, geralmente, os indivíduos estão fragilizados e encontram-se em algum estágio de sofrimento. Por isso, não basta agir com a razão, é imprescindível todo um trabalho de humanização, respeito e atenção. Nesse sentido, melhorar os serviços é primordial, ou seja, qualquer que seja o estabelecimento, torna-se relevante implantar sistemas de medição de satisfação, para que a partir de dados confiáveis a gestão possa propor melhorias. Sendo assim, vamos a sua tarefa! Ver conteúdo
Dessa forma, é possível determinar o nível de lealdade e satisfação do paciente e acompanhantes, além de ter parâmetros de avaliação para otimizar os seus serviços. Apesar de ainda ser pouco utilizado, o NPS na saúde indica notas promissoras para o setor. No Relatório Anual de 2020 de NPS e CX Benchmarks, do CustomerGauge, a indústria da área da saúde obteve 63 pontos na avaliação geral, com taxa de retorno de 96%, um dos maiores entre as categorias analisadas. A nota ficou acima de setores como tecnologia, restaurantes, agências de seguros e telecomunicações. Assim, o NPS na saúde não é conveniente apenas para mensurar a qualidade do atendimento, como também para determinar a eficiência dos serviços médicos de forma geral. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 – GH – MARKETING HOSPITALAR – 52_2024 ATIVIDADE DE ESTUDO 1 Vamos iniciar a Atividade de Estudo 1 com a leitura do texto a seguir: NPS na área da Saúde – Entre a Gestão e a Satisfação NPS é a sigla para Net Promoter Score, uma métrica de avaliação que possibilita mensurar a lealdade e a satisfação do cliente diante da empresa. No caso do NPS na saúde, esse recurso pode ajudar a obter um feedback rápido dos pacientes e acompanhantes, por exemplo, permitindo que você saiba o que precisa ser modificado para atingir a máxima qualidade no atendimento. A dinâmica é simples e geralmente se resume a uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, quais as chances de você recomendar os serviços da clínica para um amigo ou familiar?”. Ver conteúdo
b) Após selecionar o médico credenciado, é necessário formalizar e finalizar a contratação por meio de um contrato. Explique (em no mínimo 5 linhas) cada etapa do ciclo de vida de um contrato (pré contratação, contratação, pré execução, execução, encerramento. Ver conteúdo
Com relação ao credenciamento, imagine que você é o gestor de um hospital público e precisa contratar um médico especialista em uma área com escassez e a única alternativa é utilizar o credenciamento. Nesse sentido: a) Crie um texto argumentativo para explicar para a diretoria do hospital o que é credenciamento, a sua legalidade e quais ocasiões é possível utilizar para convencê-los dessa alternativa para suprir a demanda. Para a resposta, é necessário utiliza ao menos 06 (cinco) linhas. Ver conteúdo
O trecho anterior, reflete sobre a falta de médicos em diferentes regiões brasileiras para atender a demanda da sociedade. Quando se fala de serviço público, o médico, assim como outros profissionais, deve ser contratado por concurso, mas, na falta de profissionais na área da saúde, uma das alternativas para a Administração Pública utilizar é o credenciamento. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - GH - GESTÃO DE CONTRATOS, TERCEIRIZAÇÃO E LICITAÇÃO - 52_2024 A simples abertura de mais escolas de medicina e de mais vagas em cursos já existentes não basta para reduzir as desigualdades regionais em locais de baixa concentração de médicos, em áreas distantes, do Norte, do Nordeste ou do interior. Após a graduação, o médico recém-formado tende a migrar para outros centros mais desenvolvidos, como São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros. De forma geral, as metrópoles se mostram mais atraentes para estes profissionais que as cidades onde nasceram ou se formaram. Esse persistente fluxo de médicos em direção aos mesmos lugares pode agravar ainda mais desigualdades e gerar outras consequências indesejadas ao sistema de saúde brasileiro. Apesar de todas as mazelas existentes, se o atendimento à saúde ainda funciona é pelo compromisso dos médicos com a sociedade e pela cobrança pelo envolvimento do governo e de outros setores da sociedade neste debate. É importante que se tenha sempre em mente que as entidades médicas, como instituições, estão sempre interessadas em dialogar e encontrar propostas e respostas para os problemas da assistência de nossa população. Ver conteúdo