1) Nome e endereço da loja escolhida 2) Foto da fachada e/ou interior da loja 3) Segmento da loja 4) Persona (Você deverá descrever a persona da loja, que pode ser real, se tiver essas informações, ou fictícia) 5) Elabore uma ação de inbound marketing para cada etapa do funil de vendas (pg. 163 do livro) 6) A partir das estratégias de conteúdo criada no item 5, você deverá descrever a jornada de compra dessa loja, detalhando cada uma das etapas. Não esqueça que para uma estratégia omnicanal, você deverá utilizar, pelo menos dois canais, sejam físicos e/ou digitais. Ver conteúdo
Agora chegou a sua vez de colocar em prática as estratégias de omnichannel e inbound marketing. Para realizar essa atividade, você deverá escolher uma empresa varejista real na cidade onde você mora, que pode ser uma loja de pequeno porte ou uma grande varejista. O objetivo é que você como profissional de Marketing deverá elaborar uma estratégia de integração de canais para essa empresa, pensando na Data do Dia dos Namorados, que será no mês de junho. Pense que tipo de ações podem ser implementadas para atrair os clientes e fazer com que eles comprem os produtos dessa loja. Par isso, você deverá utilizar o roteiro a seguir: Ver conteúdo
- Deste modo, imagine que você estava procurando por um produto para ser utilizado em seu trabalho e ao abrir o Instagram viu um anúncio que contava as facilidades na utilização do tal produto procurado. Nesse momento, ao clicar no vídeo, você é direcionado para um site de compras onde há um detalhamento do produto e as condições de compra. - Será que o conteúdo de fato pode auxiliar no processo de compra? Um conteúdo bem detalhado e relevante ajuda no processo de integração de canais? - As mudanças ocorridas no cenário mercadológico trouxeram novas perspectivas para a dinâmica do varejo. A evolução, por meio da internet, as novas tecnologias e, por consequência, as mudanças de comportamento dos consumidores, atreladas a todo esse cenário, proporcionaram uma nova dinâmica de venda e comunicação entre as empresas e seu público-alvo, dando início a era do omnichannel. O omnichannel tem como objetivo oferecer uma experiência de compra completa e única ao consumidor, independentemente do canal em que irá ocorrer, permitindo uma interação em que o indivíduo consegue comprar a qualquer momento e em qualquer lugar, sem que haja limites ou barreiras entre os canais, já que esses estão interligados, facilitando a operacionalização e a efetivação do processo. Ver conteúdo
MAPA - MKT - OMNI CHANNEL E INBOUND MARKETING - 52_2024 Jornada integrada por meio de conteúdos - Você já realizou uma jornada de compra integrada, na qual passou por diferentes canais para realizar a compra, sendo atraído por um conteúdo relevante? - O principal objetivo de todo conteúdo omnichannel é atender às necessidades dos clientes, a partir da produção de conteúdos úteis que sejam relevantes para o problema que cada um está resolvendo e com informações de fonte primária. Um exemplo disso são vídeos tutoriais que possam auxiliar os usuários em suas compras, dicas de como escolher um determinado produto ou mesmo uma simples mas útil explicação sobre as características dele. Ver conteúdo
Você acessa mais informações sobre a matéria da Revista Vogue por meio do endereço: https://vogue.globo.com/marcas-parceiras/noticia/2023/07/parintins-tudo-sobre-o-maior-festival-a-ceu-aberto-do-mundo.ghtml (copie e cole em seu navegador). Para pensarmos em uma estratégia de marketing em determinado evento, precisamos estudar muito bem as suas características se quisermos acertar na nossa proposta. Portanto, existem dimensões a serem analisadas pelos gestores de marketing para delinear o seu projeto de anúncios, propagandas, experiências ao cliente, etc, para um evento que se pretende participar. Com base nos seus conhecimentos sobre Marketing de Eventos e a partir da leitura da reportagem da Vogue mencionada acima, cite e argumente sobre as características de i) Porte; ii) Data de Realização; iii) Perfil dos Participantes; iv) Objetivos; v) Categoria; vi) Área de Interesse; e vii) Extensão, do evento de Parintins. Ver conteúdo
No Brasil um dos maiores festivais culturais é o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Tendo como protagonistas as agremiações folclóricas dos bois Garantido (representado pela cor vermelha) e Caprichoso (azul), o festival atrai pessoas do mundo todo anualmente, sempre no último final de semana do mês de junho. Atualmente, é considerado o maior festival a céu aberto do mundo e é laureado com o título de Patrimônio Cultural brasileiro. O show acontece no Bumbódromo, arena em formato estilizado que lembra a cabeça de um boi. Durante as apresentações, a torcida, chamada de “galera”, fica em completo silêncio no momento da apresentação do boi adversário. Os jurados vêm de outros estados e até de outros países e seus nomes ficam sob sigilo até o primeiro dia de apresentação. Eles têm a tarefa de julgar 21 itens, analisando as toadas e alegorias e os personagens de cada agremiação a fim de laurear um dos bois (CUNHA, 2023). Ver conteúdo
MAPA - MKT - TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM MARKETING - 52_2024 Quando falamos em eventos, pensamos em locais de grandes magnitudes, com bufê, shows, intervenções artísticas, entre outros elementos que abordaremos ao longo da unidade. Entretanto um evento não se restringe apenas aos grandes momentos, é possível criar algo mais intimista para um público seleto, com o objetivo de reunir pessoas e transmitir a mensagem principal. . Ver conteúdo
A publicidade greenwashing acontece por diferentes motivos, mas principalmente os econômicos. Isso porque o Marketing Verde é uma tendência crescente dos mercados. Verificamos isso no nosso dia-a-dia ao observarmos o aumento no número de produtos com apelos de “produto orgânico”, “produto vegano”, “sem testes em animais”, etc. Considerando o exposto, elabore um texto de até 15 linhas, apresentando com suas palavras dois motivos pelos quais empresas utilizam o Marketing Verde (também chamado de Marketing Ecológico) em suas atuações. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - MKT - TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM MARKETING - 52_2024 De acordo com Barbieri (2016), algumas organizações apresentam informações enganosas no rótulo de seus produtos e em locais de publicidade ou, ainda, informações que não condizem com o praticado pela organização, favorecendo os aspectos ecológicos e ocultando, na maioria das vezes, riscos ao consumidor. Um exemplo disso é quando uma empresa afirma que seu produto é 100% natural e oculta o risco ao consumidor de algum tipo de substância perigosa. A essa publicidade enganosa chamamos greenwashing, lavagem verde ou maquiagem verde. Ver conteúdo
A partir do nosso Estudo de Caso, compreendemos que uma estratégia omnichannel deve ser estruturada a partir dos pilares da experiência do consumidor (customer experience). Neste sentido, partindo dos conceitos estudados, você deverá escolher apenas três dos seis pilares propostos, explicá-los e exemplificá-los, com algum exemplo real, que pode ser algo que você vivenciou; que existe na sua empresa; ou pesquisar algum exemplo de alguma empresa que se enquadre nos pilares escolhidos. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - MKT - OMNI CHANNEL E INBOUND MARKETING - 52_2024 Proporcionar a melhor experiência ao cliente deve ser a missão da sua empresa para conseguir se diferenciar dentro de um mercado cada vez mais competitivo. Entre os pilares, estão: empatia, confiança, capacidade de resolução de problemas, atender a expectativas, confiança e personalização. Deste modo, entendemos que customer experience é a experiência que o cliente tem com a sua marca desde o primeiro contato feito, seja on-line ou offline, até o momento de fidelização, o desfecho ideal da jornada do consumidor. Isso significa que para que uma boa experiência aconteça é necessária uma integração de canais consistente e efetiva. Ver conteúdo