3 - Diante desse caso que você escolheu, de que forma acredita que, como profissional em segurança do trabalho poderia intervir? Descreva suas ações, que acredita ser importante para prevenção de doenças ocupacionais e do trabalho. (apresentar no mínimo 2 ações para doenças ocupacionais e 2 ações para doença do trabalho). Ver conteúdo
2 - Apresentar um caso real ou fictício, de um trabalhador que desenvolveu uma doença ocupacional ou do trabalho (você pode buscar casos reais na internet caso preferir). Relatar o tipo de trabalho; função; local; uso de EPIs se aplicável; condições, tipo de agravo que acometeu o trabalhador, consequências desse agravo na saúde e/ou vida desse trabalhador Ver conteúdo
1 - Produzir um material educativo diferenciando as doenças profissionais ou ocupacionais e doenças relacionadas ao trabalho, de forma clara para o trabalhador. Deverá usar exemplos para cada tipo de adoecimento com fotos ou figuras da internet (mínimo 2 exemplos para cada). Ver conteúdo
Você percebe a seriedade do assunto quando pensamos em como o trabalho pode influenciar na saúde e em nossa vida? Percebe como o profissional em segurança do trabalho pode atuar em várias frentes de prevenção? A educação continuada dos trabalhadores é fundamental para prevenir os agravos no local de trabalho, reduzir riscos, acidentes e o adoecimento do trabalhador. Estabelecer uma relação próxima esclarecedora com o trabalhador, é fundamental para boa adesão das práticas e segurança no trabalho. Dessa forma, o desafio da atividade MAPA da disciplina de Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, é justamente, propiciar a reflexão e a experimentação considerando sua inserção profissional como Tecnólogo em Segurança do Trabalho. Tendo em vista a necessária atuação prática em seu dia a dia profissional, vamos desenvolver uma proposta de atividade de ensino baseada nos aspectos de adoecimento do trabalhador. Sendo a sua tarefa: Ver conteúdo
O ADOECIMENTO DOS TRABALHADORES E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da população em geral, em função de sua idade, gênero, grupo social ou inserção em um grupo específico de risco. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho, como consequência da profissão que exercem ou exerceram, ou pelas condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado. Assim, o perfil de adoecimento e morte dos trabalhadores resultará da amalgamação desses fatores, que podem ser sintetizados em quatro grupos de causas Doenças comuns, aparentemente sem qualquer relação com o trabalho; Doenças comuns que pode ter influência com o trabalho; (crônico-degenerativas, infecciosas, neoplásicas, traumáticas, etc.) eventualmente modificadas no aumento da freqüência de sua ocorrência ou na precocidade de seu surgimento em trabalhadores, sob determinadas condições de trabalho. A hipertensão arterial em motoristas de ônibus urbanos, nas grandes cidades, exemplifica esta possibilidade; Doenças comuns que têm o espectro de sua etiologia ampliado ou tornado mais complexo pelo trabalho. A asma brônquica, a dermatite de contato alérgica, a perda auditiva induzida pelo ruído (ocupacional), doenças músculo-esqueléticas e alguns transtornos mentais exemplificam esta possibilidade, na qual, em decorrência do trabalho, somam-se (efeito aditivo) ou se multiplicam (efeito sinérgico) as condições provocadoras ou desencadeadoras destes quadros nosológicos; agravos à saúde específicos, tipificados pelos acidentes do trabalho e pelas doenças profissionais. Ver conteúdo
Veja o texto publicado pelo Ministério da Saúde no ano de 2023. “O Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais entre 2007 e 2022, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. A maior parte das notificações, 52,9%, foi relativa a acidentes de trabalho grave”. O levantamento aponta ainda que 26,8% das notificações foram geradas pela exposição a material biológico; 12,2%, devido a acidente com animais peçonhentos; e 3,7% por lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Somente neste ano, já são mais de 390 mil casos notificados de doenças relacionados ao trabalho. Ver conteúdo
Quero que você faça a leitura comigo da situação abaixo: O número de profissionais doentes no Brasil não para de crescer. As doenças psíquicas têm se tornado cada vez mais frequente entre os trabalhadores. Vários são os fatores que contribuem para esse esgotamento físico e mental como; estresse, pressão no trabalho, correria no dia a dia, multitarefas, cobranças no trabalho e convívio familiar entre outros. Casos de depressão, ansiedade e síndrome de Burnout estão cada vez mais frequentes nos consultórios médicos e muito tem se falado sobre prevenção, a busca por ajuda assim que perceber os sintomas, fazer um diagnóstico correto e tratamento adequado porém, temos uma série de outras condições de adoecimento desse trabalhador. Ver conteúdo
MAPA - SEG - SAÚDE OCUPACIONAL E MEDICINA DO TRABALHO - 52_2024 A influência do Trabalho na saúde do trabalhador Olá, caro(a), aluno(a)! Você como estudante e futuro(a) profissional em Tecnólogo em Segurança no Trabalho, já parou para refletir sobre seu dia a dia de trabalho? Já pensou sobre como as práticas do seu dia a dia profissional pode influenciar no processo saúde-doença? Ver conteúdo
A partir do caso apresentado, das descrições sobre a CIPA e das orientações explicadas pela NR 05, nesta Atividade MAPA da disciplina de Normas Técnicas em Segurança do Trabalho, seu papel é: a) Dimensionar a CIPA para o caso apresentado: indústria de fabricação de sorvetes e outros gelados comestíveis. OBS: Citar membros titulares e suplentes, representantes dos empregados e empregador. b) Informar qual é a carga horária mínima de treinamento dos CIPEIROS para o caso apresentado e como pode ser ministrado. c) Informar o que deve acontecer quando a empresa não se enquadrar no Quadro 01 da NR 05. d) Citar quais empregados não podem ser dispensados arbitrariamente sem justa causa e por quanto tempo. e) Elaborar um texto de 15 (quinze) linhas explicando qual a importância de se ter uma CIPA dentro da empresa, duração do mandato da CIPA e quantas reeleições são permitidas. Ver conteúdo
Os profissionais da segurança do trabalho precisam acompanhar todo o processo de eleição e posse, dimensionamento e treinamento dos cipeiros, considerando a NR 05/2022. Lembrando que a CIPA possui os funcionários eleitos (representantes dos empregados) e indicados (representantes do empregador). Para isso considere a tabela abaixo: Ver conteúdo
Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Normas Técnicas em Segurança do Trabalho, nossa atividade MAPA consiste na seguinte situação hipotética: "Supondo que você foi contratado como tecnólogo em segurança no trabalho, em uma indústria de fabricação de sorvetes e outros gelados comestíveis, com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) igual a 10.53-8 com 351 funcionários e grau de risco 3. A fabricação de sorvetes pode ser tanto de massa como de picolés e também açaí." Ver conteúdo
A importância da CIPA é evidente quando consideramos seus benefícios tanto para os funcionários quanto para as empresas. Ela contribui para a redução de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo. A CIPA é formada por representantes dos colaboradores e da empresa, com mandato de um ano. Ela desempenha um papel fundamental na identificação de riscos, na investigação de acidentes e na implementação de medidas preventivas. Além de representar o interesse dos funcionários, a CIPA também tem a função de fiscalizar o cumprimento das normas de segurança no trabalho. Ela realiza inspeções periódicas nos ambientes de trabalho, identificando possíveis irregularidades e sugerindo melhorias. Ver conteúdo
Diante disso, leia o excerto a seguir: A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) é uma importante instância nas empresas. Sua função principal é promover a segurança e saúde ocupacional dos colaboradores, atuando na identificação e prevenção de riscos no ambiente de trabalho. A formação da CIPA é definida pela legislação trabalhista, garantindo a participação de funcionários e representantes da empresa. Essa composição permite a existência de diferentes perspectivas, contribuindo para a efetividade das ações de prevenção. Ver conteúdo
Os representantes dos empregados e dos empregadores em suas funções não tem diferença, tem que estar junto aos funcionários, ouvindo o que está bom e o que poderia melhorar, para reduzir o número de acidentes e reduzir as doenças ocupacionais. A única diferença é que o eleito pelos funcionários tem estabilidade desde a sua candidatura até 1 ano após o término de seu mandato, permitida uma reeleição. Diante disso, leia o excerto a seguir: Ver conteúdo
MAPA - SEG - NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA NO TRABALHO - 52_2024 Você sabe quando a organização é obrigada a constituir uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio)? Você sabe qual a função da CIPA dentro das organizações? A Norma Regulamentadora - NR 5 possui uma tabela que estabelece as organizações que precisam constituir e manter funcionando a CIPA, na tabela consta o número de funcionários que devem ser eleitos e a mesma quantidade deve ser indicada pelo empregador. E é por isso que a CIPA é uma comissão, metade de seus membros é eleita e são representantes dos empregados e a outra metade é indica e são representantes do empregador. Ver conteúdo
e) Estabeleça a prioridade de implantação de cada medida de prevenção estabelecida no item D. Justifique sua resposta. Ver conteúdo
d) Para cada fator de risco identificado no item c), estabeleça medidas de prevenção no plano de ação, conforme modelo abaixo. Ver conteúdo
c) Considerando os 3 (três) perigos e/ou riscos selecionados no item B, preencha os dados do seguinte modelo de inventário de riscos. Ver conteúdo
b) Selecione 3 (três) perigos e/ou riscos elencados no item A. Para cada um deles, determine uma ferramenta, técnica ou metodologia adequados para fazer a sua avaliação. Ver conteúdo
Quais são os agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho? Quais são os efeitos associados à exposição a esses agentes? – De que forma cada agente pode afetar o trabalhador. Quais são os fatores de risco relacionados a aspectos ergonômicos e de acidente do trabalho? Ver conteúdo
Para o gerenciamento de riscos, você deverá responder as questões a seguir: a) Levante alguns aspectos básicos da atividade. Para isso, responda os seguintes itens: Ver conteúdo
O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão te auxiliar na realização dessa atividade. Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Gerenciamento de Riscos e Prevenção de Acidentes, suponha que você foi contratado(a) como tecnólogo(a) em segurança do trabalho, para realizar o gerenciamento de riscos em uma oficina mecânica automotiva com 5 mecânicos. Como referência, para entender melhor os riscos do ambiente, utilize a ficha MEI nº 26 – Atividades de Manutenção de Veículos: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/inspecao-do-trabalho/seguranca-e-saude-no-trabalho/fichas-mei-sst/ficha-mei_26_atividades-de-manutencao-de-veiculos_.pdf Ver conteúdo
“Não é porque a ré utiliza trabalhadores terceirizados que não está obrigada a garantir a saúde e a integridade física desses trabalhadores, os quais não são empregados da ré, mas estão sob seu meio ambiente do trabalho, que é uno. A lei e as Normas Regulamentadoras atribuem à contratante a obrigação de manter o local de trabalho seguro (...) A ré não pode ignorar o acidente sofrido por ele e não fazer uma análise das causas do acidente ocorrido dentro de sua câmara frigorífica, cujas condições podem levar qualquer pessoa a sofrer um acidente semelhante algum dia”, salienta o MPT. Ver conteúdo
O acidente ocorreu em fevereiro de 2020, um domingo, e, na ocasião, não havia pessoas perto da câmara fria. O homem achou que morreria congelado. “O celular não funciona dentro da câmara frigorífica. Então o trabalhador gritou, bateu na porta, chutou, mas ninguém o escutou, visto que era dia de domingo, e não havia mais ninguém próximo da câmara fria. A ausência de alarme ou de outro meio de comunicação dentro da câmara impediu que o trabalhador fosse resgatado. Depois de muito desespero e várias tentativas, o trabalhador, valendo-se de extremo esforço, exauriu todas as suas forças para abrir uma fresta e se arrastar pelo pequeno vão que conseguiu abrir”, conta o MPT na ação. O funcionário, que procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com dores nas costas provocadas pela força que despendeu para abrir a porta, era empregado de uma empresa prestadora de serviço e trabalhava nas dependências da unidade do Atacadão localizada no bairro Tijucal, em Cuiabá. A empresa não realizou o registro e a análise do acidente nem discutiu o assunto na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Mesmo notificada pelo MPT, não demonstrou interesse em regularizar a conduta. Pelo contrário, em uma manifestação enviada em novembro de 2021, negou a ocorrência do acidente — mesmo havendo notícia jornalística e registro de Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. “Não é porque a ré utiliza trabalhadores terceirizados que não está obrigada a garantir a saúde e a integridade física desses trabalhadores, os quais não são empregados da ré, mas estão sob seu meio ambiente do trabalho, que é uno. A lei e as Normas Regulamentadoras atribuem à contratante a obrigação de manter o local de trabalho seguro (...) A ré não pode ignorar o acidente sofrido por ele e não fazer uma análise das causas do acidente ocorrido dentro de sua câmara frigorífica, cujas condições podem levar qualquer pessoa a sofrer um acidente semelhante algum dia”, salienta o MPT. Ver conteúdo
Atacadão deverá instalar dispositivos de segurança após funcionário ficar preso em câmara fria 03/02/2022 - O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) obteve, em 31 de janeiro, decisão liminar favorável em ação civil púbica com pedido de tutela de urgência movida em face do Atacadão S.A., rede de supermercados atacado-varejista do Grupo Carrefour Brasil. Após análise de documentos, fotos e vídeos, o MPT verificou que o supermercado não possui dispositivo que possibilite, sem muito esforço, a abertura das portas da câmara fria (câmara frigorífica) pelo interior, bem como alarme ou outro sistema de comunicação que possa ser acionado em caso de emergência. A empresa tem 30 dias para realizar as adequações no meio ambiente de trabalho, sob pena de multa mensal de R$ 100 mil. Antes do ajuizamento da ação, o órgão instaurou um inquérito civil para apurar as irregularidades, após tomar conhecimento do caso pela imprensa. Segundo o relato divulgado, um trabalhador terceirizado estava repondo polpas de frutas e outros produtos congelados — armazenados em temperaturas abaixo de zero — quando ficou preso na câmara fria do supermercado. Nesses locais, as temperaturas podem chegar a – 33 ºC. Ver conteúdo
Gerenciamento de Riscos Ocupacionais Conforme o tipo de atividade desenvolvida no trabalho, podem existir diferentes tipos e níveis de riscos ocupacionais. Por exemplo, os riscos em um escritório administrativo são em sua maioria relacionados a fatores ergonômicos, enquanto que em uma marcenaria há a presença maior de riscos físicos e químicos. Nestes ambientes, o nível de risco pode variar conforme a sua probabilidade e severidade. Surge então as seguintes questões: quais riscos merecem nossa atenção e cuidado? Quais riscos devem ser tratados imediatamente e quais podem ser tratados posteriormente? Quais riscos são toleráveis e quais são intoleráveis? O gerenciamento de riscos busca responder estas e outras questões relacionadas aos riscos ocupacionais presentes nos ambientes de trabalho. Identificar perigos, avaliar riscos, implantar medidas de prevenção e realizar o seu acompanhamento são processos básicos do gerenciamento de riscos. A magnitude do risco nos ambientes de trabalho dependerá da sua probabilidade de ocorrência e severidade. Ou seja, reduzindo a probabilidade ou a severidade associada a um fator de risco, este apresentará um nível de risco menor. Você já se deparou com alguma situação de risco em seu ambiente de trabalho? Ao olhar para esta situação, o que você avaliou para determinar se aquela era uma situação de risco baixo, médio ou alto? Leia a seguinte reportagem que destaca a falta de uma medida de prevenção em uma rede de supermercados. Ao ler o texto tente responder à seguinte pergunta: o risco de ficar preso dentro da câmara frio não parecia óbvio? Por que nenhuma medida de prevenção foi tomada antes do acidente com o trabalhador? Ver conteúdo
MAPA - SEG - GERENCIAMENTO DE RISCO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES - 52_2024 Olá acadêmico(a) do curso Superior em Tecnologia em Segurança no Trabalho. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma situação real de gerenciamento de riscos ocupacionais utilizando uma matriz de riscos. Ver conteúdo
Observação: a) Considere uma folha de sulfite para o desenvolvimento da sua arte. b) Para a confecção do folder/cartaz, utilize somente imagens gratuitas. Seguem sugestões de alguns sites com direitos gratuitos de imagens que podem ser utilizadas na sua arte: - Pixabay: https://pixabay.com/pt/ - Pexels: https://www.pexels.com/pt-br/ - Unsplash: https://unsplash.com/ - Freepik: https://br.freepik.com/fotos-popular c) Você pode fazer a sua arte em uma folha de sulfite, fotografar e inserir no Formulário Padrão. Ver conteúdo
1. Explique o que pode ser ou não considerado assédio moral no ambiente de trabalho. Cite, ao menos, cinco exemplos de assédio moral e cinco exemplos do que não é considerado assédio moral. 2. Apresente quais são as três formas de assédio moral no trabalho e como elas ocorrem. 3. Sobre o tema assédio moral, desenvolva um folder/cartaz (uma arte) em que constem: informações sobre o tema escolhido, imagens ilustrativas, trecho legal (Lei nº 14.427, art. 23 e art. 216-A do Decreto-Lei nº 2.848 do Código Penal). Ver conteúdo
Imagine a seguinte situação hipotética: você trabalha em uma empresa de manufatura que tem 200 funcionários divididos em vários setores. Essa empresa, embora trabalhe observando as questões que envolvem as prerrogativas da segurança no trabalho, não se atentou para o prazo de vigência da Norma Regulamentadora NR-05. No entanto, a equipe de segurança do trabalho da empresa, ao identificar a falha, abriu uma não conformidade e uma ação corretiva para adequar a empresa ao requisito da norma que determina a realização de campanha de conscientização sobre o assédio. Nessa situação, você foi a pessoa escolhida para pesquisar sobre o que é e o que não é considerado assédio e desenvolver uma campanha para informar e conscientizar sobre o assédio no ambiente de trabalho. Assim, diante do exposto, você fará uma pesquisa sobre assédio moral e responderá as perguntas a seguir: Ver conteúdo