*Todas as informações abaixo estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. FICHAS DE AVALIAÇÃO # Ficha de avaliação 1 Data da avaliação: 29/04/2024 Avaliado(a): Thais Sexo: feminino Data de nascimento: 11/03/1997 Massa Corporal: 78kg Estatura: 1,62m Circunferência da Cintura: 97cm Ver conteúdo
Orientações gerais - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. - Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio. - Cópias parcial ou total serão zeradas. - Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota. *Todas as informações abaixo estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Ver conteúdo
Orientações para a realização da atividade - Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina; - Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade; - Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA; - Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio. - Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF). Ver conteúdo
Uma vez que a antropometria é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos, nesta atividade MAPA, suponha que você foi convidado(a) a estagiar em uma academia e uma das primeiras atividades foi acompanhar seu professor supervisor em duas avaliações físicas. Para auxiliar o professor, ele lhe entregou um arquivo, contendo 3 tarefas, com alguns registros dessas avaliações para que sejam feitas as devidas análises, bem como, algumas perguntas para ele testar seus conhecimentos. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Ver conteúdo
MAPA - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2024 A antropometria compreende ao estudo das características mensuráveis do corpo humano, sendo assim, ela mede e avalia as características da forma e da composição do corpo dos seres humanos. No cenário da educação física podemos fazer uso da antropometria para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos. Nesse contexto, frequentemente, avaliamos: a massa corporal, a estatura, os comprimentos e perímetros dos segmentos, bem como, as dobras cutâneas e a densidade corporal. Ver conteúdo
Obs.:Você poderá incluir entre essas atividades algumas das brincadeiras, dos jogos e brinquedos vistos em nossas aulas, como também brincadeiras da sua infância. Siga a estrutura para a elaboração do Mapa: BRINCADEIRA 01: Nesse campo você deverá inserir o nome da brincadeira. DESCRIÇÃO: Nesse campo você deverá inserir a explicação da brincadeira de forma objetiva - se terá equipes, quantas equipes, quais as regras, quais os objetivos a serem alcançados pelos participantes. MATERIAL: Quando necessitar de material, nesse campo você deverá inserir a quantidade de cada material que será utilizado nessa estação. Caso não necessitar, apenas informar que não utilizará materia Ver conteúdo
Assim sendo, considerando a situação hipotética acima, para essa atividade mapa cumpra os seguintes critérios: - Elabore 6 atividades, sendo que cada atividade deve ser diferente, para oportunizar a participação das diferentes faixas-etárias. - Entre essas atividades podem ser brincadeiras, jogos ou oficinas de construção de brinquedos. - Para cada estação descreva os materiais que serão necessários para aquela atividade. Ver conteúdo
Compreendendo a partir dos nossos estudos de que não há um único tipo de brincadeira que todas crianças gostem, pois, cada criança tem a sua história, tem os seus próprios anseios, você precisará programar atividades com características diferentes a fim de que todas os integrantes dos grupos tenham a oportunidade de participar e competir. Ver conteúdo
Considerando o texto acima e as temáticas abordadas na disciplina, leia o caso abaixo. Você é um(a) professora (a) de Educação Física vinculado a determinado município que está comemorando no ano de 2023, 70 anos de emancipação, como uma das formas de celebrar esse momento haverá uma GINCANA, onde equipes diversas do munícipio poderão se inscrever. Você ficou responsável para elaborar e organizar as atividades que farão parte da gincana comemorativa dos 70 anos da cidade. A estimativa é que tenham 10 equipes inscritas para o evento, sendo o número de participantes em cada equipe de no mínimo 25 de diferentes idades Ver conteúdo
MAPA - EDU - JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - 52_2024 Gincana é um jogo que envolve uma diversidade de atividades recreativas, sejam elas físicas, intelectuais e sociais, que desperta muito interesse nas pessoas, pelo seu dinamismo, variedade e por permitir explorar a criatividade e criticidade. Existem de vários tipos, para diferentes espaços e ocasiões. Geralmente é seguida por um roteiro que leva a somar pontos para determinar um vencedor. São compostas de provas ou tarefas com regras que devem ser cumpridas com rapidez ou em um tempo determinado, podendo variar quanto à forma de pontuação. Ver conteúdo
b) Cite as alterações fisiológicas, de modo geral, que ocorrem nesses dois sistemas durante a realização de exercício fí Ver conteúdo
A partir de tais informações: a) Descreva como esses dois sistemas trabalham como uma “Unidade Conjunta” no fornecimento de oxigênio para o metabolismo celular. Ver conteúdo
UNIDADE II - Sistema Cardiovascular e Respiratório O sistema cardiovascular é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos, que têm a importante função de transportar o sangue por todo o corpo. Por outro lado, o sistema respiratório é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. As vias respiratórias incluem as cavidades nasais, a faringe, a laringe, a traqueia e os brônquios. Embora esses dois sistemas sejam constituídos por órgãos diferentes, eles trabalham em conjunto para garantir que os tecidos corporais obtenham o oxigênio necessário. Ver conteúdo
De acordo com o texto acima: a) Cite as etapas ou meios de produção de ATP que caracterizam a via anaeróbia e a via aeróbia. b) Explique a importância do ATP na contração e no relaxamento muscular. Ver conteúdo
MAPA - FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO - 52_2024 Atividade MAPA Esta atividade MAPA é composta por questões sobre diferentes sistemas do corpo humano. Assim, será necessário o estudo das Unidades I, II e III para responder o que se pede a seguir. ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019. UNIDADE I e III – Bioenergética e Sistema Muscular O exercício físico começa com a contração do músculo esquelético, um processo ativo que necessita de ATP (adenosina tri-fosfato) como energia. Os substratos para a produção de energia são os carboidratos, lipídios e proteínas. A produção mais eficiente de ATP ocorre por meio das vias aeróbias, porém a maioria dos seres humanos utiliza uma combinação dos metabolismos aeróbio e anaeróbio durante o exercício Ver conteúdo
Atenção, siga as instruções: - Grave o vídeo na horizontal; - Inicie o vídeo falando seu nome e RA; - Cite os 4 arremessos, dois de basquetebol e dois e handebol; - Explique cada arremesso de acordo como está descrito no livro da disciplina (não pode ler) e demonstre; - Você pode utilizar qualquer bola, podendo ser até uma bola de meia ou de papel amassado; - Você pode gravar em qualquer espaço que seja possível realizar os movimentos, pode ser na sua casa ou outro ambiente interno ou externo, não é necessário ser em uma quadra. - A atividade é individual, não é necessário ter um goleiro, por exemplo e nem as traves para demonstrar na parte do handebol; - O seu vídeo tem que ter no máximo 3 minutos, não pode passar disso; - Siga as orientações do “Manual de Prática” em “Material da disciplina”. - Poste o vídeo no seu canal do Youtube como “não listado” e coloque o link no canal do Youtube no espaço que a atividade pede, no ambiente da disciplina. Ver conteúdo
Sobre os arremessos, reveja os principais nas modalidades do basquetebol e handebol Diante dos arremessos descritos acima e no livro da disciplina, escolha dois de basquetebol e dois de handebol e grave um vídeo, explicando e demonstrando (realizando) estes arremessos, como se estivesse explicando a um aluno iniciante da modalidade. Ver conteúdo
MAPA - ESPORTES COLETIVOS: BASQUETE E HANDEBOL - 52_2024 Os fundamentos do basquetebol são subdivididos em domínio de corpo, manejo de bola, drible, passes, arremessos e rebotes. Semelhante a isso os fundamentos do handebol são subdivididos em: domínio de corpo, empunhadura da bola, passes, dribles, arremessos, progressões, fintas e fundamentos defensivos. Todos os fundamentos do basquetebol de do handebol são importantes, porém o arremesso recebe destaque, uma vez que através dele que são obtidos pontos para a equipe, fazendo-a vencedora ou não. O arremesso é um ato de finalização de uma situação de ataque em ambos os esportes e no basquetebol exige mais precisão e concentração do que qualquer outro fundamento. Ver conteúdo
3. Agora, como última atividade do mapa, e considerando que “o domínio, a competência motora das habilidades de estabilização, locomoção e manipulação na fase de movimentos fundamentais favorece o aprendizado das habilidades específicas” dos autores Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), escolha um movimento de locomoção, um movimento de manipulação e um movimento de estabilização, característicos do ESTÁGIO DE TRANSIÇÃO DA FASE DO MOVIMENTO ESPECIALIZADO e crie um exercício prático de combinação de movimentos que pode ser utilizado em alguma modalidade pré-esportiva, esportiva ou em jogos populares no qual são utilizados os três movimentos escolhidos. Ver conteúdo
Após construir sua tabela, descreva um exemplo de característica de algum movimento motor específico de apenas um dos estágios de cada fase. Exemplo: Fase do movimento rudimentar – Estágio de pré-controle – movimento motor sentar (descreva as características do sentar neste estágio) Ver conteúdo
Considerando o enunciado acima e os estudos na disciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora realize as seguintes as atividades: Construa uma tabela citando e CONCEITUANDO com suas próprias palavras cada uma dessas quatro fases de desenvolvimento motor, pontuando os estágios e períodos de desenvolvimento propostos pelos teóricos Gallahue, Ozmun e Goodway (2013). Ver conteúdo
MAPA - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024 As fases do desenvolvimento motor, desenvolvidas no modelo teórico dos autores Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), são definidas como uma “ampulheta heurística”, ou seja, como um processo fase-estágio descontínuo e sobreposto. Assim, nesse modelo, o desenvolvimento motor de cada indivíduo passa por quatro fases. Entretanto, em cada uma dessas fases, são propostos, também, de dois a três estágios com faixa etária aproximada para os seus períodos de desenvolvimento. Ver conteúdo
PARA ESSA ATIVIDADE MAPA VOCÊ DEVERÁ SEGUIR OS SEGUINTES PASSOS: 1-Fazer o download do modelo de mapa no MATERIAL DA DISCIPLINA; 2-Fazer a leitura do livro didático para suporte na realização dessa atividade mapa; 3-Descrever os materiais utilizados para a construção do seu modelo anatômico do esqueleto humano, destacando os 11 ossos da questão 02 desse MAPA. 5-Apresentar DUAS FOTOS de seu modelo Anatômico do esqueleto humano, sendo UMA FOTO DE FRENTE e UMA FOTO DE COSTAS do seu modelo. Ver conteúdo
Posteriormente, você deverá indicar no modelo (pintar ou apontar ou outra forma a deixar VISÍVEL, os 11 ossos descritos na questão 02. Agora é a hora da ação. Para essa questão, você deverá “construir” o seu MODELO DE ESQUELETO HUMANO. Esse modelo que você irá construir, poderá ser de diversos materiais, aqui vai alguns exemplos: massinha de modelar, papelão, palitos de sorvete, garrafas pet, papel machê, entre outros materiais que te possibilitem “manusear” o seu modelo. NÃO SERÃO PERMITIDOS IMPRESSÕES E/OU DESENHOS NO PAPEL E/OU CARTOLINA PARA ESSE MOMENTO. Finalizando a construção do MODELO, você deverá identificar em seu modelo, os 11 ossos indicados na questão número 02 desse MAPA. Após termina-lo, descreva os materiais que você utilizou para a realização da atividade, no campo “MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DO ESQUELETO” Logo abaixo desse campo, existe outro descrito como: “ESPAÇO PARA AS FOTOS”. Nele deverão ser inseridas DUAS FOTOS do seu modelo do esqueleto humano, uma de FRENTE e uma de COSTAS. Ver conteúdo
QUESTÃO 03 Recentemente, devido às necessidades emergências da sociedade e o distanciamento social, todos os profissionais tiveram que se remodelar ao novo “normal”. Por esta razão, os futuros profissionais devem constantemente repensar e buscar métodos inovadores, sendo mais criativo. Neste sentido, estratégias que proporcionem o desenvolvimento e motivação serão sempre fundamentais para cercear o constante processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido propomos que você: - Descreva a construção de um material didático pedagógico que possa ser utilizado em aulas sobre o conteúdo de anatomia para a explicação dos ossos do esqueleto humano. O modelo didático a ser utilizado em aulas práticas deve ser construído usando sua criatividade. O Objetivo deste projeto é apresentar um modelo visual e esquemático para demonstração do esqueleto humano. Posteriormente, você deverá indicar no modelo (pintar ou apontar ou outra forma a deixar VISÍVEL, os 11 ossos descritos na questão 02. Ver conteúdo
Neste sentido, considerando as funções dos músculos assim como os diferentes tipos e estruturas musculares presentes no corpo humano, observe as características pontuadas abaixo e preencha o esquema abaixo, de acordo com as respostas encontradas em cada característica. 1- É o tecido conjuntivo que envolve uma fibra muscular. 2- É o tipo de musculo presente na maioria dos vasos sanguíneos. 3- Músculo responsável por mover e estabilizar os ossos. 4- É o nome dado a um conjunto de fibras musculares. 5- Músculo responsável por formar a maioria das paredes do coração. 6- Tem por objetivo sustentar os músculos e seus vasos e nervos preservando sua anatomia funcional. 7- Estrutura que em vários locais, recobre os ossos. 8- Membrana de tecido conjuntivo que recobre um grupo muscular. 9- É uma característica que o músculo responsável por movimentar os ossos possui. Ver conteúdo
QUESTÃO 2 Os ossos, em conjunto, pesam 12 kg no homem adulto, em média. Eles têm formatos variados, e embora rígidos, os ossos são plásticos (se adaptam a estruturas vizinhas). A sua quantidade varia conforme a idade. Barbosa, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2019. Considerando os ossos do corpo humano e suas funções, observe a figura abaixo e as respectivas setas enumeradas, e responda as seguintes questões: A) Cite o nome dos ossos identificados na figura acima: B) Cite e explique 4 funções dos ossos no corpo humano. Ver conteúdo
MAPA – ANATOMIA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA – 52_2024 Dentro da grande área da anatomia, é possível estudar a miologia, que se refere ao entendimento das funções musculares, dos seus tipos e das suas características anatômicas. Ao estudar a importância dos músculos no corpo humano, observa-se que nem todos os músculos possuem características e funções semelhantes, como por exemplo, o músculo do coração que tem a função de contrair para que o coração bombeie sangue de forma rítmica, fornecendo oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo, desta forma, sua estrutura precisa corresponder para essa função. E, os músculos localizados próximo dos nossos ossos, possuem função de manutenção da postura e tônus muscular por exemplo, desta forma, este músculo precisa ter características para que sua função seja perfeitamente executada no corpo humano. Pode-se destacar ainda, que o diafragma é um músculo especial. Embora este seja de controle involuntário, nós podemos influenciar na frequência e intensidade da sua contração. Ver conteúdo
Diante das informações acima, responda as questões abaixo: 1- Quais são os cinco elos que são relacionados ao suporte básico e avançado de emergência e cuidados pós-PCR em uma vítima Adulta? 2- Quais os elos relacionados a uma vítima pediátrica? Ver conteúdo
ATIVIDADE 1 - TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS - 52_2024 Os procedimentos de SBV contemplam o reconhecimento imediato de parada cardíaca, o acionamento do serviço de atendimento móvel de urgência, a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e uso do desfibrilador externo automático (DEA). As aço̧es de SBV devem ser realizadas de maneira adequada para aumentar a possibilidade de sobrevivência de uma vítima em situação de emergencia. Diante disto, é necessário utilizar a “corrente da sobrevivencia”. Ver conteúdo