Nessa atividade, você deverá elaborar um vídeo em formato de aula que aborde os seguintes pontos levantados pela sua comunidade de fé: - Quem destruiu o Templo? Por que ele foi destruído? - Qual era a importância do Templo para o povo de Jerusalém naquele tempo? (Aspectos políticos, econômicos e religiosos). - O Templo foi totalmente destruído ou sobrou alguma parte visível nos dias de hoje? - Existe alguma coisa no lugar do Templo judaico? - Pode-se perceber alguma disputa por aquele território na atualidade? Ver conteúdo
Situação hipotética: Você é responsável pelo ensino da sua comunidade de fé, e a temática que precisa abordar é sobre o Templo Sagrado de Jerusalém. Muitos irmãos não entendem o porquê ele foi destruído pelos Romanos no ano 70 d.C. Diante disso, você resolveu elaborar uma rápida aula, de 10 a 15 minutos, para explicar este momento histórico. Ver conteúdo
TEXTO 2 "Com a destruição do Templo, não fazia mais sentido a vida em Jerusalém, isto é, como todas as instituições políticas, econômicas e religiosas dependiam da Casa do Altíssimo, nesse momento tem-se o início da segunda diáspora judaica pelo mundo, ou seja, a dispersão dos judeus que se fixaram em variados lugares do planeta. [...] Ainda hoje, mesmo depois da fundação do Estado de Israel, em 1947, podemos ver judeus espalhados pelo mundo. Para muitos, quando o messias, que ainda esperam, vier, reunirá o povo escolhido e reconstruirá o Templo Sagrado" (Oliveira; Silva, 2018, p. 81). Ver conteúdo
MAPA - TEOL - HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: DAS COMUNIDADES CRISTÃS PRIMITIVAS À REFORMA PROTESTANTE - 52_2024 Observe a figura a seguir: Figura 1 - Espólios de Jerusalém - Arco de Tito, Roma 2008 Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/41/Spoils_from_Jerusalem_-_Arch_of_Titus_-_Rome_2008.jpg. Acesso em: 23 abr. 2024. TEXTO 1 Quando Jesus saía do templo, um de seus discípulos disse: "Mestre, olhe que construções magníficas! Que pedras impressionantes!". Jesus respondeu: "Está vendo estas grandes construções? Serão completamente destruídas. Não restará pedra sobre pedra!" (Marcos 13, 1-2; NVT). Ver conteúdo
O podcast deverá ter a seguinte estrutura: > Mencione seu nome e RA. > Crie uma atmosfera imaginando um programa em uma rádio local. > Comece com a definição do que é a equidade de gênero perante a bíblia e a sociedade. > Fale sobre os problemas de não se ter equidade de gênero. Você pode usar artigos, reportagens e exemplos pessoais. > Fale sobre a violência de gênero e qual o papel da igreja com relação a esse assunto. > Conclua falando sobre locais nos quais as mulheres vítimas de violência podem buscar ajuda em sua cidade ou região. > Conclua com agradecimentos aos ouvintes. Ver conteúdo
Sabendo dessas informações: > Seu MAPA será a gravação de um podcast, que receberá o nome de: Teocast. > Elabore uma pesquisa sobre a realidade das mulheres nas igrejas brasileiras, aproveite os itens 1 e 2 como referência para a sua pesquisa e, após isso, realize uma gravação, edição e postagem do podcast. > O objetivo do podcast é falar com a comunidade sobre a importância de se atentar à realidade das mulheres dentro e fora da igreja brasileira. Ver conteúdo
No livro didático, (Unidade 2, p. 56), inicia-se a discussão sobre os elementos essenciais da cosmovisão cristã e sua relação com a ética social. Nesse capítulo, são abordados alguns dos princípios fundamentais da cosmovisão cristã, os quais são relevantes para o tema da responsabilidade social e da influência da Igreja na sociedade. Esses princípios são considerados fundantes e devem estar presentes na concepção de projetos e programas de intervenção social. Ver conteúdo
A equidade de gênero e a restauração da dignidade intrínseca da mulher e do homem, como manifestações da natureza do próprio Deus. Em Gênesis 1:27, lemos que Deus criou o homem (raça humana) à sua imagem, à imagem de Deus o criou, “homem e mulher os criou”. Temos aqui a noção de que a natureza divina é refletida igualmente no homem e mulher, ambos assumindo diferentes formas, papéis e funções, mas iguais em dignidade e valor. Ver conteúdo
MAPA - TEOL - ÉTICA CRISTÃ E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 52_2024 Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/10/03/evangelicas-criam-projeto-para-combater-na-igreja-violencia-contra-a-mulher.htm. Acesso em: 5 mar. 2024. Confira trechos da reportagem: * Um dos poucos trabalhos sobre o tema foi desenvolvido pela teóloga Valéria Cristina Vilhena e publicado no livro "A igreja sem voz - análise de gênero da violência doméstica entre as mulheres evangélicas", de 2016. O estudo, feito na Casa Sofia, espaço de acolhida na cidade de São Paulo, mostra que 40% das mulheres vítimas de agressões físicas ou verbais dentro de casa se declaram evangélicas. No Brasil, os evangélicos correspondem a cerca de 30% da população. * O papel da igreja, assim como o de qualquer grupo social, é o de proteger a vítima, de trazer a consequência para o abusador, de educar os homens, diz Andreia. Talvez a igreja não tenha estrutura para acolher a vítima, mas precisa saber para quem ligar ou para onde levar essa mulher que está passando por algo difícil. Ver conteúdo
Etapa 2- Relação do poema com a sua espiritualidade - Qual a sua inspiração para a escrita deste poema? - Como este poema ajuda você na superação de situações difíceis, motiva para adoração ou lhe conduz para ser um melhor ser humano? - Se o seu poema pudesse ser comparado com um Salmo bíblico, qual seria? Por quê? Ver conteúdo
Etapa 1- Escrita original de um Salmo (poema) - A estrutura do poema deve ter entre 8 e 12 versos, podendo ter entre 1 e 4 estrofes. - Ter uma estrofe que se repete é opcional. - O poema precisa ter relação com a sua espiritualidade. - Pode ser utilizado o estilo hebraico de poema (paralelismo), com rima ou sem, ou outro estilo de sua escolha. Ver conteúdo
Os Salmos bíblicos são manifestações da espiritualidade humana, em todos os momentos da existência, seja na dor, na alegria, na conquista, na derrota, na realização ou na depressão. Tendo como base esta verdade, a proposta do MAPA para a disciplina de Espiritualidade Cristã é que você crie originalmente um Salmo (poema) que tenha relação com a sua espiritualidade. Posteriormente, responda às perguntas: Ver conteúdo
MAPA - TEOL - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ - 52_2024 MAPA - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ A importância dos Salmos é inquestionável. O judaísmo foi marcado do início ao fim pelos salmos. Nos salmos transparece o rosto de Deus, deixando entrever a experiência que o povo de Israel tinha da divindade. É o livro do Antigo Testamento mais citado e mais usado na liturgia cristã. O livro dos Salmos é a fonte preferencial de oração do povo de Israel. Ainda hoje os judeus piedosos continuam se alimentando espiritualmente com o Saltério. Essa oração do povo hebreu tornou-se a oração predileta também da Igreja. Jesus rezou os salmos, como o povo judeu do seu tempo. Assim como no tempo de Jesus, também para a Igreja de hoje o Saltério é o livro de oração e meditação por excelência. Com razão os salmos são chamados “a oração da Igreja”. A oração do Saltério nos leva a dialogar com Deus e meditar sobre o nosso dia a dia, os altos e baixos da vida. Os salmos rezam a vida cotidiana do povo: doença, alegria, festa, peregrinação, louvor, agradecimento, celebração da vida, colheitas, entronização do rei. Interessante perceber que os Salmos nos revelam uma oração que envolve o corpo todo: os olhos choram (6,7-8), as mãos se erguem (141,2) ou aplaudem (47,2), os pés dançam (149,3), os joelhos se dobram (95,6). Isso nos revela que a oração não é apenas algo da “alma”, mas de todo o ser da pessoa. Para os judeus, alma significa garganta, por onde circula o ar, que se tornou princípio e símbolo de vida, tanto a vida biológica como a vida intelectual e espiritual. Somos convidados a fazer dos salmos bíblicos também nossa oração cotidiana. Ver conteúdo
Justificativa Descreva a situação atual que se pretende alterar. É essencial apresentar: 1) a importância ou relevância do projeto; 2) os benefícios que o projeto trará; e 3) quem serão os beneficiários da iniciativa. Objetivos e Metas Apresente de forma resumida qual é o objetivo geral do projeto e quais os objetivos específicos. Para cada um dos objetivos, defina uma meta e qual é a situação almejada no tempo de execução do projeto. Lembre-se: as metas precisam ser objetivas, realistas e mensuráveis. Metodologia Indique quais são as estratégias metodológicas escolhidas e quais as técnicas e procedimentos a serem aplicados. Descreva, segundo uma lógica de hierarquia, quais são as principais atividades previstas e as metas relacionadas a cada uma delas. Ver conteúdo
Tendo isso em vista, elabore um projeto de sustentabilidade para a sua comunidade local, que desperte a consciência do consumo consciente nos participantes da comunidade. Este projeto deverá conter os seguintes elementos: Título Escolha um título que defina o seu projeto e, ao mesmo tempo, atraia a atenção dos potenciais parceiros/investidores. Resumo Faça uma breve descrição do seu projeto: objetivos e estratégias a serem adotadas. Ver conteúdo
MAPA - TEOL - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - 52_2024 As discussões sobre sustentabilidade nas últimas décadas passaram a focar a cultura de consumo como um dos principais fatores causadores dos problemas socioambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento focado no crescimento econômico. A crítica que vem sendo amplamente associada à “sociedade de consumo” é a de que os padrões de consumo que estão sendo praticados atualmente são insustentáveis, pois há uma exploração excessiva de recursos naturais. Ao não reconhecer a finitude dos ecossistemas, excede-se a capacidade de assimilação dos rejeitos pelo meio ambiente e o acesso às riquezas produzidas é injusto e desigual. Ver conteúdo
Considerando o contexto da pandemia de Covid-19, explique, em um texto dissertativo de 250 a 350 palavras, como líderes políticos e religiosos podem se valer do medo escatológico para promover agendas pessoais em detrimento das medidas sanitárias cruciais para a saúde pública. Utilize exemplos históricos e contemporâneos para embasar sua análise, considerando a influência do medo escatológico na formulação de políticas e no comportamento social. Ver conteúdo
Na segunda metade do século XIV, a ascensão do forte medo escatológico estava ligada à difusão da Peste Negra e também dos problemas relacionados ao grande cisma que dividiu a cristandade ocidental entre Avignon e Roma, colocando em xeque a legitimidade entre as massas de excomungados de ambos os lados. Nesses tempos, estoura a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, no início, impulsionada por disputas sucessórias ao trono francês, depois acentuada pela dominação da rica região de Flandres. São desse período as revoltas populares, ocasionadas nas regiões onde se instalaram os conflitos da guerra em questão, ocasionados pelos altos impostos cobrados para a manutenção do conflito" (Oliveira; Silva, 2018, p. 81). Ver conteúdo
TEXTO 2 "As sociedades europeias dos séculos que marcam o início da modernidade tinham uma religiosidade exacerbada, digo religiosidade entendendo-a como formas e práticas para além do limite institucional, vivenciados nas mais diversas configurações. No entanto, o discurso dos religiosos, como padres, bispos, arcebispos e freis, sempre teve grande recepção e repercussão no ocidente europeu. Trabalhar com o medo sempre foi, desde os tempos imemoriais, uma excelente tática de se fazer ouvir, um trunfo. Neste aspecto, as mazelas pelas quais a sociedade passava serviu de munição para Igreja, que intensificou a ideia de: arrependei-vos, pois o fim está próximo. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - TEOL - HISTÓRIA DO CRISTIANISMO: DAS COMUNIDADES CRISTÃS PRIMITIVAS À REFORMA PROTESTANTE - 52_2024 TEXTO 1 Figura 1 – Paul Fürst, Der Doctor Schnabel von Rom (coloured version) Ver conteúdo
Considerando o texto apresentado, escreva sobre a missão integral e se você a considera importante dentro da realidade igreja brasileira. Obs.: o texto deverá conter até 200 palavras. Lembre-se de utilizar referências. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - TEOL - ÉTICA CRISTÃ E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 52 _2024 A evangelização e a responsabilidade social são inseparáveis. O evangelho é boa nova acerca do Reino de Deus. As boas obras, por outro lado, são os sinais do Reino para as quais fomos criados em Cristo Jesus. A palavra e a ação estão indissoluvelmente unidas na missão de Jesus e de seus após tolos, e devemos mantê-las unidas na missão da Igreja, na qual se prolonga a mis são de Jesus até o final do tempo. Ver conteúdo
Com base nos pressupostos da disciplina, disserte sobre o seguinte tema: qual é o papel da música na liturgia do culto cristão e a sua relação com a espiritualidade? Ver conteúdo
"A música toca todas as dimensões do ser humano, passando pela dimensão cognitiva, a emocional, bem como a corporal. Tem um caráter integrador, ajudando a superar a fragmentação ou o sem-sentido da vida, o que pode preparar ou mesmo acompanhar a conexão com Deus, experiência integradora do humano por excelência. Ela ajuda a despertar experiências profundas e, por isso, torna-se linguagem privilegiada da evocação da presença do transcendente no cotidiano. Por isso, a música é parte essencial das celebrações religiosas, bem como das experiências pessoais de oração" (Pena; Bejarano, 2023, p. 214). Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - TEOL - ESPIRITUALIDADE CRISTÃ - 52 _2024 Leia com atenção o trecho a seguir: Ver conteúdo
Sociedade do cansaço é um termo utilizado pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, que também é responsável pelo conceito de “sociedade do desempenho”. Tendo isso em vista, conceitue o que é "Sociedade do Cansaço" em Byung-Chul Han, discorrendo sobre as suas principais características e descreva e justifique três situações dessa sociedade que ocorrem no seu cotidiano nos dias atuais. Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - TEOL - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - 52 _2024 No entanto, Sociedade do Cansaço se refere ao efeito final de uma sociedade performática ou, como diria Byung-Chul Han, de uma sociedade do rendimento. Ver conteúdo